Uma das dúvidas mais comuns dos Microempreendedores Individuais (MEI) é a situação do CNPJ. Seja pela dificuldade de localizar as informações ou medo de ter que resolver pendências, muitos empreendedores escolhem permanecer na incerteza.

Para ajudar esses microempreendedores, a MaisMei criou uma ferramenta gratuita que faz um diagnóstico da situação do CNPJ MEI

Saiba como usar o recurso neste artigo!

Diagnóstico do MEI: a nova ferramenta da MaisMei para microempreendedores

Assim como as empresas de outras categorias de Pessoa Jurídica, o MEI tem deveres a cumprir como a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) e o pagamento da Guia DAS. 

Por falar nisso, o prazo limite para o envio da Declaração do MEI 2023 é dia 31 de maio. A chegada do prazo final aumenta ainda mais as dúvidas: seja sobre o que precisa ser feito, de qual forma e, principalmente, se precisam declarar.

A MaisMei nasceu para descomplicar as obrigações do MEI. Por isso, criamos o Diagnóstico do MEI: uma ferramenta desenvolvida para verificar se o seu CNPJ está regular e, caso não esteja, como resolver isso da forma mais prática. 

O que é a nova ferramenta gratuita?

O Diagnóstico do MEI é uma ferramenta de consulta para microempreendedores descobrirem a situação do CNPJ de sua empresa. 

Com ela, você consegue consultar rapidamente, e de forma gratuita, a situação do seu CNPJ MEI. Se existir alguma irregularidade, você pode pedir ajuda a partir da própria página, pois temos um time de especialistas preparados para te ajudar.

Declaracao Do Mei 2023 Como Fazer

Como a ferramenta funciona?

Para utilizar a ferramenta, você precisa fornecer apenas duas informações: seu e-mail e o número do seu CNPJ. Com isso, em poucos minutos, a situação cadastral do seu MEI aparece na tela.

Esqueceu o número do seu CNPJ? Saiba como encontrar essa informação aqui.

Quais são as informações que podem ser consultadas?

No Diagnóstico do MEI, você consegue verificar se há pendências no pagamento das Guias DAS, Declarações Anuais para enviar ou se seu CNPJ MEI está inscrito na Dívida Ativa da Receita Federal. 

Por que é importante manter o CNPJ regularizado?

Um CNPJ regular é essencial para negócios que buscam lucro e crescimento. Por isso, manter o CNPJ em dia com a Receita Federal é muito importante.

Veja abaixo algumas vantagens de se regularizar MEI:

  • Auxilia na comprovação de renda
  • Garante o direito à previdência social
  • Acesso às linhas de crédito específicas
  • Aumento da credibilidade com fornecedores
  • Controle financeiro contribui na tomada de decisões

Como usar Diagnóstico do MEI para consultar o seu CNPJ

Descubra como está a situação fiscal do CPJ MEI com a nossa ferramenta. A resposta sai na hora, basta seguir o passo a passo abaixo. 

Passo a passo para acessar a ferramenta

Para ter o seu Diagnóstico MEI, você precisa:

  1. Acessar o site www.maismei.com.br/regularizacao
  2. Informar os dados solicitados nos campos indicados (e-mail e CNPJ)
  3. Clicar no botão “Fazer consulta grátis”
  4. Pronto! Em instantes, você verá o diagnóstido do CNPJ.

Caso o CNPJ MEI tiver alguma irregularidade, as pendências fiscais serão apresentadas e explicadas. Além disso, você terá acesso às soluções oferecidas pela MaisMei e, caso deseje, e solicitar ajuda de um especialista.

Dicas para interpretar as informações fornecidas pela ferramenta

A resposta do seu diagnóstico despertou dúvidas em você? A gente te ajuda!

Em nosso blog, você encontra artigos que ajudam o MEI a entender tudo que envolve o CNPJ da categoria. Inclusive, separamos alguns para a sua leitura:

Por que as pessoas têm receio de consultar a situação do CNPJ?

Consultar regularmente a situação cadastral do seu CNPJ MEI é uma maneira de evitar riscos para o seu negócio. Então, por que tanta gente tem medo de fazer essa consulta? 

Listamos 3 razões!

1. Medo de descobrir dívidas

Assim como qualquer outra pessoa, o microempreendedor individual também pode contrair dívidas – e está tudo bem. Nessas situações, o mais importante é saber como lidar com elas.

De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas da Serasa Experian, Cleber Genero, o que o governo menos quer é cancelar o CNPJ dos microempreendedores individuais. Por essa razão, existem diferentes formas de regularizar a situação fiscal, sendo uma delas o pagamento das Guias DAS em atraso. 

A solicitação da regularização pode ser feita em qualquer mês do ano, desde que o CNPJ esteja ativo. Porém, é importante ressaltar que o MEI pode ter seu CNPJ cancelado automaticamente se ficar 12 meses sem pagar o DAS e sem enviar as declarações anuais (DASN).

2. Medo de ter que pagar sem estar preparado

Na maioria das vezes, uma pessoa não contrai uma dívida porque quer, mas sim porque não consguiu pagar naquele momento. Por outro lado, ter conhecimento da dívida não implica na obrigação de resolvê-la imediatamente, muito menos pagá-la integralmente, no ato. 

A Receita Federal oferece a possibilidade do MEI parcelar a quantia. O parcelamento das dívidas do MEI pode ser feito em até 60 vezes – contudo, a parcela mínima tem que ter o valor mínimo de R$ 50 e o número de parcelas não pode ser escolhido pelo empreendedor.

Segundo o Portal do Empreendedor, a aprovação do pedido de parcelamento vai depender do pagamento da primeira prestação. Em outras palavras, se ela não for paga até a data de vencimento, a solicitação não é aprovada. 

Caso isso aconteça, um novo pedido pode ser feito depois de três dias do vencimento.

3. Não sabe onde estão as informações

Provavelmente, você conhece alguém que abriu um MEI porque precisava emitir uma nota fiscal para algum trabalho que conseguiu. Depois de realizar o processo de abertura, ela segue a vida e simplesmente esquece, ou não sabe, que precisa cumprir com seus deveres de Pessoa Jurídica.

Acontece que isso é mais normal do que podemos imaginar. As informações públicas podem ser complexas e "escondidas", o que confunde o MEI.

Conclusão

Manter o CNPJ regular é essencial para o MEI ter acesso a benefícios e facilidades de PJ. A MaisMei já ajudou mais de 1,6 milhão de empreendedores a gerenciar seu CNPJ com facilidade, mas ainda há muito por fazer.

O Diagnóstico do MEI é uma ferramenta de consulta gratuita para ajudar milhares de pessoas a saírem da incerteza em relação ao seu CNPJ MEI. Além de consciência, esses microempreendedores saberão o caminho para resolução, caso seja necessário.

Experimente esse recurso! 

Cta Diagnostico Blog Artigo (1)