Chegou a hora do microempreendedor individual colocar o time em campo e vender mais com ajuda do maior evento esportivo do planeta: a Copa do Mundo de Futebol. A edição de 2022, sediada no Catar, começou no dia 20 de novembro e vai até 18 de dezembro.

Os dias mais esperados e com maior potencial para vendas, na primeira fase do torneiro, acontecem nos dias 24 e 28 de novembro e 02 de dezembro, quando a seleção brasileira entra em campo.

Durante o evento, os segmentos com maior potencial de vendas são: bares e restaurantes; serviços de festas; lojas de decoração para festas; salões de beleza e barbearia; locações de mesas e cadeiras; serviços de delivery; lojas de variedades e lojas de personalização de camisetas.

O seu negócio pode vender produtoss ou oferecer serviços durante a Copa do Mundo? Então aproveite essa oportunidade para aumentar seu faturamento e conquistar novos clientes na reta final de 2022.

Para te ajudar nessa missão, separamos algumas dicas que ajudarão seu negócio a vender mais e de forma criativa durante a Copa do Catar.

Como aumentar vendas durante a Copa do Mundo?

O futebol, assim como fazer um bom marketing, está no DNA dos brasileiros. Usando um pouco de criatividade você consegue surfar na onda de euforia e conseguir muitas vendas para o seu negócio durante os jogos. 

Praticamente todas atividades podem criar uma ação ou promoção com a temática da Copa, e escolhemos algumas que certamente terão ótimos resultados com as nossas dicas.

Lojas de variedades

As lojas de variedades podem investir na venda de acessórios e enfeites nas cores da seleção brasileira para a Copa do Mundo. Os itens são muito vendidos e geralmente comprados em quantidade.

Entre os itens mais vendidos estão: bandeiras do Brasil; cornetas; apitos; vuvuzelas; máscaras, chapéus; perucas; unhas postiças decoradas; bandeirinhas de plástico; óculos de plástico; balões de festa; cortinas decorativas; copos de plásticos; tintas spray para o cabelo; e camisas da seleção.

Este ano, lojas de diferentes setores também investiram na venda de álbuns de figurinha da copa.

Essa é uma opção para você atrair novos clientes oferecendo não só um ponto de venda, mas também um ponto de troca de figurinhas.

Salões de beleza e barbearias

Os MEIs que tem salão podem oferecer penteados especiais, fazer unhas decoradas com as cores dos times e maquiagem personalizada nos dias dos jogos.

Já as barbearias podem oferecer cortes semelhantes aos de jogadores famosos de grandes times, como o Neymar, e colorações personalizadas.

Os negócios ainda podem montar pacotes promocionais para a Copa do Mundo para atrair os clientes com preços mais baixos e a oferta de um combo de serviços.

Por exemplo, o salão de beleza pode vender um combo com escovação de cabelo, manicure e maquiagem, para as mulheres que querem se produzir para assistir aos jogos com amigos e familiares.

Para divulgar as promoções, os salões e barbearias podem anunciar as ofertas nas redes sociais, enviar mensagens para a lista de clientes que já possuem e colocarem cartazes em frente aos estabelecimentos reforçando as promoções e serviços para a copa.

Loja de itens personalizados

Se você tem uma loja que oferece a personalização de itens como copos e camisetas, o seu negócio tem potencial para vender mais na Copa do Mundo.

Muitos torcedores querem ter camisas personalizadas com seus nomes para usar durante os jogos e você pode lucrar mais com isso.

Por isso, durante o período, mantenha as redes sociais da sua loja atualizadas e ponha cartazes informando que no seu negócio é possível personalizar a camisa da seleção.

Além disso, muitos torcedores querem ainda investir na personalização de copos, canecas e garrafas para distribuírem durante os jogos para amigos e familiares

Você também pode vender para empresas que pretendem transmitir os jogos e fazer brindes personalizados para os colaboradores.

Bares e restaurantes

Muitos bares e restaurantes irão transmitir os jogos na expectativa de vender mais na Copa do Mundo.

Se você tem o equipamento necessário e pretende fazer a transmissão dos jogos do Brasil, pense em como pode vender mais, com um preço mais acessível e invista na experiência do cliente.

Para isso, prepare o seu estoque de bebidas e dê preferência para vender petiscos que sejam fáceis de preparar.

Além disso, ofereça promoções atrativas para quem vai sair de casa para assistir aos jogos. Pense em combos de bebidas e petisco com descontos atrativos e decore seu espaço para receber os torcedores.

Nesse aspecto, é preciso focar na experiência que você vai proporcionar para o cliente e isso quer dizer: não deixar o cliente esperando pela cerveja ou petisco e o ambiente tem que ser agradável.

E, para garantir a casa cheia nos dias de jogos da seleção brasileira, anuncie para os clientes e amigos que o seu bar ou restaurante será um pronto de transmissão durante os jogos.

Delivery de comidas e bebidas

Muitos brasileiros irão assistir aos jogos do Brasil de suas casas e para garantir o conforto e praticidade, eles irão pedir um delivery.

Então, se prepare para vender mais durante a Copa fazendo entregas por conta própria ou com plataformas como iFood e Rappi.

Se você vende lanches, petiscos, pizza, salgados, doces e sobremesas, bebidas com e sem álcool, monte já o seu cardápio e serviço de entrega para os dias de jogos.

Uma dica muito importante para o período é: reduza o número de opções no cardápio e personalize os preços. Com um número menor de opções, você ganha rapidez na cozinha, aproveita melhor os ingredientes e garante entregas mais rápidas.

Como nas dicas anteriores, você pode e deve criar combos personalizados e com preços atrativos para fisgar os clientes nos aplicativos de delivery.

Pense em opções de combos personalizáveis para torcidas grandes e pequenas (por número de pessoas), possibilitando a troca ou acréscimo de itens.

Por exemplo:

Combo torcida em casa: 3 ou 4 opções de petisco (petisco x, y e z); 20 cervejas (marca x, y ou z); 2 refrigerantes de x litros (sabor x, y ou z).

Combo hexa: 8 opções de queijos e frios (queixo x, y e z; frio x, y e z); 3 opções de bebidas (cerveja, cachaça e chopp); 4 opções de complementos (complemento x, y e z).

Como se preparar para vender mais na Copa?

Agora que você já sabe como vender mais na Copa, é importante ficar atento a essas dicas para se preparar para o período e lucrar muito durante os jogos.

Crie sua campanha para a Copa

O primeiro passo para lucrar durante os jogos da Copa do Mundo é montar uma boa campanha para anunciar os produtos temáticos e oferecer descontos atrativos.

Pense em como o seu negócio pode se adaptar ao período e, com as dicas que demos acima, monte a campanha personalizada do seu negócio para a copa.

Prepare seu estoque

Depois de planejar a ação do seu negócio para a copa, você deve preparar seu estoque para as vendas.

Independente do seu produto ou serviço, essa é uma etapa essencial para qualquer negócio. Afinal, você precisa estar preparado para o aumento do volume de vendas.

Por exemplo, se você vai vender bebidas, aproveite as ofertas de Black Friday dos seus distribuidores para montar seu estoque.

Ou se você tem um salão de beleza, saia para comprar os acessórios e produtos essenciais para preparar os clientes para assistir aos jogos.

Anuncie as promoções e ofertas

Você deve começar a anunciar as suas ofertas com antecedência para atrair a atenção dos clientes e garantir um maior número de vendas.

Se você tem um bar e vai fazer a transmissão dos jogos, por exemplo, comece a falar para os seus clientes e divulgue nas redes sociais.

Para quem vai vender comida nas plataformas de delivery, prepare o cardápio do período, garanta os melhores os combos e anuncie as opções.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir vender mais na Copa do Mundo e conquistar novos clientes.

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