Ao se esquecer de pagar um boleto ou simplesmente ter problemas para quitar uma dívida, seu CPF pode ficar negativado. Em outras palavras, isso acontece quando você não realiza o pagamento de uma conta no prazo correspondente.

De acordo com dados do Mapa da Inadimplência, divulgado pelo Serasa em 2022, 65 milhões de brasileiros estão endividados. Popularmente, CPF negativado significa o mesmo que “nome sujo”. 

Caso você esteja passando por isso, saiba que existem meios eficientes para que o problema seja resolvido. Dê uma atenção especial às informações abaixo. 

Como o nome fica negativado?

Qualquer conta atrasada pode resultar em ‘nome sujo’. Alguns exemplos são aluguel, água, luz e cartão de crédito.

A inscrição como devedor não é automática. Isto é, para que o seu nome fique negativado, o credor se responsabiliza por solicitar a inclusão do seu CPF em órgãos de proteção de crédito. 

É importante ressaltar que a pessoa endividada deve receber uma notificação. Após o aviso, ela tem 10 dias para quitar ou negociar o valor e evitar a inclusão do seu nome na lista de inadimplentes. 

Como consultar seu CPF

No Brasil, além do Serasa, existem outros dois órgãos principais para proteção ao crédito: Boa Vista SCPC e SPC Brasil. 

Eles possuem informações sobre empresas diferentes, portanto, o ideal é que você consulte todos para ter certeza de que está regularizado. Melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

Serasa 

  • Acesse o site oficial;
  • Clique em “Consultar CPF Grátis”;
  • Faça o seu cadastro;
  • Confirme o seu e-mail;
  • Use CPF e senha para entrar;
  • Clique em “Meu CPF”.

Se você preferir, também é possível realizar esta ação por meio do telefone 0800 591 1222.

Boa Vista SCPC

  • Acesse o site oficial;
  • Clique em “Consulta de CPF”;
  • Insira seu CPF;
  • Preencha seus dados e crie uma senha.

SPC Brasil 

  • Acesse o site oficial;
  • Clique em “portal do consumidor”;
  • Crie seu acesso.

Quais são as consequências do CPF negativado? 

Esta condição resulta em dificuldade para conseguir aprovação de crédito. Nesse caso, realizar objetivos como comprar um produto a prazo, obter um financiamento e até mesmo abrir conta corrente podem virar missões mais complexas. 

Como dito anteriormente, o nome negativado ocorre por causa de contas em aberto. Conforme os dias passam, mais juros são acrescentados ao valor inicial. Isso significa que, quanto mais tempo o problema demorar para ser resolvido, mais alta a dívida tende a se tornar.

4 dicas de como resolver o problema

1 – Entenda suas dívidas

O primeiro passo é saber exatamente o quanto você deve. Por isso, verifique quais foram as contas não pagas dentro do prazo e calcule taxas de juros e multas.

2 – Se planeje financeiramente

Para regularizar seu nome, é necessário que todas as dívidas sejam pagas. Portanto, faça um planejamento financeiro

Essa ação vai ajudar a organizar seus gastos a longo prazo, priorizando também as contas que ainda não estão atrasadas. Afinal, de nada adianta quitar dívidas antigas e passar a acumular novas.

Some sua renda mensal e distribua os valores de acordo com os custos e despesas que você precisa pagar. Busque também cortar gastos supérfluos.

Se você deseja adquirir mais conhecimento antes de colocar em prática a sua estratégia de organização, recomendamos que  você conheça o curso online gratuito sobre educação financeira do Santander Avançar.

Nesta etapa, caso você perceba que o seu orçamento não é suficiente para pagar tudo o que deve, siga a próxima orientação.

3 – Parta para a negociação 

Priorize quitar, primeiramente, as dívidas mais altas. Uma boa saída é optar pela negociação diretamente com o órgão de proteção ao crédito, para facilitar o pagamento e evitar o acúmulo de mais juros. Esse passo pode ser feito de forma 100% online, diretamente pelo site. 

No caso de valores altos, pode ser interessante fazer o parcelamento total da dívida. Porém, aceite apenas parcelas que caibam no seu orçamento atual.

4 – Cumpra os prazos

Uma vez que as dívidas já estejam negociadas, basta seguir seu planejamento para não voltar a ter problemas financeiros. 

Atente-se ao prazo de pagamento de cada conta. Para evitar esquecimentos, você pode optar pelo agendamento bancário.

Quanto tempo demora para o CPF ser regularizado? 

Se você já resolveu todas as suas dívidas, o credor deve limpar seu nome em até cinco dias úteis após a confirmação de pagamento. Para prevenir, guarde todos os comprovantes de quitação. 

No entanto, se você negociou sua situação e optou pelo parcelamento, não é necessário esperar até o pagamento da última parcela para que seu CPF seja regularizado. Isso significa que seu nome já pode ser retirado da lista de inadimplentes após a confirmação de pagamento do primeiro boleto. 

Caso você perceba que o prazo já passou e o problema não foi resolvido, é válido entrar em contato com a empresa ou com o serviço de proteção ao crédito para verificar o que houve. 

Na hipótese de ambos se recusarem a tirar seu nome da lista — mesmo que você tenha quitado os débitos corretamente — avalie a possibilidade de acionar o Procon (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) do seu estado.

A dívida pode “caducar”?

Se a dívida completar mais de cinco anos de existência, na linguagem popular, isso significa que ela caducou. 

Em outras palavras, após este prazo, seu nome deve ser retirado dos órgãos de proteção ao crédito, mesmo que o valor não tenha sido quitado. A regra é válida de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil. 

É importante ressaltar que, mesmo que o seu nome não esteja mais sujo, a dívida pode continuar sendo cobrada pela empresa em questão, com acúmulo de juros e multas. 

Portanto, vale muito mais a pena optar pela organização financeira, quitar suas dívidas e evitar as dores de cabeça que o CPF negativado pode trazer. Se for possível se livrar do problema de uma vez por todas, não pense duas vezes.

Benefícios de ter o nome limpo

Com o CPF regularizado, você aumenta seu score, que se define pelo resultado de seus hábitos financeiros. A pontuação vai de zero a mil, e quanto mais alta for, maiores vantagens você terá. Como resultado, seu acesso ao mercado de crédito será facilitado. 

Além disso, você garante liberdade financeira e ganha mais autonomia para conquistar seus objetivos. Para conservar seu nome limpo, pague sempre suas contas em dia e, se possível, guarde uma reserva para emergências.

Tenha acesso a diversos cursos gratuitos e com certificado para alavancar o seu negócio com o Programa Avançar. Ouça podcasts, assista vídeos exclusivos e encontre as melhores oportunidades para sua empresa.

MaisMei é parceira do banco Santander e do Programa Avançar, um projeto gratuito que visa apoiar você, empreendedor e microempreendedor, na gestão do seu negócio, dando capacitação e ferramentas práticas que melhoram o dia a dia do seu empreendimento.