Oferecer poucas opções de pagamento pode ser um fator limitante para que uma venda seja concluída. Afinal, os consumidores tendem a buscar facilidade e flexibilidade no momento da compra. 

Para entender o que faz sentido para a sua empresa e corresponder às expectativas do mercado, confira as informações abaixo.

A importância de diversificar

Para quem comercializa produtos ou trabalha com prestação de serviços, a regra é clara: quanto mais meios de pagamento, melhor será a experiência de compra do cliente.

Além disso, oferecer opções variadas pode ampliar os perfis de consumidores que você atende e, consequentemente, aumentar suas vendas.

Dependendo do seu modelo de negócio, no entanto, pode valer a pena pensar em alguns fatores antes de adicionar mais modalidades de pagamento.

Principais formas de pagamento

Diversificar as formas de pagamento é essencial para aumentar as chances de concluir mais vendas com sucesso. Você sabe quais são os mais utilizados atualmente? Nós reunimos os principais na lista abaixo.

Pix

O Pix não precisou de muito tempo de existência para ganhar o coração de consumidores e empresários. Criado em 2020, esse método se tornou a forma de pagamento mais recebida por MEIs, micro e pequenas empresas. Os dados são de uma pesquisa realizada pelo Sebrae, juntamente com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O sucesso do Pix pode ser explicado pelas vantagens do método, que não realiza cobrança de taxa para transferência e possibilita o recebimento imediato, facilitando a instantaneidade dos pagamentos. 

No entanto, é importante ressaltar que nem todos os públicos aderiram a tecnologia, seja por receio ou dificuldades de acesso. 

Cartão de crédito e débito

Além de oferecer segurança tanto no ambiente físico quanto digital, o cartão de crédito se destaca principalmente por contar com a possibilidade de parcelamento. O débito costuma ser uma opção prática para quem deseja pagar à vista.

De acordo com um levantamento realizado pelo Serasa eCred em 2022, 47% dos consumidores brasileiros tem quatro ou mais cartões de crédito. As despesas pagas com mais frequência por meio deles são roupas, viagens e móveis. 

De fato, as informações não deixam dúvidas de como pode ser importante incluí-los na sua empresa, especialmente se você comercializa produtos de alto valor. Para que isso aconteça, é necessário adquirir a famosa maquininha de cartão.

Boleto bancário

Você sabia que o boleto bancário é uma forma de pagamento exclusivamente brasileira? Por meio dele, o cliente tende a se sentir mais seguro, já que não é necessário informar dados bancários para a emissão. 

Segundo a Fenabran (Federação Brasileira de Bancos), anualmente, são emitidos mais de 4 bilhões de boletos no país. Este costuma ser um dos meios preferidos para quem deseja pagar à vista. Por isso, especialmente no ambiente online, vale a pena investir nesta forma de pagamento.

Dinheiro em espécie

Com o advento de tecnologias como o Pix, a tendência é que o uso de dinheiro em espécie diminua gradativamente. Porém, não podemos deixar de reconhecer sua importância, principalmente em comércios de pequenas e médias cidades. 

Uma prova disso é o resultado de um estudo realizado em 2021, que concluiu que o dinheiro em espécie continua sendo a forma de pagamento preferida de 53% dos brasileiros. Os dados foram obtidos pela Fundação Dom Cabral, juntamente com a empresa de valores Brinks. 

Se os seus clientes costumam utilizar dinheiro em espécie com frequência, preste bastante atenção para garantir o controle necessário no fluxo de entrada e saída de produtos.

Como definir as melhores formas de pagamento?

Para definir as melhores formas de pagamento é importante analisar, entre outras coisas, qual é o público você atende e as características do seu negócio.

Conheça seu cliente 

Caso não seja viável oferecer o maior número de opções, analise as características de cada um dos principais meios de pagamento e veja quais mais se encaixam com os hábitos de consumo dos seus clientes. 

Se você tem dúvidas sobre como definir o seu público-alvo, saiba mais neste artigo do Santander Avançar!

Pense nas características do seu negócio

Você vende de forma física ou online? A resposta para essa pergunta deve interferir nas formas de pagamento oferecidas.

As vendas físicas se destacam por serem mais inclusivas, abrangendo um público que não utiliza a internet para fazer compras. Por meio delas, a aceitação de dinheiro em espécie é uma realidade — ao contrário de vendas online, que impossibilitam essa forma de pagamento.

Com o aprimoramento da tecnologia, é possível comercializar e enviar produtos para todo o Brasil. Para negócios que contam com essa característica, oferecer opções variadas é uma ótima maneira de atrair consumidores de diferentes regiões. 

Caso você tenha um e-commerce, além das formas de pagamento, é interessante facilitar as condições de frete. Por isso, pesquise diferentes transportadoras, negocie condições e diversifique seus modos de envio. Dessa forma, o consumidor ganha mais liberdade de escolha.  

Pesquise as vantagens de cada uma das condições

Pensar em como se organizar financeiramente é tão importante quanto escolher formas de pagamento estratégicas para vender mais. Por isso, analise fatores como taxas, fluxo de caixa e custos operacionais antes de tomar a decisão.

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