Você acabou de tornar-se MEI e decidiu ir ao banco abrir uma conta para sua empresa.  Chegando lá, o gerente lhe pede o Cartão CNPJ MEI. E agora? Você sabe o que é e como obter esse documento?

Se não sabe, fique tranquilo, nós vamos explicar. O Cartão CNPJ MEI é um dos documentos indispensáveis para o microempreendedor, pois ele comprova a atuação da empresa e também é necessário para uma série de atividades e burocracias - como, por exemplo, abrir uma conta PJ.

Neste artigo, vamos explicar com mais detalhes o que é este documento, porque ele é necessário e também indicar, passo a passo, como obtê-lo. Não deixe de conferir e boa leitura!

O que é Cartão CNPJ MEI?

O Cartão CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) é para as empresas o que o CPF é para pessoas físicas. Trata-se de um documento que comprova a existência legal da empresa e seu registro na Receita Federal. E, por isso, é um dos principais documentos de uma empresa.

No Cartão CNPJ constam as principais informações do empreendimento, como a data de abertura, o endereço, telefones, a descrição da atividade econômica, a situação cadastral (ativa ou não), entre outras. Além disso, a empresa também passa a ser identificada com um número CNPJ, formado por 14 dígitos.

Com este documento em mãos, você não precisa apresentar o Certificado MEI. Ele também pode substituir diversos outros, como certificados e alvarás, otimizando assim o processo de apresentação dessas certidões aos órgãos ou autoridades competentes. 

Para que serve o Cartão CNPJ MEI?

Como vimos, o Cartão CNPJ MEI atesta que a empresa foi devidamente aberta e registrada na Receita Federal. Por comprovar a legalidade do negócio, o empreendedor deve apresentá-lo em diversas situações - e daí vem a importância de tê-lo sempre em mãos.

Confira alguns exemplos de quando o Cartão CNPJ do MEI é necessário:

  • Cadastro no órgão competente para emissão de Nota Fiscal;
  • Abrir uma conta PJ em qualquer instituição financeira;
  • Solicitar empréstimos e financiamentos;
  • Fechar contratos ou parcerias com outras empresas;
  • Participar de licitações.

Uma outra vantagem de ter o Cartão CNPJ para o MEI é a de poder comprar produtos mais baratos no varejo. Alguns fornecedores oferecem descontos para empresas na venda de materiais de escritório, produtos de limpeza e até mesmo insumos e matéria-prima mediante a apresentação do documento.

Agora que você já sabe porque é tão importante ter o Cartão CNPJ, é hora de descobrir como fazer sua emissão.

Como emitir o Cartão CNPJ MEI?

Ao abrir o MEI, a sua empresa automaticamente recebe um número CNPJ. Porém, somente esse número não serve como comprovante nas situações que citamos acima. É preciso gerar o cartão CNPJ.

O processo de emissão é totalmente gratuito, simples, e online, sem que você precise se deslocar até uma repartição pública e enfrentar filas. Vale ressaltar que até mesmo os MEIs que estão com o pagamento da Guia DAS atrasado podem acessar este documento.

Uma das formas de consultar o Cartão CNPJ MEI é através do site da Receita Federal. Confira como fazer:

  1. Acesse a página de Emissão de Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no site da Receita Federal;
  2. Insira seu CNPJ no campo indicado;
  3. Clique na caixinha “sou humano”;
  4. Por fim, clique em “consultar”.

Você será redirecionado para uma página que apresentará o Cartão CNPJ da empresa e onde você poderá imprimi-lo ou salvá-lo em seu computador ou smartphone. 

Tenha o Cartão CNPJ sempre com você usando o MaisMei

Uma outra maneira ainda mais simples de consultar o seu Cartão CNPJ sempre que quiser e de qualquer lugar é através da plataforma MaisMei. Veja como:

  1. Acesse o MaisMei utilizando seu CNPJ;
  2. Clique no ícone representado por 3 linhas no canto superior direito da tela para abrir o menu;
  3. Clique na opção Cartão CNPJ;
  4. Pronto! O Cartão CNPJ com as principais informações da empresa MEI será exibido na tela e você pode acessá-lo sempre que precisar com apenas alguns cliques.

Fácil, não é? E o melhor, esse é apenas um dos recursos gratuitos do MaisMei para que você tenha mais praticidade na administração da sua empresa. 

Além de consultar o cartão CNPJ, na plataforma MaisMei você ainda pode emitir as Guias DAS MEI para pagamento, fazer a Declaração Anual do MEI, realizar alterações ou dar baixa no seu cadastro de empresa e muitos outros serviços. Tudo pensado para facilitar a rotina do microempreendedor individual. 

Faça agora o download do aplicativo MaisMei para Android ou iOS ou, se preferir, acesse a versão web e otimize o seu tempo ao ter todas as informações importantes da sua empresa MEI na palma da mão.