Pensando em começar a empreender em 2023? Se a resposta for sim, você está no lugar certo. Para começar a um negócio não é necessário um grande capital, nem “dom empreendedor” e muito menos diploma ou curso superior.

Poder aquisitivo, habilidades e conhecimentos facilitam a vida de quem quer ter um negócio, porém, há caminho para todos.

Dois de cada cinco brasileiros, com idade entre 18 e 64 anos, são empreendedores, de acordo com o Sebrae. São 52 milhões de pessoas que têm o empreendedorismo uma, ou a única, fonte de renda.

Que quer começar a empreender em 2023? Estes tópicos podem ser importantes nesse momento:

  • O que é ser empreendedor
  • Habilidades de empreendedores
  • Negócio físico ou negócio digital?
  • Panorama de MEIs no Brasil
  • Empreendedorismo é para você?
  • Como começar a empreender?
  • Formalize o negócio com um CNPJ

Ah, e se você quer abrir um negócio, mas não tem dinheiro, no final do texto tem um bônus especial para ajudar a tirar sua ideia do papel. 

Boa leitura!

O que é ser empreendedor?

A palavra empreendedor vem do latim e seu significado mais próximo seria intermediário. É uma pessoa que realiza, ou seja, tem uma visão e investe seus esforços para para materializar a oportunidade.

Independente se é costureiro (a), maquiador (a), pintor (a), redator (a) ou artista, certamente essas pessoas começaram a empreender por alguma razão ou motivação.

Aliás, empreendedorismo pode ser um sonho, mas pode acontecer na chance de mudar de carreira, da necessidade de sustentar sua família ou com a oportunidade profissional que ficou grande demais para sua pessoa física.

É muito comum o termo empreendedor ser relacionado com características e conhecimentos supostamente obrigatórios que afastam muitas pessoas do empreendedorismo. Na verdade, ele é muito mais pupular, inclusivo e presente na vida das pessoas. 

Empreendedor é aquele que cria soluções e as disponibiliza para outras pessoas. Usar seus dons naturais e aprender habilidades que te ajudam a organizar o negócio é o segundo passo nessa caminhada.

Habilidades de empreendedores

Pessoas nascem com características empreendedoras? É um dom ou algum tipo de talento natural? Não necessariamente.

A verdade é que muitas pessoas realmente têm mais facilidade de se enxergar como empreendedor, seja por um traço de sua personalidade ou porque foi estimulado durante sua criação.

Acontece que todo mundo pode desenvolver ou potencializar o conjunto de características e habilidades de um empreendedor. Estude, ouça outros empreendedores e aplique, de forma consistente, esses aprendizados no seu dia a dia. É um processo contínuo, até para quem possui anos de experiência.

Além de tudo isso, se possível antes de começar o negócio, desenvolva a capacidade de acreditar em seu potencial e a ser persistente.

É claro que dedicar um tempo para aprender sobre gestão, finanças e administração vai ter um impacto positivo. No pior dos cenários, será mais fácil tirar suas ideias do papel e transformá-las em um produto ou serviço.

Instituiçoes como o Sebrae, Senac e instituições privadas disponibilizam cursos gratuitos para auxiliar pessoas que estão no início de suas jornadas empreendedoras. Você pode acessar todo conteúdo do seu celular ou computador.

Se o seu objetivo é aprimorar habilidades e aprender sobre administração, atendimento ao cliente e como alavancar um negócio, sugerimos essas formas de ajudar no seu desenvolvimento:

E a faculdade para empreendedor?

Muita calma! A faculdade não é um decisor para quem quer começar a empreender. Há empreendedores graduados, mas esse não é um fator que vai definir se você pode ou não ser um empreendedor.

Como já falamos, empreender é transformar suas ideias em negócios. Se você sabe fazer doces, construir móveis, costurar roupas ou mantém qualquer outra atividade que pode ser comercializada, você pode ser um empreendedor.

Uma faculdade pode facilitar a jornada, desde como começar até definir o preço justo pelos seus produtos ou serviços, ser mais consistente e iniciar o processo de formalização da sua empresa, mas tudo isso você também pode fazer sem ter passado por um curso superior.

O que é melhor: negócio físico ou negócio digital?

Essa é uma dúvida comum para quem pensar em empreender em 2023. A verdade é que tanto o modelo físico quanto o digital tem prós e contras.

Cabe a você decidir qual se adapta melhor a sua necessidade e realidade. Listamos as vantagens e desvantagens de cada um para te ajudar nessa decisão.

Negócio físico

Vantagens

  1. Facilita a exposição dos produtos;
  2. Permite que os clientes experimente o produto;
  3. Facilita a conexão com o cliente;
  4. Produto com disponibilidade em tempo real;
  5. Os clientes pagam apenas o preço do item (sem frete).

Desvantagens

  1. Custo com aluguel de ponto;
  2. Custos com água, luz e internet para o espaço;
  3. Custos com a equipamentos, vitrines e decoração;
  4. Limitação geográfica (só compra quem está perto de você);
  5. Quantidade de itens expostos limitados;
  6. Horário de funcionamento reduzido;
  7. Necessita de licenças e alvarás da prefeitura.

Negócio digital

Vantagens

  1. Disponibilidade 24h; Baixo custo operacional;
  2. Maior variedade de produtos;
  3. Não precisa de licenças e nem alvarás;
  4. O estoque pode ser na sua própria casa;
  5. Pessoas de diferentes lugares podem comprar seu produto;
  6. Melhores preços e maiores formas de pagamento;
  7. Auxílio de plataformas e aplicativos que facilitam a venda online.

Desvantagens

  1. Dificuldade para oferecer um serviço humanizado
  2. Não possibilita a experimentação dos itens
  3. Possíveis atrasos com a transportadora.

Hoje a internet oferece um mundo de possibilidades e permite que muitos empreendedores comecem seus negócios gastando muito pouco. Como exemplo, vemos as lojas em redes sociais, aplicativos de delivery e os shoppings colaborativos online.

Para quem é um prestador de serviço, como um (a) redator (a), pintor (a) ou jardineiro (a), anunciar seus serviços em plataformas específicas, mesmo de forma gratuita, além de promover o seu trabalho em redes sociais como Facebook, LinkedIn e Instagram é essencial para ganhar mais clientes.

Muitos negócios precisam de um espaço físico, como um salão de beleza ou um restaurante, mesmo que seja apenas para a produção do que será vendido, então é importante saber explorar as possibilidades em ambos canais.

O Brasil tem muitos microempreendedores?

O Microempreendedor Individual (MEI) é um modelo de pessoa jurídica com mais de 15 milhões de CNPJs cadastrados. Em 2022, os MEIs movimentaram R$ 140 bilhões de reais na economia e eram 78% das empresas no país abertas no país no período. 

Esses números refletem o volume de microempreendedores no país, que a partir de um processo simples e prático de regularização dos negócios, pode acessar muitos benefícios, se compararmos à informalidade.

Hoje, para regularizar um negócio abrindo um CNPJ, o profissional precisa apenas acessar o Portal do Empreendedor e preencher as informações solicitadas. Ao final do processo, o profissional já visualiza seu CNPJ e pode começar a emitir notas fiscais, por exemplo.

A formalização do negócio garante aos empreendedores benefícios como salário-maternidade; aposentadoria por idade e por invalidez; auxílio-doença; auxílio-reclusão e pensão por morte (para a família).

Para manter o CNPJ o empreendedor precisa pagar mensalmente apenas o DAS, sigla para Documento de Arrecadação do Simples Nacional, que unifica todos os impostos que devem ser pagos por empreendedores que optaram pelo regime tributário Simples Nacional.

Os microempreendedores ainda podem contar com ajuda de empresas como a MaisMei, que ajuda a manter o CNPJ regularizado oferecendo um leque de serviços que facilitam e simplificam a vida do empreendedor.

O empreendedorismo é para você?

Ser empreendedor é traçar o próprio caminho profissional. Independente de idade, localização e escolaridade, você pode pensar em empreender. 

Ter o seu negócio, seja ele uma loja de roupas, um restaurante ou uma assessoria técnica, significa criar seus próprios horários, gerenciar os recursos, ter espaço para colocar suas ideias em prática e, acima de tudo, melhorar a sua vida e a vida das pessoas.

Independente do momento, você pode começar a empreender. Agora que você sabe que é possível e conhece os benefícios, chegou a hora de descobrir como empreender com mais segurança.

Como começar a empreender?

Ponha as suas ideias no papel

O que você pode vender? Um serviço? Um produto? O que você sabe fazer que pode virar um negócio? Como você pode vender o que você sabe fazer? Observe sua vida, seu redor e as possibilidades que você enxerga.

Liste o que precisa para começar

Se você decidiu, por exemplo, criar uma lojinha no app de delivery para vender os doces que vai produzir, o que você precisa para começar?

Quanto você precisa comprar de ingredientes e embalagens? Qual será o preço do meu produto? Você vai fazer a marca do seu negócio? O negócio já tem CNPJ? E uma conta PJ?

Comece com o mínimo possível, mas planeje pensando no crescimento e o que isso irá demandar a curto prazo.

Monte um plano de negócio

Um plano de negócio é um conector. Ele vai facilitar muito a sua organização e planos.

Desde definir o nome da sua empresa, onde você irá vender, para quem você quer vender. Dessa forma você vai conseguir iniciar sua operação e entender as formas de conseguir a quantia necessária para manter o negócio funcionando e crescendo.

Formalize seu negócio em 2023

Abrir um CNPJ MEI é fácil, rápido e prático.

Abra seu CNPJ gratuitamente no Portal do Governo ou, se preferir que alguém faça por você, a MaisMei te ajuda a começar a jornada empreendedora de forma certa e segura.

Não importa se o seu negócio tem pouco ou zero investimento: com as dicas acima você viu que pode criar a perspectiva empreendedora na sua vida e nos seus negócios.

Ah, e como prometido no início, esse é o nosso guia prático que ensina como abrir sua empresa gastar um centavo. Acesse o e-book gratuito "Abra sua empresa sem dinheiro" e impulsione seu negócio ainda em 2023.