A Dívida Ativa é uma situação que pode afetar qualquer empresa, inclusive os MEIs. Ela acontece quando há débitos tributários em aberto, ou seja, quando o CNPJ deixa de pagar os impostos obrigatórios.

Quando isso acontece, a Receita Federal pode incluir o CNPJ do MEI na lista de devedores da Divida Ativa e o negócio passa a ter restrições para obter crédito e até mesmo fechar vender seus produtos e serviços para outras empresas.

Como saber se o CNPJ MEI está na Dívida Ativa

Para saber se o CNPJ MEI está na Dívida Ativa, basta acessar o site da Receita Federal e fazer a consulta.

Você também pode usar o Diagnóstico do MEI, uma ferramenta gratuita e que apresente um relatório com a situação do seu CNPJ em poucos segundos. 

É importante lembrar que a dívida pode ser referente a impostos atrasados, multas ou juros, e que o valor pode aumentar com o passar do tempo.

Como tirar o CNPJ MEI da Dívida Ativa

A negociação da dívida pode ser feita com parcelamento em até 60 vezes. Para isso, o cliente pode seguir o passo a passo que explicamos neste artigo.

%form_horizontal%

Te ajudamos a sair dessa

Se você é um MEI com Dívida Ativa,  resolva essa situação o quanto antes, mesmo que não vá mais usar seu CNPJ MEI.

Se precisar de ajuda, nosso serviço de parcelamento vai te ajudar a resolver essa situação e, com certeza, você estará tomando a melhor decisão para o seu negócio. 

Não perca mais tempo e garanta a regularidade do seu CNPJ MEI.