Todo brasileiro nasce com o empreendedorismo no sangue e trabalha duro para tirar os planos de abrir o próprio negócio do papel. Depois de dar o primeiro passo, é a hora de começar a pensar em como fazer a empresa crescer e, nesse momento, o melhor aliado do pequeno empreendedor é o empréstimo MEI.

De acordo com uma pesquisa realizada pela MaisMei, quase metade dos Microempreendedores Individuais (MEIs) do Brasil (48,9%) pedem empréstimo para manter o negócio girando. Se essa é a sua realidade, é muito importante que você saiba como funciona o empréstimo MEI.

O crédito para MEI é uma ótima alternativa para quem quer expandir o negócio, investir nas ferramentas de vendas ou no ponto físico, aumentar o estoque ou comprar equipamentos, para oferecer sempre o melhor para os clientes. E a melhor parte de tudo é que existem opções de empréstimos específicos para essa categoria.

Mas antes de pedir um empréstimo, é fundamental que você pesquise bem e analise as vantagens, melhores taxas e formas de pagamento, para poder garantir a melhor oferta.

Para te ajudar, fizemos este guia completo com tudo que você precisa saber para solicitar o empréstimo MEI. Confira!

MEI pode fazer empréstimo?

Sim, os microempreendedores podem solicitar empréstimos, assim como qualquer outra empresa. No entanto, é importante ficar de olho nas condições ao pedir um empréstimo MEI, afinal, elas podem variar de acordo com a instituição financeira.

Geralmente, os MEIs podem buscar empréstimos para investir em seus negócios, expandir operações, adquirir equipamentos ou enfrentar algum desafio financeiro.

Por isso, é fundamental que os empreendedores avaliem cuidadosamente as condições oferecidas pelos credores, considerem a capacidade de pagamento e compreendam os termos antes de prosseguir com a solicitação de empréstimo.

Como solicitar um empréstimo MEI?

Agora que você já sabe que pode solicitar um empréstimo MEI, vamos te ajudar na preparação para fazer a requisição e aumentar suas chances de aprovação junto às instituições financeiras.

Veja como está a situação do seu MEI

O primeiro passo e mais importante dos passos é saber como está a situação do seu CNPJ MEI junto à Receita Federal.

Mas fica tranquilo, que você pode fazer isso em poucos minutos com a ferramenta de Diagnóstico do MEI, que fizemos para ajudar empreendedores como você a verificar todas as possíveis pendências do CNPJ, em apenas alguns cliques.

Para usar a ferramenta, clique aqui; depois disso, você vai precisar informar seu CPF ou CNPJ e o seu e-mail.

O sistema vai verificar em poucos segundos a situação cadastral do seu MEI, identificando se você tem alguma pendência como um Documento de Arrecadação do Simples Nacional - DAS, mais conhecido como guia DAS, em atraso; se tem alguma Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual - DASN, pendente.

A DASN, por exemplo, pode ser usada como comprovante de renda para o MEI, por isso, é fundamental emitir anualmente a declaração para ter o registro do seu faturamento. Afinal, para conseguir um empréstimo MEI em uma instituição financeira de confiança, é necessário comprovar a sua renda.

Com essa análise, você vai poder resolver suas pendências, com a ajuda do nosso time de especialistas ou de forma independente, e aumentar suas chances de conseguir o empréstimo MEI.

Tenha uma conta PJ

É fundamental que o empreendedor tenha uma conta PJ para separar as contas pessoais das do negócio. Além de ajudar na gestão das finanças, a separação das contas traz muitos benefícios, inclusive na hora de solicitar um crédito para MEI.

As contas empresariais oferecem serviços e benefícios específicos aos microempreendedores individuais, que ajudam no crescimento e facilitam na gestão financeira do negócio.

Para te ajudar a ter ideia do quanto ter uma conta PJ pode ajudar você e o seu negócio, fizemos uma lista com os principais benefícios que as instituições financeiras oferecem para os MEI:

  • Conta PJ livre de taxas;
  • Cartão de crédito sem anuidade (algumas instituições zeram a anuidade para os MEIs que usam frequentemente o cartão);
  • Empréstimo facilitado (ter uma conta PJ ajuda na análise de crédito, possibilitando que o MEI possa fazer um empréstimo com mais facilidade e tenha taxas mais vantajosas);
  • Maquininhas de cartão (muitas instituições financeiras oferecem pacotes que incluem a maquinha de cartão, o que auxilia no recebimento e no repasse mais rápido do seu dinheiro);
  • Linhas de financiamento exclusivas.

Então, se você ainda não tem uma conta PJ, acesse a área de parceiros no nosso site ou aplicativo (disponível para Android e IOS) e confira a seleção de contas, cartões e maquininhas que fizemos para os MEIs.

Separe os documentos necessários

Depois de analisar a situação do seu CNPJ, regularizar as pendências e garantir que você tem uma conta PJ, é o momento de reunir todos os documentos necessários para fazer a solicitação do empréstimo MEI. Isso pode incluir seu CNPJ, documentos pessoais, comprovante de endereço e informações sobre seu faturamento.

Lembrando que um dos principais documentos que você vai precisar para solicitar seu crédito é o comprovante de renda que, para os MEIs, pode ser o seu extrato bancário e a DASN.

Junto a esse, é importante ter em mãos:

  • CPF;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Número do CNPJ;
  • Declaração Anual de Faturamento do MEI - DASN;
  • Declaração do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física - DIRPF.

É muito importante levar em conta que, como o MEI, você é uma empresa, mas também é uma pessoa física. Por isso, antes de solicitar o empréstimo, é importante verificar o seu score de crédito e conferir se o seu CPF tem alguma pendência.

Para te ajudar com essa análise, você pode verificar o seu score gratuitamente no nosso aplicativo (disponível para Android e IOS) e conferir o artigo que fizemos para te ajudar a regularizar o seu CPF, caso você tenha alguma pendência, clicando aqui.

Pesquise as opções disponíveis

Essa é uma das etapas mais importantes dessa busca pela aprovação de um empréstimo.

É o momento de pesquisar as instituições de crédito que oferecem empréstimo MEI e fazer uma análise para garantir a oferta mais vantajosa.

Alguns pontos que você deve analisar:

  • Prazo de liberação do dinheiro;
  • Taxa de juros;
  • Número de parcelas para o pagamento;
  • Critérios de aprovação.

Nessa busca, é fundamental que você tire um tempo para estudar cada uma das opções. Assim, você evita se deparar com surpresas desagradáveis na hora de começar a pagar o empréstimo.

Além disso, é importante ficar de olho em propostas muito vantajosas, ofertas de instituições financeiras pouco conhecidas e até mesmo evitar clicar em anúncios e e-mails suspeitos que possam aparecer para você durante a busca.

Muitas vezes, a urgência para conseguir o crédito, principalmente para quem está negativado, pode atrapalhar nesse momento de escolha.

Por isso, outra dica importante é: tenha um plano A, B e C. O que nesse contexto nada mais é que considerar pelo menos três instituições e/ou ofertas. Assim você consegue manter seu foco durante a busca, evita frustração e se protege de possíveis ciladas.

Por exemplo:

Plano A: banco X tem a melhor oferta, com as melhores taxas e forma de pagamento.

Plano B: instituição Y oferece crédito com taxas um pouco mais altas, mas tem o melhor parcelamento.

Plano C: banco Z tem um programa de crédito para microempreendedores, porém o limite de crédito é menor.

As opções de empréstimo para MEI

Existem diversos tipos de créditos para MEIs disponíveis. No entanto, é muito importante analisar todas as opções com muito cuidado, pois cada uma tem características próprias e que podem, ou não, ser interessantes para o seu negócio.

Conheça abaixo algumas possibilidades:

Microcrédito

As linhas de microcrédito oferecem valores menores aos empreendedores e são ótimas para MEIs que estão com seu negócio no início. Isso porque ele pode ser injetado na empresa como capital de giro ou para a compra de insumos.

O microcrédito pode ser contratado em instituições financeiras públicas ou privadas.

Cartão de crédito MEI

Por estar vinculado a uma conta PJ, o cartão de crédito MEI é uma opção bastante interessante, principalmente por dar acesso a limites mais altos do que os de pessoa física.

Como a conta empresarial é aberta com o seu CNPJ, seus limites e serviços estarão relacionados ao faturamento do negócio. Assim, eles poderão ser diferentes de uma empresa para outra, mesmo as duas sendo MEI.

Antecipação de recebíveis

Todos os valores que as empresas têm para receber, seja pagamento feito no crédito ou débito através das maquininhas de cartão, são chamados de recebíveis. Sendo assim, eles são equivalentes a todo o valor que seu cliente já pagou e que você ainda vai receber.

Como a transação já aconteceu, você tem a garantia de receber esse dinheiro. No entanto, dependendo das configurações da sua conta, ele pode não estar disponível ainda.

Então, ao solicitar a antecipação de recebíveis, você pode usar o valor de forma mais rápida e não depende da contratação de um empréstimo de terceiros – visto que aquele dinheiro já é seu. Porém, esse tipo de crédito tem a cobrança de taxas de antecipação.

CRED+

O MEI também pode conseguir empréstimo através do Programa de Simplificação do Acesso a Produtos e Serviços Financeiros para os Pequenos Negócios - CRED+, desenvolvido pelo Governo Federal. A partir dele, soluções como opções de crédito, cartões empresariais, seguros e investimentos são ofertados ao empreendedor.

Para ter acesso às informações do programa, que é gratuito, você precisa ter uma conta no gov.br. Depois, por meio do Portal do Microempreendedor, você consegue ver todos os produtos e serviços financeiros e informar o que o seu negócio precisa.

PRONAMPE

Outra modalidade de crédito para o MEI é o PRONAMPE - Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. Muitas instituições oferecem empréstimo por meio desse programa, porque poderão requerer a garantia do Fundo Garantidor de Operações - FGO.

Mas o que isso quer dizer?

Basicamente, cada crédito ofertado tem a garantia, pela União, de até 100% dos recursos, o que faz com que o índice de inadimplência reduza consideravelmente.

Para ter direito ao PRONAMPE, a DASN do último ano de exercício precisa ter sido entregue, além da empresa estar funcionando, ao menos, há um ano.

Para fazer a solicitação do empréstimo, você vai precisar apresentar:

  • Certificado da Condição de Microempreendedor Individual - CCMEI;
  • DASN do último ano junto ao recibo de entrega;
  • Documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de residência).

Com o crédito aprovado, o dinheiro será depositado em uma conta PJ e as parcelas serão debitadas automaticamente nessa mesma conta.

MaisMei Empréstimo

Para ajudar os MEIs nessa busca pela melhor opção de crédito, criamos o MaisMei Empréstimos, uma funcionalidade gratuita do nosso aplicativo, onde você faz uma única simulação e recebe propostas de diversas instituições financeiras. Assim, você economiza tempo e consegue analisar qual a opção que cabe no seu bolso.

Se você não tem muito tempo e precisa de uma solução prática para ajudar na procura pela melhor opção de empréstimo MEI, baixe o nosso aplicativo (disponível para Android e IOS), crie sua conta com os dados do seu CNPJ e faça a sua simulação em poucos minutos. 

Fique com o seu MEI em dia

Com a MaisMei, estar em dia com o seu CNPJ é muito mais fácil. Em nossa plataforma, você encontra diversas ferramentas para te ajudar a manter seu negócio regularizado, seja com o pagamento das DAS em dia ou com a entrega da DASN dentro do prazo.

Além disso, você ainda aproveita nossa seleção de soluções parceiras, verifica seu score de crédito e acompanha todos os seus benefícios previdenciários em um único lugar.

Baixe agora o nosso aplicativo, disponível para Android e iOS, e aproveite estas e outras funcionalidades para impulsionar o crescimento do seu negócio.