As festas juninas são um símbolo cultural brasileiro com tradições únicas. Elas movimentam praticamente todas as regiões do país, principalmente com as oportunidades que oferecem para os pequenos empreendedores.

No caso de São João, apenas nas festas mais tradicionais da época, que acontece em Caruaru (PE) e Campina Grande (PB), a estimativa  para 2023 é de mais de R$ 1,1 bilhão em arrecadação. Pode ter certeza, nessas festas não pode faltar música, comida típica e roupas customizadas a caráter. 

Se você quer aproveitar as tradições em seu negócio, inspire-se na riqueza cultural das festas de São João. A gente te ajuda, uai!

São João movimenta bilhões no país em 2023

Especialmente em 2023, uma das principais capitais das comemorações de São João completa 40 anos. 

Segundo a organização da festa de Campina Grande, mais de 2 milhões de pessoas passaram pela cidade em junho, deixando cerca de 500 milhões na economia da região.

No país, o Ministério do Turismo acredita que R$ 6 bilhões de reais devem ser injetados durante as festas juninas.

Oportunidades criadas nas festas juninas

Durante as festas de São João algumas atividades MEI são mais impactadas, oferecendo grandes oportunidades para os negócios e profissionais em um período de baixa temporada do ano. 

Veja algumas delas:

  1. Alimentação: uma das marcas registradas dos eventos de São João são as comidas típicas. Receitas à base de milho e amendoim, maçã do amor, quentão e doces típicos tem um aumento significativo nas vendas. Para pequenos empreendedores, é interessante apostar em cardápios variados, oferecer opções vegetarianas/veganas e usar embalagens atraentes para alcançar mais clientes.

  2. Vestuário: se vestir a caráter durante as festas juninas é outra tradição muito comum. E não são apenas as lojas que ganham: costureiras, assim como negócios de aluguéis de trajes típicos, são muito buscados na hora de escolher vestidos de caipira prontos ou mesmo para customizar peças.

  3. Artesanato e decoração: sendo uma data cultural, a demanda por produtos temáticos e decorativos é muito alta. Artesãos e artesãs que vendem peças exclusivas, assim como itens usados em eventos, como bandeirinhas, balões, enfeites de mesa, entre outros, tem em São João uma das melhores épocas do ano para colocar sua arte em evidência. 

  4. Serviços para eventos: São João é também uma das melhores datas para quem oferece serviços para festas e eventos. Da produção e decoração, até as atrações e gestão do evento, são muitas as atividades envolvidas nessa época. A data sazonal ainda pode movimentar as agendas de fotógrafos, professores de dança e de música.

  5. Serviços de transporte e logística: as buscas por viagens rodoviárias crescem mais de 200% em algumas cidades do nordeste no período. O transporte de passageiros, principalmente em regiões que possuem festas próximas e necessitam de deslocamento, é uma grande oportunidade para quem oferece esses serviços. 

Além disso, promoção de vendas e serviços estéticos são altamente procurados no período de São João, de norte a sul do país.

Negócios e sabores: culinária é uma marca da festa 

O Brasil possui dimensões continentais, logo, eventos simultâneos mostram como fatores como clima e hábitos interferem no paladar e nos negócios de quem empreende. 

Região Nordeste

Se fosse preciso escolher uma capital para São João, sem dúvida ela ficaria na Região Nordeste. Por lá, é raro as pessoas não se encantarem com a alegria, as cores, o forró e as comidas típicas feitas a base de milho, coco e amendoim. 

  1. Um clássico das festividades, o milho verde cozido é um sucesso entre os participantes das festas. É comum encontrá-lo servido com manteiga ou acompanhado de queijo coalho.

  2. Canjica: Feita com milho branco, leite, açúcar e especiarias, a canjica é um doce tradicional das festas juninas. Ela é cozida lentamente até obter uma consistência cremosa e é servida quente.

  3. Pé de Moleque: Esse doce é uma mistura de amendoim torrado com açúcar caramelizado. É preparado em forma de barra e cortado em pedaços para ser vendido durante as festas.

Região Norte

São João é também um símbolo da região Norte.  A paisagem amazônica é o cenário para rituais indígenas e danças folclóricas, como o Boi-Bumbá. Quem for pela culinária, pode se deliciar com uma tigela de tacacá e os também tradicionais pato no tucupi e maniçoba.

  1. Tacacá: Uma sopa tradicional da região, o tacacá é feito com tucupi (um caldo extraído da mandioca brava), jambu (uma erva típica da região) e camarões secos. É uma opção muito apreciada pelos participantes das festas.

  2. Pato no Tucupi: Prato típico do Pará, o pato no tucupi é preparado com carne de pato cozida em um caldo à base de tucupi. É uma iguaria saborosa e muito apreciada durante as festividades.

  3. Maniçoba: Esse prato é feito com folhas de mandioca moída e cozida, além de carnes de porco defumadas. É uma opção bastante tradicional nas festas juninas da região Norte.

Região Sudeste

As quadrilhas e bandeirinhas são facilmente encontradas no Sudeste, onde não falta animação, brincadeiras e apresentações culturais. A maçã do amor, churros e pipoca não podem faltar antes e depois de pular a fogueira. 

  1. Maçã do Amor: Essa guloseima consiste em maçãs cobertas com uma calda de açúcar endurecida. É uma opção muito popular nas barraquinhas de festas juninas na região Sudeste.

  2. Churros: Embora seja uma comida tradicionalmente espanhola, os churros também são muito consumidos nas festas juninas da região Sudeste. São palitos de massa frita cobertos com açúcar e canela.

Região Sul

Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul mantêm a tradição de São João, mesmo com as temperaturas mais baixas que antecedem a chegada do inverno. Por lá, não pode faltar a fogueira, assim como o pinhão e o quentão, marcas registradas da época.

  1. Quentão: Uma bebida quente feita com vinho, gengibre, cravo, canela e açúcar, que ajuda a aquecer as noites frias de inverno.

  2. Pinhão: Semente de uma espécie de pinheiro, o pinhão é cozido e servido como um petisco delicioso e típico das festas juninas gaúchas.

  3. Cuca: Um bolo de origem alemã, com massa fofa e cobertura crocante, recheado com frutas como banana, maçã ou uva.

Como aproveitar oportunidades locais

Diferente de um contexto comum, as festas com temática cultural são ocasiões sensacionais para encantar o público, atrair novos clientes e se destacar de concorrentes.

Para isso, é necessário preparação e investimento, ou seja, ir além das promoções especiais e descontos. Se você é MEI, é possível obter acesso a crédito para dar impulso e cobrir investimentos para atender a demanda com estoques adequados e estrutura organizada para receber os visitantes.

Outro benefício é o atendimento de empresas, que aproveitam a temática em suas confraternizações e exigem notas fiscais para contratação de fornecedores.

Caso ainda não tenha um CNPJ MEI, formalize o seu em poucos minutos e aproveite as datas comemorativas com muito mais estrutura e organização.