Separar as contas pessoais do financeiro da empresa é uma prioridade para quem empreende. Você separa? Na maioria dos casos, é comum as contas de empresa e as despesas pessoais se misturarem em um único orçamento.

Em um estudo feito com 6 mil microempreendedores, 29% afirmou que pretende se aprofundar em gestão financeira. Uma prioridade, ficando a frente de marketing (18%) e até mesmo vendas (11%), assuntos muito presentes na fase inicial da vida empreendedora.

A gestão financeira é essencial para todo tipo de empresa e, pode acreditar: não precisa ser difícil ou cheia de complexidade. O segredo é começar pelo básico.

Separando as contas pessoais das contas da empresa, por exemplo. 

%form_horizontal%

Simples e essencial: isso é básico para a saúde financeira do negócio

É bastante comum você ouvir líderes de negócios falando sobre o sonho e os caminhos possíveis para manter um equilíbrio nas contas. 

Por outro lado, misturar contas pessoais e empresariais é comum, especialmente no caso dos MEIs, que são responsáveis por cuidar sozinhos dos custos, despesas e responsabilidades que envolvem empreender.

E essa é uma das principais razões que comprometem o crescimento de um negócio. Ter acesso ao caixa da empresa é arriscado até para quem possui educação financeira. Um “de vez em quando” pode se tornar mais comum do que deveria. 

Organização e transparência são inegociáveis para quem quer ter o financeiro do negócio em dia. Por isso, se você ainda não possui, abra uma conta PJ. 

Você não precisa ser especialista em finanças para entender o impacto de calcular corretamente o preço final do seu produto ou serviço. 

Esse é apenas um dos benefícios de melhorar a gestão financeira do seu negócio. 

Por que é importante separar?

Quando uma quantia de dinheiro grande fica disponível para um empreendedor sem maturidade financeira, há grande chance de um descontrole financeiro. 

O efeito é um endividamento ainda maior na tentativa de cobrir o rombo da conta bancária. Seja com empréstimos, cartões de crédito ou cheque especial. A parte tributária da empresa também fica exposta, seja por dívidas ou Declarações Anuais atrasadas.

Aliás, você entregou a DASN referente ao ano de 2022? Se ainda não fez, veja como emitir sua declaração anual do MEI 2023.

Faca Sua Dasn Simei Com A Maismei Declaracao Anual Do Mei 2023 Como Declarar (1)

Ao trabalho: separando contas pessoais e empresariais

Listamos etapas importantes que você deveria seguir para começar a organizar as finanças da empresa. Vamos lá?

Abra uma conta PJ

Não existe gestão financeira empresarial se você manter o dinheiro em uma conta pessoal. O controle das entradas e saídas do negócio precisa ser claro. 

Portanto, abra uma conta para pessoa jurídica. 

Manter as contas separadas ajuda todo controle financeiro, tanto pessoal quanto empresarial. Separe assim:

Pessoal: despesas com moradia, contas fixas (como luz, água e internet, por exemplo), alimentação, educação, lazer, etc.

Empresarial: despesas operacionais, compra de equipamentos ou matéria-prima, viagens, recolhimento de impostos e tributos, salário de funcionário, taxas das máquinas de cartão de crédito, entre outras.

É possível abrir uma conta PJ com boas condições nos principais bancos, como Santander, Bradesco e Cora. Pesquise a que melhor se adequa à sua realidade e abra a sua.

Defina um pró-labore

O pró-labore é uma espécie de salário do empreendedor – afinal, você precisa ser remunerado pelo seu trabalho. Defini-lo vai te ajudar a ter uma previsibilidade maior da quantia que ambas as partes terão.

Para calcular o valor do seu pró-labore, faça uma pesquisa de mercado sobre a faixa salarial que condiz com as suas tarefas do dia a dia. 

Lembre-se: você não pode retirar da empresa aquilo que ela não pode pagar.

Uma vez definido, transfira o valor todos os meses para a sua conta física. Esse dinheiro vai pagar as suas despesas pessoais.

Escolha boas ferramentas para te ajudar

Para quem está começando, tudo bem anotar tudo no bom e velho ‘papel e caneta’. Porém, existem sistemas e aplicativos que facilitam e impactam diretamente a gestão financeira do negócio. 

O Controlle é um deles, assim como o Guiabolso, MoneyWise e Conta Azul. Informações organizadas facilitam o mapeamento de oportunidades e ações mais rápidas para contornar prejuízos. 

Com ajuda de aplicativos como esses você já consegue acompanhar o que entra e o que sai do caixa do negócio. Registre tudo que for possível e tenha sempre a mãos uma fotografia fiel da saúde financeira da sua empresa. 

4 benefícios de separar contas pessoais e empresariais

Para recompensar o seu interesse e motivar a busca sobre gestão financeira, listamos 4 benefícios de separar as suas contas pessoais e profissionais.

1. Segurança

Segundo o IBGE, 21% das empresas encerram suas atividades após o primeiro ano de funcionamento. 60%, após cinco anos. Esses números estão diretamente ligados ao acesso à educação e gestão financeira.

Ao criar um CNPJ, você inicia uma história. Trate o financeiro da sua empresa com a grandeza que você pretende alcançar na vida de empreendedor.

Quanto mais cedo você perceber que a história da sua empresa existe (e não é a sua), melhor. Para ambos.

2. Tomada de decisão

Ter segurança para investir no negócio é uma capacidade que pode ser construída. Milhões de MEIs escalaram seus negócios em contextos parecidos: agindo precisamente no momento certo e criando oportunidades, mesmo em cenários adversos ou de alta concorrência. 

Tomar as decisões amparadas em dados financeiros é a melhor forma de desenvolver comportamentos assertivos enquanto empreendedor. 

3. Reduz endividamento

Em 2022, segundo o Serasa, o Brasil tinha 65 milhões de pessoas endividadas. Falando apenas de microempreendedores, são 744.125  inadimplentes no país. 

Em uma pesquisa que realizamos neste ano, 40% dos MEIs respondeu que buscou empréstimos no período da pandemia. 60% conseguiu, mesmo com familiares. Aqueles que não conseguiram, apontaram como justificativa o CPF com dívidas negativadas ou não ter comprovante de renda.

Um extrato da conta PJ é útil para comprovar renda e também pode ser para conseguir empréstimos, financiamentos ou até para comprar equipamentos e materiais com desconto. Há muita disponibilidade de soluções empresariais para lidar com as dívidas.

descubra situacao cadastral do seu cnpj

4. Credibilidade

As doceiras artesanais são muito requisitadas durante a Páscoa. A data comemorativa é uma vitrine excelente para essas microempresas, principalmente para as que não vendem apenas nas datas sazonais. 

Para conquistar pedidos maiores, e vender para empresas, é interessante oferecer sua conta empresarial aos clientes na hora do pagamento, incluindo nota fiscal pelo serviço ou produto. 

As pessoas consomem mais de empresas e pagam melhor quando atendidas de maneira profissional. 

Organização além das contas  

Organizar o financeiro da empresa é uma ação básica para aumentar a  expectativa de sobrevivência de um empreendimento. 

Por outro lado, o tema é um verdadeiro ‘Tendão de Aquiles’ para milhões de pessoas. Se necessário, busque ajuda profissional para estruturar e gerenciar esses processos.

Para completar, uma última sugestão: use o aplicativo gratuito da MaisMei para pagar suas Guias DAS, acompanhar seus benefícios e informações do CNPJ, consultar empréstimos ou maquininhas de cartão.

Baixe nosso APP em iOS ou Android e descubra porque mais de 1.6 milhão de empreendedores utilizam nossa plataforma e serviços.