Já virou um ditado popular que o brasileiro nasceu com diploma em marketing. 

De nomes de marcas engraçadas às estratégias elaboradas e infalíveis, até pessoas leigas que conseguem navegar no mundo da publicidade com naturalidade e ainda autenticidade. 

Se o marqueteiro ou a marqueteira ainda não despertou em você, saiba que dicas simples podem ser o divisor de águas para que um serviço ou produto do seu negócio decole. E o melhor: sem gastar muito com agências, produções, profissionais terceirizados e anúncios. 

Você mesmo pode dar alguns passos nesta jornada. Neste artigo, você encontra dicas de marketing para microempreendedores divulgarem seus serviços ou empresas. Aproveite!

Registro de marca

Sabemos que existem outras prioridades, mas o registro de marca é um investimento indispensável para o MEI que quer se proteger da concorrência desleal.

Isso porque, mesmo você criando um nome original e criativo para o seu negócio, é possível que já exista uma empresa de mesmo nome ou, ainda mais desanimador, algum outro empreendedor abra futuramente e registre antes de você. 

Após a abertura do CNPJ MEI, é recomendável que a sua marca seja registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), pois só assim ela estará devidamente protegida.

Se precisar de uma ajuda, leia o artigo que criamos com o passo a passo para registrar sua marca.

Perfil da empresa no Google

O Google é a plataforma de busca mais utilizada em todo o mundo. Se algo existe, está lá. 

Por isso, é imprescindível que o seu negócio tenha um perfil no site. Quando os seus clientes em potencial pesquisam no Google um produto ou serviço que você oferece, o nome da sua empresa, endereço, horário de funcionamento e até mesmo avaliações de outros clientes podem aparecer na página principal. 

Ao exibir o perfil da empresa, o site leva em consideração três pontos: a distância do cliente que está pesquisando, pois negócios mais próximos possuem prioridade; relevância, pois o seu negócio precisa se enquadrar no que a pessoa está procurando; e destaque, pois quanto mais conhecido e recomendo for o local, melhor. 

E não se preocupe: criar este perfil é totalmente gratuito e não depende de anúncios.

Website

O website é uma página personalizada e específica sobre a sua marca. Como a sua casa, o seu endereço pessoal, só que na internet. 

Imagine que quem acessa esse link criará uma imagem mental do seu produto ou serviço. Capriche nos textos, no visual e compartilhe todas as informações que você considera relevantes. Dependendo da sua profissão e área de atuação, inclusive, informações sobre você mesmo(a). 

Outros meios de contato como e-mail, telefone e redes sociais são imprescindíveis para constar também. Existem plataformas fáceis e gratuitas onde você pode criar o seu site. Neste artigo falamos mais sobre a importância do website próprio para o seu negócio.

Redes Sociais

Já dizia a famosa frase de marketing: “quem não é visto não é lembrado”. Vivemos uma época em que essa máxima faz ainda mais sentido. 

As redes sociais são ótimas aliadas para mostrar o seu produto e/ou serviço. Mas, muito além disso, elas são ótimas plataformas para você difundir o posicionamento da sua marca: o que ela acredita, pensa e apoia. É um excelente meio para se conectar com o público e, claro, vender mais. 

Confira, agora, quais redes sociais podem deixar o seu negócio ainda mais relevante na internet.

Instagram 

O Instagram atualmente é um dos principais canais para ser encontrado pelo seu público. A rede funciona ainda melhor quando você possui um serviço ou produto que tenha um apelo visual e que gere cliques interessantes. 

Lojas, restaurantes, barbearias, salões, estúdios de tatuagem, profissionais de estética… mas essa gama pode abranger profissões mais técnicas e teóricas, desde que os gestores da marca saibam fazer a manutenção da rede e apostar no marketing de conteúdo. Tirar dúvidas é um caminho frutífero para atrair atenção!

Facebook 

O Facebook, embora tenha perdido um pouco de seu público nos últimos anos - principalmente jovens - ainda conta com uma fatia específica de usuários que se mantêm conectados na rede. 

Se você é da construção civil ou trabalha com serviços técnicos para a casa (encanadores, eletricistas, pintores), pode encontrar uma ótima estratégia de divulgação no Facebook. Essa rede conta com grupos e marketplace que outras plataformas não possuem.

LinkedIn

Essa rede social corporativa é focada no networking e na divulgação de vagas de emprego. É uma ótima opção para profissionais CLT, porém, também o nicho perfeito para freelancers de diversas áreas encontrarem trabalho. 

Consultores de moda, marketing, RH e comportamento também ganham destaque na rede. Através do feed do seu perfil pessoal, é possível se auto divulgar e fazer amizades com profissionais de outras empresas e segmentos, tornando-se relevante na plataforma e mostrando autoridade na sua imagem como profissional.

WhatsApp Business

O WhatsApp, apesar de ser um aplicativo de conversas, é também uma rede para contato entre clientes e prestadores de serviço. Ele funciona como uma versão empresarial do aplicativo que você provavelmente já conhece, e assim, serve como uma fonte direta de informações, onde as empresas podem falar sobre seus serviços, preços, horários de funcionamento e promoções para seus clientes.

Microinfluenciadores

A última dica consiste na estratégia de microinfluenciadores para a sua marca. 

Você já ouviu falar neste termo? 

Os microinfluenciadores são pessoas que criam conteúdo na internet, mas que não possuem um alcance gigante - geralmente, têm de 10 mil a 100 mil seguidores. Isso os torna mais acessíveis não só para a sua marca, mas também para o público. 

Dentro deste contexto, você pode pagar para que uma dessas pessoas fale do seu produto, criando conteúdos em cima disso. Em alguns casos, é possível fazer parceria por permuta, onde você oferece o seu produto ou serviço de maneira gratuita para que o influenciador fale bem da sua marca.

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Essas foram as nossas dicas de marketing para você começar a divulgar sua empresa. Acha que agora consegue colocá-las em prática? Use o espaço de comentários para compartilhar suas dúvidas ou sugestões!

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