Ter um estabelecimento comercial e gerenciar o próprio negócio é o sonho de muitas pessoas, mas montar uma loja do zero pode ser difícil. Entre tantas decisões que devem ser tomadas, qual priorizar? Como escolher qual o melhor caminho a seguir entre diferentes possibilidades? E, principalmente, como fazer tudo isso se os recursos financeiros são limitados?

É preciso ter cuidado ao desenvolver a sua ideia e planejar suas estratégias de acordo com suas possibilidades financeiras. E para ajudar você a realizar esse sonho, hoje trouxemos este artigo que serve como um guia para você abrir uma loja do zero. Continue lendo!

Que tipo de negócio abrir?

Se você está pensando em começar um negócio próprio, já deve ter algumas ideias sobre o que vender. Roupas, bijuterias, alimentos, itens diversos, artesanatos… São muitas as opções! E essa decisão é fundamental, pois é a partir dela que você vai definir seu público-alvo, o tipo de espaço que deverá utilizar e os custos operacionais. 

Mas como definir um segmento para a sua loja?

Bem, o primeiro passo é analisar o mercado. Que tipos de produtos estão gerando interesse? Ele oferece um alto fluxo de vendas por um tempo duradouro ou é apenas uma “modinha”?

Os exemplos que demos anteriormente de loja de roupas, bijuterias e acessórios, alimentos, etc, são sempre boas opções. Afinal, precisamos nos vestir e comer sempre, não é? E se você já está pensando em atuar em algum desses segmentos, basta decidir o nicho, como roupas femininas, masculinas, de ginástica ou moda praia. No setor de alimentos, uma mercearia, um delivery de lanches, loja de bolos ou uma hamburgueria também são algumas opções.

Importante: Não se esqueça de avaliar a concorrência para saber se existe espaço para o seu crescimento ou se o mercado que você busca se inserir já está saturado.

Escolha bem seus fornecedores

Ao decidir o que você vai vender em sua loja, faça uma lista de possíveis fornecedores e analise os pontos negativos e positivos de cada um. De forma geral, é preciso encontrar um equilíbrio entre a qualidade do produto fornecido, a capacidade de atender a sua demanda e quanto isso vai custar. Essa é uma escolha que tem impacto direto sobre o seu negócio e, por isso, não deve ser negligenciada. Se você tomar uma boa decisão, o fornecedor escolhido pode ser o seu parceiro por muitos e muitos anos.

Aqui vai uma lista de critérios que você deve avaliar:

  • Qualidade dos produtos;
  • Capacidade de produção;
  • Preços e possibilidades de negociação;
  • Distância entre você e o fornecedor (e se isso pode influenciar em seu estoque);
  • Reputação do fornecedor no mercado.

Quanto custa abrir uma loja do zero?

Não há como começar um negócio sem investimento, por menor que ele seja. Então, para ter certeza que você vai conseguir realizar o seu sonho e vê-lo prosperar, é preciso estruturar um bom planejamento financeiro. 

Nele, você deve considerar custos como:

  • Investimento inicial: custo de equipamentos, espaço físico (se você for alugar), reformas, primeiro lote de mercadorias ou matéria-prima… Enfim, tudo o que será necessário para seu negócio começar.
  • Custos operacionais: gastos com luz, água, internet, reposição de estoque, salário dos funcionários… Aqui você deve contabilizar tudo o que é necessário para manter sua loja funcionando.
  • Custos de divulgação: dizem que a propaganda é a alma do negócio, o que é a mais pura verdade. Principalmente no início, em que você quer que sua loja seja conhecida pelo maior número de pessoas possível. Então já pense no quanto você vai investir em panfletos, cartões de visitas, anúncios nas redes sociais, etc…

Para finalizar essa etapa, não deixe de conferir nosso artigo sobre como fazer um planejamento financeiro para sua empresa crescer.

Como abrir uma loja com pouco dinheiro?

Como vimos, montar uma loja do zero exige um investimento inicial. Mesmo em lojas virtuais, como veremos mais adiante, é preciso uma certa quantia para dar o primeiro passo. Se você não tem esse dinheiro guardado, não significa que não poderá realizar esse sonho, apenas que terá que encontrar outras alternativas, como buscar investimento externo ou optar por um tipo de negócio que esteja mais adequado às suas finanças. 

Como conseguir dinheiro para abrir uma loja

É muito comum que empreendedores que estão apenas começando procurem investimentos externos para o seu negócio. Algumas opções são os financiamentos bancários, vaquinhas, financiamentos coletivos, empréstimos de amigos e familiares ou investidores anjo. Se você quer saber mais sobre essas possibilidades, confira este artigo em nosso blog.

Que tipo de negócio posso abrir com pouco dinheiro?

Ao montar uma loja do zero, você também pode optar por tipos de negócio que têm um custo inicial mais baixo e, à medida que sua receita aumentar, pode expandir sua oferta de produtos. Algumas opções nesse sentido, são:

  • Revenda de produtos/cosméticos;
  • Brechó de roupas;
  • Produtos customizados;
  • Artesanatos;
  • Comidas congeladas.

Mesmo que esse não seja seu objetivo a longo prazo, começar dessa forma, dentro das suas possibilidades, é a melhor maneira de iniciar a sua jornada como empreendedor sem correr grandes riscos e ficar mais próximo do seu sonho. 

Loja virtual X loja física

Esta é uma decisão que também tem grande impacto financeiro para quem está abrindo uma loja. Por isso, vamos explorar os prós e contras dessas duas opções.

Loja virtual

Começar com uma loja virtual (e-commerce) pode ser o ideal para quem tem pouco dinheiro, afinal, existem diversas plataformas onde você pode anunciar seus produtos, como Mercado Livre, Amazon, Loja Integrada e até mesmo diretamente nas redes sociais - e, assim, você economiza custos com o aluguel. 

Nesse caso, você deve considerar o custo com o envio das mercadorias e também os gastos extras que você terá em casa por conta da operação da sua loja, como aumento na conta de energia.

Loja física

Já a loja física é uma ótima forma de criar um relacionamento mais próximo com seus clientes e, claro, é indispensável dependendo da natureza do seu negócio ou características do seu público-alvo. Se você vai trabalhar com roupas sob medida, por exemplo, precisa ter um local de atendimento se não deseja deslocar-se sempre para a casa dos seus clientes. 

A loja física nem sempre representa um gasto com aluguel. Muitos empreendedores reservam um espaço em sua casa ou montam seu negócio no mesmo terreno em que vivem. Entretanto, nesses casos, sempre é preciso considerar custos com reformas.

Já quem opta por alugar, além do aluguel e das contas de energia, água e internet do espaço, também deve pagar o IPTU anual, dependendo da negociação com o proprietário do imóvel.

Como escolher um bom local para a loja física?

Se você decidiu que a melhor opção para o seu negócio é ter um espaço físico, saiba que a localização é um item que tem grande contribuição para o seu sucesso ou fracasso. Por isso, na hora de decidir onde instalar sua loja, preste atenção nesses fatores:

  • Fluxo de pessoas: a região tem muitos visitantes? Eles têm as características do seu público-alvo?
  • Outros negócios: eles são movimentados? Estão neste endereço há muito tempo? Se em uma região é comum lojas abrirem e fecharem em pouco tempo, é sinal de que o valor de vendas não compensa o custo do aluguel.
  • Segurança: você se esforçou muito para ver seu investimento sendo levado pela atuação de criminosos. Antes de assinar o contrato de aluguel, procure saber se há muitos roubos na região e se é preciso reforçar a segurança.

Que alvarás e licenças preciso para abrir minha loja?

Todas as lojas, sejam elas físicas ou virtuais, precisam de um alvará de funcionamento, que é um documento emitido pela prefeitura que autoriza a operação do negócio. Além disso, você também precisará de obter um alvará do corpo de bombeiros, que atesta que o local não oferece risco aos trabalhadores e clientes. Já a licença da vigilância sanitária é exigida para os negócios que lidam com alimentos (delivery, restaurantes, padarias…) e saúde, como as farmácias e clínicas.

É importante não só obter essas autorizações como também ficar atento aos prazos de renovação de cada uma delas para evitar multas e até mesmo a interdição da sua loja.

Quando não preciso de alvarás e licenças?

Quem possui um CNPJ MEI já recebe um alvará de funcionamento provisório, que vale por 180 dias. Dependendo da área de atuação do MEI não há necessidade de obter um alvará definitivo. Se o seu negócio for totalmente virtual sem nenhum espaço de uso coletivo ou atendimento ao cliente, por exemplo, está dispensado deste documento. 

Agora, se o MEI atende os clientes de forma presencial, é preciso ter o alvará do corpo de  bombeiros e, se lida com alimentos, a licença da vigilância sanitária.

As regras para licenças e alvarás para MEI variam de acordo com a legislação de cada município. Consulte a prefeitura da sua cidade para saber mais e confira este artigo em nosso blog para entender para que serve cada alvará.

Abra um CNPJ próprio para a sua loja

Muitos empreendedores começam seus negócios na informalidade, por acharem que enfrentarão muita burocracia para realizar o seu sonho, mas não precisa ser assim. O CNPJ MEI, por exemplo, é aberto pela internet e o único imposto que o empreendedor deve pagar é a contribuição mensal que, em 2022, varia de R$ 61,60 a R$ 66,60. Por isso, ele é a melhor opção para quem está começando um negócio agora.

Entre as vantagens de ter um CNPJ próprio para a sua loja está a possibilidade de comprar mercadorias e matérias-primas com melhores valores e condições, além de poder ter acesso a linha de créditos exclusivas para comerciantes.

Se você deseja abrir um CNPJ MEI, é necessário atender a alguns requisitos, veja quais são:

  • Não ultrapassar o faturamento anual de R$ 81 mil;
  • Não ser sócio, administrador ou dono de outra empresa;
  • Ter, no máximo, 1 funcionário contratado;
  • Exercer uma entre as mais de 467 atividades permitidas pelo CNAE.

Abra seu CNPJ MEI de forma prática com o MaisMei

Se você se enquadra nas exigências que apresentamos no tópico anterior e quer se tornar um MEI, conte com a gente para realizar a abertura do seu CNPJ MEI com rapidez e segurança. Contamos com uma equipe especializada que vai conduzir todo o processo e retornar com o seu CNPJ em até três dias úteis.

Além de não se preocupar em cometer erros ao registrar sua empresa, você ainda pode utilizar a nossa ferramenta para gerir as guias de pagamento da contribuição mensal (DAS) do MEI, realizar a Declaração Anual do MEI e muito mais na palma da sua mão!

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