Organizar o feed do Instagram é uma técnica importante para se destacar da concorrência, atrair a atenção dos seguidores e conseguir mais resultados na rede social. Descubra como fazer isso com 6 dicas!

As redes sociais são excelentes plataformas de Marketing para empresas de todos os tamanhos. No entanto, para atingir os melhores resultados, é necessário acompanhar as principais tendências do setor, como a organização do feed do Instagram.

O Instagram é uma das principais redes sociais do mundo, sendo a segunda colocada em ordem de preferência para as empresas e usuários. Com mais de 1 bilhão de usuários, a plataforma é lotada, o que dificulta conseguir alguma atenção.

Para isso, é necessário pensar em maneiras novas de se destacar e isso inclui a organização do feed do Instagram. 

Quer saber o que isso significa e como organizar os perfis sob sua responsabilidade da melhor maneira possível? Então, ajeite-se na cadeira, prepare o bloquinho de anotações e siga a leitura!

O que é organizar o feed do Instagram?

Com tantas pessoas produzindo conteúdo no Instagram, é difícil se destacar e obter os resultados desejados na plataforma.

Uma maneira de aumentar o seu destaque é combinando a qualidade do conteúdo com um padrão estético agradável, que identifique as suas imagens para os seguidores, além de criar uma aparência simétrica e organizada no seu próprio feed.

Quais as vantagens de organizar o feed?

Muito usada por influenciadores, a organização do feed do Instagram ainda não ganhou as empresas como deveria. Muitas ainda acreditam que se trata de uma firula ou um trabalho desnecessário.

Mas não é bem assim. Confira a seguir algumas razões para investir na organização do seu feed!

Chama a atenção do consumidor

Uma das principais vantagens da organização do feed no Instagram é conquistar maior atenção do consumidor na rede social, até mesmo em um nível subconsciente.

Manter um padrão de estilo, estética e assiduidade ajuda o seguidor a identificar quais as suas imagens no próprio feed de conteúdo. No mínimo, gera um reconhecimento ao longo do tempo, o que aumenta o engajamento com a marca no longo prazo. 

Fortalece a identidade da marca

Quão bem-sucedida você acha que seria uma marca que adota diferentes vozes, mensagens e padrões estéticos em várias redes sociais? Por exemplo, que falasse com seriedade no Facebook, mas fosse completamente irreverente no Instagram? Ou que usasse tons azuis e verdes no seu blog corporativo, mas laranja e vermelho no canal do YouTube?

Dificilmente essa marca teria sucesso, não é mesmo? A razão disso é simples: falta coerência na marca. Cada ponto de contato do consumidor com a empresa é completamente diferente, o que confunde o cliente.

A organização do feed no Instagram corrige isso ao manter um padrão coeso e eficaz na comunicação naquela e em outras plataformas.

Destaca a empresa da concorrência

É fato: seus concorrentes estão no Instagram. No entanto, nem todos eles organizam o feed dos seus perfis. 

Por isso, ao investir na organização do seu feed, você pode começar a destacar a sua marca no mar de perfis competindo pela atenção do seu cliente. Isso mostra que sua empresa é diferente e merece mais atenção.

Aumenta a eficácia na estratégia

Manter um padrão coeso de estética, conteúdo e CTAs ajuda a aumentar a eficácia na sua estratégia de Marketing. Em primeiro lugar, conquista a atenção do consumidor, destaca da concorrência e gera mais engajamento, como já vimos.

Em segundo lugar, permite que haja um padrão para fazer uma análise confiável nos resultados da estratégia, de modo a elaborar soluções que otimizem o seu desempenho.

Como organizar o feed do Instagram em 7 passos?

Agora que já vimos as vantagens de organizar o feed no Instagram, a grande pergunta que fica é como fazer esse processo? Existe um passo-a-passo que guie esse processo?

Existe sim! Confira a seguir 6 dicas de como organizar o seu feed!

1. Defina a estética do perfil

O primeiro passo é definir qual a estética que o perfil terá. De certa forma, é como escolher a identidade visual daquele Instagram. Isso significa escolher coisas como:

  • cores dominantes nas imagens;
  • textura nas fotos;
  • formas geométricas nas imagens;
  • se terá pessoas ou não;
  • se serão fotos ou desenhos.

2. Use imagens de qualidade

É importante que o perfil no Instagram conte com imagens de alta qualidade, seja qual for a estética definida para ele. Se as fotos forem de baixa resolução ou ruins, não há estratégia que se salve.

O ideal é que a captura e produção de fotos seja feita exclusivamente para o Instagram, mas isso nem sempre é possível pelo volume de postagens ou recursos para a estratégia.

Nesse caso, vale a pena conhecer bancos de imagens grátis que contam com fotos em alta resolução perfeitas para usar no Instagram.

3. Crie um calendário de postagens

Um passo essencial para organizar o feed do Instagram é fazer um calendário de postagens. Dessa forma, é possível trabalhar temas de maneira equilibrada e orgânica.

Por exemplo, poste sempre no mesmo horário para incentivar o engajamento e ganhar mais curtidas no Instagram. Além disso, agrupe certos temas para postagens próximas, de modo a fortalecer sua mensagem perante o público.

4. Use a Regra do 3

Como o conteúdo de cada feed é organizado no Instagram em linhas de 3 posts, é importante usar a Regra do 3 para planejar o seu conteúdo.

Isso significa trabalhar com as postagens em múltiplos de 3 para manter uma estética agradável para o usuário que visitar o feed e conferir todos os posts no perfil da sua empresa.

5. Mantenha um único formato

O Instagram permite postagens com tamanhos das imagens variados, mas em 3 diferentes formatos: square (quadrado), portrait (vertical) e landscape (horizontal).

Para manter o seu feed organizado, evite misturar os formatos no seu planejamento. O ideal é escolher um deles e mantê-lo com mais destaque nas suas postagens.

6. Utilize aplicativos

Muitas empresas que investem na organização do feed do Instagram e conquistam bons resultados com sua estética visual utilizam aplicativos para facilitar esse processo.

Existem muitas opções no mercado, embora 3 sejam os mais famosos. São eles:

  • VSCO;
  • UNUM;
  • Preview.

Todos eles permitem visualizar e planejar as próximas postagens para ver como elas se adequarão ao feed do Instagram. Dessa forma, é possível testar cada imagem antes de colocá-la no ar.

Seguindo essas dicas, organizar o feed do Instagram não será difícil. Pelo contrário: logo se tornará uma tarefa divertida e prazerosa. Além disso, os resultados começarão a aparecer e você terá uma base sólida para trabalhar e otimizar o seu desempenho.

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