A alteração no sistema de emissão de notas fiscais pegou muitos MEIs de surpresa e chamou minha atenção para um ponto que "passa batido" nesse contexto: a importância de um contador, especialmente para um Microempreendedor Individual (MEI).

É comum a gente ouvir que, por ser MEI, você pode lidar com tudo sozinho O modelo é "simplificado", dizem. Acontece que essa simplicidade pode se transformar em dor de cabeça, e foi exatamente isso que aconteceu quando o novo sistema de emissão de notas fiscais entrou em vigor. 

Isso porque, no atual portal nacional, a lista de atividades usada é diferente da lista de CNAEs, usada na emissão até então.

A confusão e o uso incorreto dos códigos podem afetar o MEI, principalmente aqueles que prestam serviços para outras empresas e emitem notas pelos serviços que realizam.

É aí que entra o contador, o herói invisível das muitas empresas e que vive nos bastidores.

%form_horizontal%

Toda empresa precisa ou vai precisar de um contador

Como profissional da área, posso afirmar que o nosso papel, além de descomplicar as complexidades do sistema tributário, é poupar os donos e donas de negócios do estresse de tentar navegar e compreender as leis e códigos tributários sozinhos. 

Pode acreditar: se você é MEI, você não está sozinho naquelas noites de insônia pensando como pode entender códigos e regulamentações fiscais. 

A verdade é que os contadores tem um papel fundamental para muitos negócios, independente do estágio deles. Ao contrário do que se pensa, os contadores podem ser importantes antes do negócio precisar corrigir problemas.

O contador é, antes de tudo, alguém que ajuda o empreendedor a prevenir esses e muitos outros problemas. 

O caminho mais seguro e descomplicado

Para o MEI, o profissional de contabilidade faz o papel de orientador: é só você acompanhar a importância desses profissionais para quem tá começando um negócio.

É muito importante entender esse papel, substituindo a ideia de que o trabalho do contador se resume a números, planilhas e relatórios. 

Meus colegas de profissão, com soluções que facilitam a gestão tributária e contábil, garantem que milhões de pessoas empreendedoras dediquem o seu tempo para o que realmente interessa: suas ideias, seus negócios e seus sonhos.

Enquanto isso, os contadores cuidam dos detalhes que, para muitas pessoas, pode ser um labirinto de complexidade. 

Para fechar a reflexão, sugiro que você esteja aberto a receber o apoio de um contador. Mesmo que a  empresa seja pequena, ou até um "negócio de garagem", a ajuda de um profissional de contabilidade vai te proteger das armadilhas fiscais e abrir caminho para prosperar muito nessa jornada empreendedora.