Ei, MEI! Como vai a saúde financeira do seu negócio neste início de ano? Organizar suas finanças nos primeiros meses é essencial para manter as contas no azul. Para facilitar essa gestão, é bom contar com uma conta e cartão de crédito MEI - Microempreendedor Individual, para simplificar a separação dos gastos do negócio e das suas despesas pessoais.

Para começar, um dos pontos importantes que você precisa observar neste momento é a regularização do seu CNPJ. Então, verifique se as guias DAS - Documento de Arrecadação do Simples Nacional estão pagas e a DASN - Declaração Anual de Faturamento do Simples Nacional entregue. Ah, é sempre bom lembrar que você pode checar a situação do seu MEI gratuitamente na nossa ferramenta de Diagnóstico MEI.

Com isso em ordem, é hora de planejar as despesas anuais, desde as fixas até as variáveis. Dessa forma, você consegue traçar seus objetivos e metas mais facilmente. É importante lembrar que, com as finanças organizadas, você tem mais tranquilidade para administrar a empresa no resto do ano e, com as finanças em dia, você tem mais tempo para dedicar ao crescimento do seu negócio.

Mas calma, a gente entende que olhar para as contas logo no início do ano nem sempre é tarefa fácil. Por isso, preparamos este artigo com dicas de como organizar as finanças do negócio, a importância de ter uma conta PJ nesse processo e se vale a pena contar com um cartão de crédito MEI.

Vem com a gente!

Ter uma conta MEI realmente ajuda nas finanças?

Nós já comentamos por aqui, mas nunca é demais reforçar: separar as contas pessoais das empresariais é fundamental para o crescimento de todo negócio. Então, se você ainda não tem uma conta MEI, aproveite esse começo de ano para abrir a sua.

Com uma conta somente da empresa, fica muito mais fácil acompanhar quanto você fatura e quanto gasta com o negócio, o que ajuda muito a entender como está a situação financeira da sua empresa.

Se você não tem esse hábito, uma dica é fazer uma análise de contas do ano anterior. Assim, você consegue ver com clareza quanto está faturando e o quanto precisa investir para faturar mais.

Muitas empresas contam com um sistema de gestão empresarial para ajudar nessa tarefa, pois torna tudo mais prático. Mas vamos combinar que quem é MEI, na maioria das vezes, começa um negócio sozinho. Então, é preciso encontrar uma solução mais viável.

Sendo assim, para ajudar a centralizar os gastos da empresa, você pode contar com cartão de crédito MEI. Com ele, você pode investir no crescimento do seu negócio, pagar parcelado e acompanhar os gastos na fatura.

Vale a pena ter um cartão de crédito MEI?

A cada ano que passa, o número de Microempreendedores Individuais aumenta no Brasil. Em outubro de 2023, o país tinha 15,6 milhões de MEIs. Para você ter uma ideia, os MEIs representam 57,9% dos negócios ativos no país e 76,8% das empresas abertas no primeiro quadrimestre de 2023.

Se analisarmos esses dados junto à realidade econômica de boa parte da população, entendemos por que muitos empreendedores formalizam seus negócios abrindo um MEI. Além de ter acesso aos benefícios previdenciários, com o pagamento mensal do DAS; os empreendedores podem emitir nota fiscal de produtos e serviços, o que possibilita vender para empresas e participar de licitações públicas; e ainda têm acesso facilitado a soluções financeiras, como a abertura de conta PJ e cartão de crédito MEI.

Essa facilidade possibilita que muitos empreendedores possam ter um cartão de crédito empresarial. Esse recurso tem sido uma solução eficiente para gerenciar despesas e otimizar o fluxo de caixa, proporcionando mais flexibilidade financeira aos microempreendedores.

Ao abrir uma conta PJ, você pode solicitar um cartão de crédito MEI exclusivo para o seu negócio. Essa ferramenta não apenas simplifica transações comerciais, mas também possibilita aproveitar benefícios e facilidades que contribuem para o crescimento sustentável do seu empreendimento.

Quais são as vantagens de ter um cartão de crédito MEI?

Uma das principais vantagens do cartão de crédito MEI é a unificação das contas em um só lugar.

Chega de pagar vários boletos separados em que cada um tem uma data de vencimento diferente do outro. Com a fatura do cartão, você tem todas as despesas juntas e com uma data específica para o pagamento.

Você pode utilizar o cartão de crédito MEI para pagar absolutamente tudo do seu negócio (ou quase tudo, vai), como:

  • Fazer a manutenção do estoque;
  • Investir em equipamentos;
  • Pagar contas de energia, água e internet;
  • Pagar fornecedores e prestadores de serviço.

Outro ponto positivo do cartão é o parcelamento das compras. Em casos em que o MEI precisa de maquinários ou matéria-prima com valores mais elevados, a fim de oferecer um melhor serviço ao cliente, o parcelamento pode ser uma ótima pedida para não comprometer o caixa.

E tem mais: cartões de crédito são aceitos em praticamente qualquer estabelecimento, seja para compras no varejo ou atacado ou, até mesmo, para serviços. Uma mão na roda, hein!

Por fim, mas não menos importante, o cartão de crédito MEI pode ser uma ferramenta de controle financeiro. Isso porque o limite do cartão pode ser seu teto máximo de gastos.

Cuidados necessários com o cartão de crédito PJ

Mesmo facilitando os pagamentos recorrentes do MEI, o cartão de crédito precisa ser utilizado com muita cautela e boa administração.

Isso é muito importante porque, ao não pagar as faturas, você pode contrair dívidas com multas e acréscimo de juros. E a cada mês que passa, os valores ficam mais altos, se transformando em uma bola de neve de juros e multas.

Outra dica bem pertinente é escolher o banco ideal para o seu negócio. Hoje, você pode abrir sua conta PJ sem anuidade e tarifas em um banco digital. Além disso, muitos têm condições especiais para incentivar o uso do cartão e também podem zerar a anuidade do seu cartão de crédito MEI. Então, é sempre bom ficar de olho na melhor oferta.

E como falamos, sempre tenha muito claro qual o seu limite de gastos. Pense no seguinte: se seu cartão tiver um limite de R$ 6 mil, mas você só pode gastar R$ 3 mil, evite ultrapassar esse valor para evitar se endividar.

Abra sua conta PJ MEI pelo aplicativo da MaisMei

Todo empreendedor que formaliza o negócio abrindo um MEI com certeza quer fazer sempre mais. E foi para impulsionar esse potencial empreendedor do brasileiro foi que a MaisMei nasceu.

A nossa plataforma te ajuda a cuidar do seu MEI da abertura à gestão das guias de pagamento DAS. E para você que quer crescer mais, pode contar com as soluções financeiras dos nossos parceiros.

Se liga:

  • Com a Cora, você garante uma conta PJ sem taxas e um cartão de débito feito sob medida para o seu negócio. Além disso, você ainda pode emitir boletos e gerenciar todos os seus recebimentos usando apenas o app.
  • Já com o Santander, você tem uma conta PJ completa, um cartão de crédito com zero anuidade, maquininha, capital de giro e vantagens exclusivas para o seu negócio.

Então, baixe agora o app da MaisMei na Apple Store ou Google Play e vem descobrir tudo o que podemos fazer por você e seu negócio!