Devido aos reflexos do Covid-19, que se faz presente no Brasil desde março de 2020, muitas pessoas buscaram formalizar a sua profissão por meio do MEI. No entanto, com o aumento de registros nessa modalidade, é preciso saber se destacar em seu meio de atuação ー e dentre tantas opções, uma de grande importância é ter um site.

Com os intensos lockdowns sofridos pela população brasileira nos últimos meses, muitas pessoas passaram a atuar de forma online. Para se ter uma noção, o Brasil é o terceiro país que mais compra de forma digital no mundo todo e é líder na América Latina. E é aí que entra o site! 

Ao criar um site para a sua empresa, você garante que ela será encontrada e, mais do que isso, reconhecida no que faz pelas pessoas.  Então continue a leitura e descubra como criar um site gratuito para sua empresa MEI.

O que é um site?

Um site é definido como um conjunto de páginas disponíveis na internet, podendo ter caráter mais institucional, informativo ou de vendas.

De forma bastante didática, imagine que um site é equivalente a uma casa. Para que essa casa fique organizada, ela precisa de cômodos e móveis, o que, dentro de um site, equivale às páginas e às informações, respectivamente.

Existem diversos tipos de sites no mercado, sendo os principais estes daqui:

  • Site: ferramenta essencial para que um negócio tenha presença no digital, um site pode ser apresentado como um portfólio, uma página promocional, um veículo de comunicação, etc.
  • Blog: muitas vezes, dentro de um site de uma empresa há um blog com textos que se relacionam com a sua área de atuação. Por exemplo: se você atua como cabeleireiro, o seu blog pode abordar temas como “os melhores produtos para cabelos cacheados” ou, ainda, “os cortes de cabelo mais procurados em 2021”.
  • E-commerce: também conhecidos como lojas virtuais, os e-commerces proporcionam a venda de produtos ou serviços durante as 24 horas do dia, sem ter a necessidade de um ponto físico para funcionar.

Independentemente da escolha que você fizer, ter um desses tipos de site com certeza irá te ajudar em seus objetivos.

Qual a real importância de ter um site?

A cada ano que passa, mais pessoas têm acesso à internet ー e é nela que diferentes pesquisas são feitas, desde procurar uma pizzaria no bairro até novos filmes que foram lançados.

Porém, cada vez mais essas pessoas estão exigentes com o que consomem. Por isso, é preciso que o canal online de qualquer empresa, incluindo a sua, seja o mais completo possível e transmita credibilidade ao leitor.

Saber se portar no meio online é imprescindível para que você consiga captar novos clientes e mostrar a eles todos os benefícios do seu produto ou serviço. E não tem meio melhor de fazer isso do que um site.

Nele, é possível colocar tudo o que julgar importante sobre você e seu negócio, além de divulgar outros meios de contato, como e-mail, telefone e redes sociais.

3 razões para ter um site MEI

Além de se fazer presente no meio online, existem outras razões pertinentes para você ter um site. Conheça abaixo 3 delas:

1) Profissionalismo

Qualquer negócio só é bem sucedido se há uma boa comunicação entre ele e seus clientes. Logo, proporcionar a eles um espaço profissional para que possam conhecer mais do seu trabalho é uma ótima oportunidade de trazê-los para perto de si.

Apesar de muitos profissionais MEI optarem pela sua divulgação em redes sociais, um site oferece uma imagem com mais confiança e credibilidade.

2) Você não fica refém das redes sociais

Instabilidade e erros constantes são bastante comuns nas principais redes sociais. O último caso foi no dia 04 de outubro de 2021, data em que Facebook, Instagram e WhatsApp ficaram fora do ar por seis horas.

Profissionais que dependem apenas dessas redes para se comunicarem com certeza tiveram um impacto nas vendas bem maior do que aqueles que possuem um site. Além do mais, as redes sociais trabalham muito com algoritmo, elemento que interfere diretamente na entrega do seu conteúdo aos seguidores.

Com um site, não importa em que dia ou horário uma pessoa acesse, as informações sempre estarão ali para serem consultadas. 

3) Facilidade em ser encontrado

Atualmente, quando alguém tem algum tipo de dúvida sobre o que comprar ou onde comprar, uma rápida pesquisa no Google já ajuda a resolver. Muitas vezes, os resultados da busca são tão precisos que a venda acontece muito mais rápido do que se essa pessoa tivesse procurado algo semelhante em uma rede social.

Outro ponto importante a ser destacado é o fato de que você pode aparecer nos resultados quando alguém procura por termos que estão relacionados, de alguma forma, com seu negócio. Exemplo: se o termo “dentista em Petrópolis” for procurado, o seu nome tem muito mais chance de aparecer nos resultados se você tiver um site.

Plataformas gratuitas para criar um site

Engana-se quem pensa que construir um site é tarefa apenas para pessoas programadoras. Na verdade, a possibilidade de você criar site empresarial sem custo algum e de maneira muito fácil e rápida é muito grande hoje em dia.

Em poucos minutos, você pode ter um site para a sua empresa MEI de maneira bastante intuitiva com a ajuda de ferramentas que possuem modelos prontos. Confira algumas:

Wix

Uma das plataformas mais populares no Brasil, com o Wix é possível criar site de graça para sua empresa MEI. A plataforma oferece modelos de sites prontos para você adaptar de acordo com suas necessidades, seja você profissional da área de construção civil, beleza ou saúde.

Além disso, a ferramenta também adapta o seu site para o ambiente mobile, ponto muito positivo, visto que boa parte das pessoas acessam a internet por meio de dispositivos móveis, como os smartphones.

SITE123

Assim como o Wix, o SITE123 também é uma plataforma com modelos já prontos para o seu site. Dentre eles, você tem a opção de escolher sites de negócios, lojas online, comida e muitos outros.

Para construir um site usando a ferramenta, você não precisa ter nenhum conhecimento prévio em design ou programação.

WordPress

O WordPress é uma das plataformas de construção de site mais usadas no mundo todo. Acredita-se que cerca de 36% de todos os sites existentes foram construídos a partir de um modelo WordPress. 

Se você busca como criar site de vendas grátis, essa é a plataforma ideal para você. Uma das principais vantagens dessa ferramenta é a sua versatilidade, pois ela consegue te auxiliar em praticamente tudo o que você precisa ter em um site profissional, desde um blog até um e-commerce.

Google Sites

Construtor de sites oferecido pelo Google, o Google Sites é uma ferramenta super prática de ser usada e ainda permite que você integre seu site ao Google Maps e também a lojas virtuais.

Ao contrário das outras plataformas, que apresentam o nome do seu negócio antes do delas no domínio (ex: www.meunegocio.plataforma.com), com o Google Sites o seu nome aparecerá depois de “sites.google.com” ー o que, no entanto, não interfere no fato de você ter um espaço mais profissional na web.

Conte com o MaisMei na formalização do seu negócio

Agora que você já sabe mais sobre a importância de ter um site para a sua microempresa, é hora de contar com um bom parceiro para manter as suas obrigações como MEI em dia. 

Com o MaisMei, você tem acesso às guias de pagamento DAS, declaração anual, cartão CNPJ e outras funcionalidades importantes para o Microempreendedor Individual.

Acesse nosso site e conheça mais dos nossos serviços!