O Pix é a modalidade de pagamento que veio para ficar. Lançada em fevereiro de 2020, a ferramenta se tornou a maior aliada de quem faz transferências bancárias e pagamentos no dia a dia. O negócio pegou tão rápido que hoje praticamente todas as empresas precisam oferecer essa opção de pagamento, e quem não oferece é visto como desatualizado.

Outra modalidade de pagamento que tem se tornado bastante popular por aqui é o QR Code. A tecnologia foi desenvolvida no Japão há cerca de 20 anos, mas se tornou uma tendência no Brasil há pouco tempo. O QR Code nada mais é que um código que pode ser lido por celular ou outro dispositivo com câmera e que redireciona muito rapidamente para a conta do vendedor.

Negociar a partir destes métodos torna moderna e segura a forma como o seu negócio recebe pagamentos. Significa que o vendedor e o comprador podem concluir uma transação de maneira fácil e sem problemas, tornando a experiência para ambos muito satisfatória. 

Confira algumas das razões pela qual você deve investir em vender por Pix e QR Code na sua empresa.

Facilidade de uso

Tanto o Pix quanto o QR Code têm a facilidade de uso como seu maior atrativo. São métodos extremamente intuitivos, criados para que qualquer pessoa possa usá-lo sem problemas. Você pode criar seu próprio link de pagamento, disponibilizar uma chave Pix ou o QR Code para que seus clientes possam efetuar compras.

Para implementar os serviços, basta ter uma conta para redirecionar o pagamento e usar um sistema que permita a criação de um QR Code. Depois, é só deixar a chave ou o código à vista dos clientes para facilitar as transações.

Pagamento instantâneo

Enquanto a maioria das formas de pagamento precisa de um tempo para que o valor caia na conta do empreendedor, com o Pix e o QR Code isso não é mais uma questão.

Aqui, a transação ocorre em segundos, agilizando o processo e fornecendo uma retenção maior de clientes. Afinal, se você facilita o pagamento, as chances da finalização da compra por qualquer cliente serão maiores.

Maior movimento e controle do fluxo de caixa

A facilidade de uso e a redução do tempo para o dinheiro cair na conta acabam trazendo um outro benefício que faz os olhos de qualquer dono de negócio brilharem: o aumento do fluxo de caixa.

Com o dinheiro na conta de forma instantânea, é possível fazer uma gestão mais controlada do seu caixa, garantindo um capital de giro maior e constante de forma que o empreendedor possa investir em melhorias e compras de produtos.

Segurança ao vender 

Os pagamentos por QR Code e Pix trazem também mais segurança para o empreendedor e o cliente. Afinal, as informações trocadas são mínimas neste tipo de transação e, além disso, os protocolos de segurança estabelecidos nesses sistemas são de ponta e criptografados.

Com o QR Code, o cliente precisa apenas escanear o código para realizar o pagamento, tornando o processo livre de qualquer problema.

Como implemento o pagamento por Pix e QR Code no meu negócio?

Implementar o pagamento por Pix ou QR Code no seu negócio é simples. A primeira delas, em relação ao Pix, é disponibilizar chave Pix para o seu cliente.

Pix

Implementar o pagamento por Pix ou QR Code no seu negócio é simples. Existem algumas formas nada burocráticas de você fazer isso funcionar. A primeira delas, em relação ao Pix, é disponibilizar chave Pix para o seu cliente.

A chave Pix é algo configurado por você, empreendedor, no aplicativo da sua conta bancária. Ela pode ser seu número de CPF, seu e-mail, número de telefone ou uma chave aleatória. Para que seu cliente possa fazer o pagamento, ele precisará ter acesso a essa chave, que deve estar acessível no ato da compra.

O pagamento por Pix pode ser realizado ainda através de um QR Code, que você também resgata na aba Pix do app do seu banco. É possível optar pelo QR Code dinâmico, onde você configura o valor da compra e outras informações, ou pelo estático, em que o próprio cliente gera os dados da transação.

QR Code

Agora que você já viu como funciona implementar o pagamento por Pix via QR Code, resta você entender como você passa a usar o pagamento usando apenas o QR Code.

Se você tem um negócio físico, você pode deixar o código disponível em alguma plaquinha próximo do caixa. Uma outra opção também é o uso de maquininhas de cartão para criar o QR Code.

Serviços como PicPay e Mercado Pago, por exemplo, disponibilizam códigos QR dentro do aplicativo. Basta abri-los e oferecer para que os clientes possam escanear o código da tela de seu aparelho.

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