A Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) de padrão nacional está disponível para MEIs em todo território nacional. O MEI prestador de serviços, independente do convênio do seu respectivo município, já pode emitir suas NFS-e pelo Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e aplicativo "NFSe Mobile".

>> Passo a passo para prestador de serviços MEI emitir Nota Fiscal Eletrônica no novo Padrão Nacional

A partir do dia 1º de setembro de 2023, MEIs que prestam serviços para pessoas jurídicas deverão obrigatoriamente emitir suas Notas Fiscais de Serviço no padrão nacional, seguindo a Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169/2022.

O novo sistema impactará milhões de MEIs. Quer saber como? Continue a leitura.

O que muda com a Nota Fiscal Eletrônica de Serviços no Padrão Nacional

A principal mudança é a redução de burocracia, o que representa um salto em produtividade para os mais de 14 milhões de MEIs.

Para entender isso, é preciso olhar para o cenário atual: até agora, a emissão de notas fiscais era regulamentada pelo município onde a empresa foi registrada, sendo que cada um tem a sua legislação e sistema para emissão de notas.

Ou seja, ao mesmo tempo que o processo é simples para alguns MEIs, é muito comum outros microempreendedores perderem tempo em filas e, muitas vezes, terem que se deslocar várias vezes por conta do desencontro de informações e falta de clareza dos documentos necessários para regularizar a emissão de notas fiscais.

Como emitir notas fiscais no MaisMei

A partir do dia 06 de abril, novos usuários da MaisMei de qualquer um dos 5.568 municípios brasileiros poderão emitir suas notas fiscais de serviços diretamente do aplicativo da MaisMei.

Importante: inicialmente, a função estará disponível apenas para novos usuários do sistema. Em breve, o recurso estará disponível para todos usuários cadastrados.

Com apenas 3 passos, a partir da próxima semana, você poderá emitir sua NFS-e no padrão nacional no app.

Baixe agora o aplicativo da MaisMei, para Android ou iOS, gratuitamente e seja um dos primeiros a usar esse recurso sem necessidade de aplicativos extras.