O MEI para motorista de aplicativo é excelente alternativa para quem escolhe como atividade profissional a vida no trânsito.

E a gente vai te mostrar aqui neste artigo que contar com os benefícios previdenciários, como auxílio-doença e aposentadoria, entre outros, são apenas alguns exemplos das vantagens do MEI para motorista de aplicativo. Por exemplo, tu sabia que o CNPJ MEI pode te dar até 30% de desconto na hora de comprar um veículo novo?

E isso pode ser um grande diferencial para o motorista empreender, seja dirigindo ou não. Então, a gente selecionou os temas aqui embaixo para provar que o MEI para motoristas de aplicativo funciona muito melhor que a informalidade:

Motorista de aplicativo pode ser MEI?

De acordo com o Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e a Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec), o Brasil tem, atualmente, mais de 1,6 milhão de pessoas atuando como motoristas ou entregadores de aplicativo.

O estudo, divulgado em abril de 2023, mapeou o perfil dessas pessoas. Olha só:

  • 🚘 Motoristas
    - 95% são homens e 5% são mulheres;
    - 60% possuem ensino médio completo;
    - 62% são pretos ou pardos, 35% são brancos, 3% são amarelos e 1% é indígena;
    - A idade média é de 39 anos.

  • 🏍 Entregadores
    - 97% são homens e 3% são mulheres;
    - 59% possuem ensino médio completo;
    - 68% são pretos ou pardos, 29% são brancos, 2% são amarelos e 1% é indígena;
    - A idade média é de 33 anos.

Além disso, a pesquisa mostrou que parte desses motoristas têm outras atividades em paralelo aos aplicativos. 63% dos motoristas e 52% dos entregadores trabalham exclusivamente com app para motorista de aplicativo, enquanto 37% dos motoristas e 48% dos entregadores possuem outros trabalhos.

Respondendo a pergunta que é o título deste artigo: sim, o motorista de aplicativo pode ser MEI. Tanto que o CNAE de motorista independente (5229-0/99) aumentou aproximadamente 488,79%, dentro da base de usuários da MaisMei entre 2021 e 2023.

Vantagens do MEI para motorista de aplicativo

Se você está pensando em abrir um MEI (Microempreendedor Individual) como motorista de aplicativo, é importante conhecer as vantagens que a criação de um CNPJ MEI oferece.

Confere as principais vantagens do MEI para motoristas de aplicativo.

Benefícios do INSS

Ao abrir um CNPJ MEI, você tem acesso a uma série de benefícios previdenciários, como:

  1. Auxílio-maternidade
  2. Auxílio por incapacidade temporária
  3. Auxílio-reclusão
  4. Aposentadoria por incapacidade permanente
  5. Aposentadoria programada
  6. Pensão por Morte

Além dessa série de benefícios, há vantagens que o motorista de app precisa se ainda tá em dúvida virar MEI.

%form_horizontal%

Notas Fiscais

Por mais que os motoristas de app não sejam obrigados a emitirem notas fiscais, por atender pessoas físicas, o recurso pode ajudar caso surja alguma oportunidade de prestação de serviços a Pessoas Jurídicas, como translado para empresas, por exemplo. Nestes casos, a emissão de nota fiscal é obrigatória.

Crédito Facilitado

Outra vantagem do MEI é o acesso ao crédito bancário para pessoa jurídica, que tem taxas de juros mais baixas e menos burocracia. Além disso, entre os serviços financeiros disponíveis para o CNPJ está maquininha de cartão, até sem mensalidade em alguns casos.

Compra de carro 0 com até 30% de desconto

Com certeza, essa é uma das maiores vantagens para MEIs motoristas de aplicativo.

Diversas montadoras, como Fiat, Renault, Volkswagen e Chevrolet, possibilitam a compra de um carro zero quilômetro com descontos que chegam a 30%?

Para ter acesso ao desconto, é necessário apresentar:

Ainda é importante lembrar que o limite de compras permitido pelo MEI não pode passar de 80% do valor bruto de todas as receitas, ou seja, R$64.800.

Além disso, o carro adquirido com o benefício só pode ser vendido após um ano.

Tributação simplificada

O MEI tem uma tributação simplificada, ou seja, paga apenas uma guia de impostos por mês, conhecida como DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Isso garante a isenção de diversos tributos, com o profissional arcando apenas com um valor fixo do INSS, ISS ou ICMS.

Como abrir MEI para motorista de aplicativo

Para quem se convenceu a criar um CNPJ MEI como motorista independente (CNAE 5229-0/99), listamos aqui o passo a passo “mastigadinho” para você vencer essa missão.

Para registrar um MEI como Motorista Independente:

  • Acesse o Portal do Empreendedor.
  • Clique na opção "Formalize-se".
  • Escolha a alternativa "Microempreendedor Individual (MEI)".
  • Preencha suas informações pessoais e de contato.
  • Selecione a atividade CNAE 5229-0/99 - "Outras atividades auxiliares dos transportes terrestres não especificadas anteriormente".

Anexe os documentos necessários, que podem incluir:

  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, categoria B.
  • Certidão de Antecedentes Criminais.
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
  • Outros documentos solicitados pelas autoridades locais, se aplicável.
  • Realize o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 60,65. Aguarde a aprovação do seu registro.

Consultar um contador ou alguém que já fez o processo pode ajudar a economizar algumas horas. Algumas regiões também possuem regras específicas, então, em último caso, busque informações sobre a atuação com porta-vozes responsáveis pelo assunto na sua cidade.

App para motorista de aplicativo MEI

A gente sabe que sobram alternativas para motoristas de app. Escolher entre Uber, 99, InDriver, entre outros, pode ser considerada até uma decisão estratégica.

Esse ponto foge do nosso escopo, porém, a gente tem um app para motorista de aplicativo MEI que, seja qual for o que ele escolha usar, dá acesso a um conjunto de ferramentas que simplificam a gestão do CNPJ: o aplicativo da MaisMei.

Com mais de 2 milhões de usuários cadastrados, nós estamos prontos para te ajudar a formalizar sua atividade como motorista de aplicativo de forma rápida e eficaz.

Nossa equipe de especialistas está te esperando para você voltar a se concentrar no que realmente importa: o seu trabalho, aumentando as chances de você alcançar o sucesso na sua jornada como motorista de aplicativo MEI.

Baixe nosso aplicativo agora mesmo! Disponível na Play Store e App Store.