Antes de dar o primeiro passo para iniciar um negócio, é bem importante avaliar diferentes tipos de microempreendimentos buscando o que mais combina com suas preferências e habilidades. 

Se você quer fazer parte deste grupo, conquistar sua independência financeira e profissional, este artigo vai te ajudar. 

Criamos uma seleção com 14 opções de empreendimentos interessantes no mercado, que necessitam de um investimento relativamente baixo para serem colocadas em prática. 

Se você está pensando em empreender, comece conferindo a nossa seleção abaixo. 

1 - Alimentos

Quando o assunto é o ramo alimentício, as possibilidades são inúmeras. Você pode vender marmitex, bolo de pote, salgados, trufas e muito mais. Uma boa estratégia é se especializar em um tipo de produto e se tornar referência pelo que você oferece.

Se você não pretende abrir um estabelecimento logo no início da atividade, é possível preparar os alimentos em sua própria casa e realizar entregas pelo bairro, ou até mesmo contar com aplicativos para fazer a intermediação entre você e os clientes.

%form_horizontal%

2 – Bebidas

Segundo um estudo encomendado pelo Ibrafig (Instituto Brasileiro do Fígado), 55% dos brasileiros com mais de 18 anos consomem bebidas alcóolicas. Levando em consideração esse número, uma em cada três pessoas consome algum tipo de bebida semanalmente.

Investir na comercialização de bebidas alcóolicas pode ser uma escolha vantajosa para a sua vida financeira

Você pode abrir uma adega, apostar na criação de um e-commerce ou até mesmo atuar em eventos como bartender. 

3 – Food trucks

Basicamente, os food trucks são automóveis como Kombis e caminhonetes com estrutura para preparação e venda de diferentes tipos de refeições. Uma das vantagens deste tipo de empreendimento é a possibilidade de atuar em diferentes locais. 

Churros, pastel, cachorro-quente e hambúrguer são alguns dos alimentos mais encontrados em food trucks. Para quem tem o sonho de abrir um restaurante investindo menos dinheiro, esta pode ser a opção ideal. 

4 – Costura

Investir em um curso e uma máquina de costura é outra maneira de iniciar sua carreira empreendedora. Adquirindo este conhecimento, você pode oferecer serviços de reparo e até mesmo confeccionar roupas e acessórios, tanto para pessoas físicas quanto para empresas. 

%form_horizontal%

5 – Venda de roupas

Que tal buscar fornecedores e comercializar roupas? Nesse caso, é recomendado escolher um nicho para direcionar suas ações, já que existem opções de moda feminina, masculina, infantil etc. 

E você não precisa se limitar às pessoas que você conhece para prosseguir com suas vendas. Atualmente, as lojas online estão em alta, oferecendo entregas para todo o Brasil. 

Para conferir um artigo completo sobre como montar uma loja de roupas, clique aqui.

6 – Venda de bijuterias

Quando o assunto é a venda de bijuterias, uma das melhores dicas é comprar produtos direto da fábrica. Afinal, isso fará com que o seu lucro seja mais expressivo.

Para que você conquiste clientes fiéis, é importante investir em produtos de qualidade, além de diversificar os canais de venda.

7 – Motorista de aplicativo

Uma das principais vantagens de trabalhar como motorista de aplicativo é que seus ganhos dependem da sua produtividade. Por isso, diversas pessoas iniciam neste ramo até mesmo para obter uma renda extra

Para que o seu cadastro seja aprovado, é necessário apresentar CNH definitiva na categoria B, Certidão de Antecedentes Criminais e documentação do carro (CRLV). Dependendo da plataforma que você escolher, é possível que haja outros requisitos.

8 – Manicure e pedicure

No Brasil, não é obrigatório fazer nenhum curso para atuar como manicure e pedicure — e este pode ser considerado um ponto positivo para quem pretende aprender a exercer a profissão por conta própria, seja na prática ou assistindo vídeos no Youtube, por exemplo. 

Caso você planeje seguir nesta carreira, é possível montar uma esmalteria, realizar atendimentos na sua casa ou a domicílio. Ou seja, são diversas possibilidades.

9 – Cabeleireiro

Para quem deseja trabalhar no ramo da beleza, ser cabeleireiro é uma das opções mais comuns. Caso você escolha seguir nesta carreira, vale a pena se profissionalizar para passar mais segurança aos seus clientes.

Isso porque existem diversos tópicos importantes para o domínio da profissão, como aprendizado sobre a estrutura da fibra capilar, colorimetria e corte de cabelo. A fim de direcionar seus atendimentos, também é interessante se especializar em apenas um tipo de público, como feminino ou masculino. 

10 – Maquiador e penteadista

Maquiadores e penteadistas profissionais podem trabalhar prestando atendimento a noivas, formandas, madrinhas e outros tipos de clientes que frequentam eventos sociais. 

Além disso, oferecer cursos de automaquiagem também pode ser uma vantagem para quem deseja expandir as possibilidades de mercado nesta área. Atender a domicílio pode ser uma opção viável para começar investindo pouco. 

11 – Artesanato

Trabalhar vendendo produtos artesanais traz diversas vantagens. Quem tem habilidades manuais pode apostar em tricô e crochê, por exemplo, além de panos de prato bordados e decoração de caixas de madeira ou MDF. 

As possibilidades do artesanato são mais amplas do que muitos imaginam. Camisetas e canecas personalizadas, sabonetes e roupas para pets são alguns nichos de produtos que você pode escolher para começar a empreender

12 – Cuidar de animais de estimação 

Esta profissão se tornou tão comum que já tem nome: pet sitter. O trabalho consiste em realizar cuidados básicos para o bem-estar do animal, como dar comida, água, brincar e passear. 

O serviço costuma interessar quem passa muito tempo fora de casa ou pode ser útil temporariamente, no caso de uma viagem, por exemplo. 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), existem mais de 140 milhões de animais vivendo nos lares brasileiros, sendo 55 milhões de cães e 25 milhões de gatos. Após os dados, nem precisamos dizer que o mercado pet está em alta, não é mesmo?

13 – Limpeza

Se você está começando nesta área, as limpezas gerais e pós-obra são alguns dos caminhos com mais oportunidades. Nesse caso, uma boa estratégia é estudar os valores de mercado na sua cidade para obter mais oportunidades por um preço justo.

Além das opções citadas acima, a área da limpeza se estende em nichos mais específicos, como de móveis, fachadas, elevadores e manutenção de jardins. 

14 – Produtos por catálogo 

Cosméticos, acessórios, perfumes e bijuterias são produtos comumente adquiridos por meio de consultores. Se esta for a sua escolha, vale a pena entrar no site da sua marca de preferência e conferir como funciona o processo de vinculação. 

Também é importante aprender técnicas e abordagens adequadas para as vendas. Afinal, a partir do momento em que os produtos chegam até você, sua desenvoltura e divulgação farão total diferença para o sucesso da sua carreira.

Dicas para que o seu microempreendimento faça sucesso

Após escolher por qual caminho seguir, a ideia é que seu negócio se desenvolva. Por esta razão, é interessante investir na identidade visual da sua marca, com uma logo e cores definidas. 

Além disso, e do profissionalismo, há outro elemento imprescindível para o sucesso da sua empresa: a divulgação, especialmente digital. 

Portanto, inclua seu produto ou serviço nas redes sociais mais utilizadas pelo público, como WhatsApp, Instagram, Facebook e TikTok.

Não deixe de estudar o seu público-alvo e fazer registros do trabalho de forma atrativa. Aproveite as tendências e crie sua própria versão das brincadeiras. 

Se você já escolheu seu modelo de microempreendimento, mas não sabe como levá-lo para o online, temos uma boa notícia: o Programa Avançar conta com um Curso Gratuito em Marketing Digital. Acesse agora e descubra como alavancar a exposição da sua marca.

MaisMei é parceira do banco Santander e do Programa Avançar, um projeto gratuito que visa apoiar você, empreendedor e microempreendedor, na gestão do seu negócio, dando capacitação e ferramentas práticas que melhoram o dia a dia do seu empreendimento.