Desde os últimos acontecimentos no cenário tecnológico no mundo, os e-commerces, no bom português, comércios eletrônicos, viraram um fenômeno. Nós não estamos falando de maneira superficial, pois, os números da ABComm, empresa de análise de dados da Forekast Tecnologia, deixam bem claro a importância deste mercado.

Sendo assim, em 2023 o faturamento do e-commerce foi de R$ 185,7 bilhões, se comparado ao ano anterior, houve um aumento de R$ 16,1 bilhões no faturamento. Além disso, outro número super interessante é a quantidade de compradores, segundo o mesmo grupo, cerca de 88 milhões de pessoas fazem compras online no país. Isto é, gerando cerca de 365 milhões de pedidos nas diversas plataformas de vendas online para MEIs, pessoas físicas e outras empresas.

O universo de marketplaces é gigante e traz muitas oportunidades para você que deseja expandir seu comércio e ainda tem dúvidas de como o fazer. Por isso, neste texto daremos um guia completo de vendas nos comércios digitais para você começar suas vendas em breve.

Sou MEI, posso vender online?

Primeiro, vamos responder uma questão básica. Sim, o Microempreendedor Individual (MEI) pode vender online.  

Deste modo, é importante lembrar que não existe nenhuma lei ou restrição que impeça as vendas online de emitirem nota fiscal como Microempreendedoras Individuais

Ou seja, essa modalidade de negócio permite que você venda seus produtos e/ou serviços pela internet, seja por meio de um site próprio, redes sociais ou marketplaces.

Porém, não se esqueça! Vender online exige que você seja organizado com suas obrigações fiscais e também com o controle de suas entradas e saídas. Isto é, ter um bom estoque, acompanhamento atento das suas vendas e dos seus clientes são quesitos essenciais para o sucesso neste tipo de mercado.

O que é marketplace (shopping online)?

Antes de nos aprofundar no universo dos marketplaces, precisamos entender o que eles são. Resumidamente, um marketplace é um ambiente virtual onde diversos vendedores oferecem seus produtos ou serviços em uma única plataforma. Sendo assim, eles possuem uma missão importante, que nada mais é do que conectar, compradores e vendedores, facilitando as transações comerciais.

Para que você entenda melhor, pense assim. Os marketplaces funcionam como se fossem shoppings virtuais onde diferentes vendedores podem usar a plataforma para apresentar e comercializar seus produtos. Assim, eles também são os locais onde os consumidores podem comprar esses produtos de várias fontes diferentes. 

Além disso, é relevante ressaltar que os ambientes de vendas onlines favorecem a avaliação. Ou seja, os próprios compradores podem avaliar na plataforma o atendimento, a qualidade do produto e se recomendam para outras pessoas. Assim, possibilitando a interação entre pessoas algo mais fácil, o que é mais complicado no shopping físico.

Principais marketplaces para vender online no Brasil:

  • Mercado Livre: um dos gigantes dos marketplaces brasileiros. O Mercado Livre oferece uma ampla variedade de categorias de produtos, o que o torna uma ótima opção para a maioria dos vendedores.
  • Shopee: a Shopee é um marketplace asiático e que é conhecido por quase todo mundo. Por isso, ela vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Assim, uma das características da plataforma são seus preços baixos e frete grátis.
  • Magazine Luiza: o Magalu é um dos maiores varejistas do Brasil e também conta com um marketplace de sucesso. Devido a isso, a plataforma oferece uma variedade de categorias de produtos.
  • Americanas: apesar dos cenários controversos da empresa, o marketplace Americanas é outra boa opção para vendedores que desejam alcançar um público amplo.
  • Amazon: um dos maiores fenômenos mundiais das vendas online, a Amazon é a maior loja online do mundo e também conta com um marketplace de sucesso aqui no Brasil. Assim como as demais, ela oferece uma ampla variedade de categorias de produtos e é uma ótima opção para vendedores que desejam alcançar um público internacional e querem estar em uma plataforma renomada.

Como funciona a emissão de notas fiscais para MEIs que vendem por marketplace?

Os microempreendedores individuais podem ser dispensados de emitir notas fiscais para pessoas físicas, mas devem fazê-lo para pessoas jurídicas. Entretanto, é preciso ficar atento a um detalhe. Isto é, dentro do contexto dos marketplaces, não emitir nota fiscal pode limitar a visibilidade de seus anúncios, por isso, pense bem sobre isso.

Por outro lado, tanto o vendedor quanto a plataforma do marketplace devem emitir Nota Fiscal. Assim, sendo a NF-e (Nota Fiscal eletrônica) de responsabilidade dos vendedores e a NFS-e (Nota Fiscal de Serviço eletrônica) de responsabilidade do marketplace.

Como ter uma loja online pode melhorar suas vendas?

A princípio, ter uma loja online pode aparentar ser algo complexo, mas não é. Porém, para se aventurar no mercado digital e nas lojas online é preciso dedicação, organização e planejamento.

Portanto, se você quer melhorar suas vendas e ampliar o alcance do seu negócio, você terá que estar atento a tudo o que acontece. Isto é, para ter sucesso neste universo é preciso atender bem seus clientes, fazer boas propagandas, ter bom preço e oferecer produtos com um bom custo-benefício.

Quais os principais benefícios de vender online?

Existem diversos benefícios de vender online, alguns deles são:

  • Maior alcance: você poderá vender para clientes em todo o Brasil, podendo até fazer vendas para pessoas que estão no exterior;
  • Menos custos: seus custos poderão ser reduzidos, pois você não precisará pagar aluguel de loja e ter outros gastos relacionados;
  • Mais flexibilidade: a liberdade geográfica pode ser um dos benefícios a depender do tipo de produto e serviço que oferece. Assim, você poderá trabalhar de qualquer lugar, a qualquer hora;
  • Maior controle: nas vendas online tudo deve ser bem organizado. Por isso, você tem total controle sobre sua loja e seus produtos;
  • Menos burocracia: por ser em um ambiente digital, abrir uma loja online é muito mais fácil do que abrir uma loja física, pois você terá menos papelada e mais tempo para o que realmente interessa;
  • Possibilidade de vender 24 horas por dia: o melhor de todos os benefícios, sua loja estará sempre aberta para receber pedidos, ou seja, poderá sempre vender, mesmo enquanto você está descansando.

Quais as principais desvantagens de vender em um marketplace?

Apesar dos vários benefícios, nem tudo são flores! Isto é, vender em plataformas online pode ser algo com alguns desafios, como, por exemplo:

  • Concorrência: você vai competir com outros vendedores, por isso, ter uma boa estratégia e dedicação é essencial;
  • Comissões: apesar de não haver custos com estabelecimentos, os marketplaces cobram comissões sobre cada venda realizada. Porém, não se assuste, as comissões não vão acabar com o seu lucro;
  • Dificuldade em se destacar: por ser ambientes com muita concorrência, pode ser difícil se destacar em um marketplace com tantos vendedores. Apesar disso, tendo estratégias de marketing efetivas, você vai sair na frente e ter destaque.

Como escolher o melhor comércio online para seu tipo de negócio?

Como visto acima, existem diversas plataformas nas quais você poderá fazer suas vendas online como MEI. Entretanto, é preciso saber escolher, pois, mesmo cada uma delas possuindo muitos benefícios, ainda assim, é necessário fazer uma avaliação.

Sendo assim, a escolha da melhor plataforma de comércio online para o seu negócio deve levar em conta vários aspectos, tais como: funcionalidade, tecnologia, ecossistema do fornecedor e custo. 

Por outro lado, todo esses aspectos devem estar alinhados com as necessidades e expectativas do negócio, tanto no presente quanto no futuro. Por isso, é importante considerar os diferentes tipos de e-commerce disponíveis, pois a partir daí você poderá escolher o que melhor se adapta ao seu tipo de negócio.

Desta forma, ao avaliar cada um deles leve em conta critérios como:

  • Público-alvo: o marketplace que você escolher deve ter um público-alvo compatível com o seu. Ou seja, não adianta você querer vender produtos de alto padrão em lojas online que são para produtos de médio e baixo padrão;
  • Taxas: não se esqueça de comparar as taxas cobradas por diferentes marketplaces antes de escolher um. Assim, você garantirá que chegará mais lucro até o caixa da sua empresa;
  • Ferramentas: alguns marketplaces oferecem ferramentas que podem ajudar você a vender mais, como ferramentas de marketing e logística. Sendo assim, alinha o que você precisa e o que elas oferecem, quanto mais benefícios você tiver, melhor será para o seu crescimento.
  • Reputação: ter uma boa reputação é crucial para o sucesso, tanto para a sua loja, quanto para o marketplace. Portanto, escolha um marketplace com boa reputação.

Como vender mais na internet?

Vender na internet é um caminho com muitos benefícios, mas também tem suas dificuldades. Por isso, é interessante que você tenha conhecimento de como fazer isso de maneira mais efetiva. Sendo assim, para vender mais na internet, é fundamental investir em estratégias de marketing digital. 

Por exemplo, otimização dos mecanismos de pesquisa para que o público encontre seu negócio com facilidade, uso de redes sociais para divulgação e relacionamento com clientes, criação de conteúdo relevante, oferta de promoções e descontos, entre outras ações que visem atrair e fidelizar clientes online.

Assim, seja estratégico nas suas vendas, use do máximo do tráfego orgânico e das famosas “tendencias”, onde você usa do que está bombando nas redes sociais para vender o seu produto.

Não tenha medo de conversar com o seu público-alvo, apresente seu produto e mostre onde eles podem comprar. Desta forma, você poderá criar uma rede cada vez maior de clientes e expandir seu negócio, seja em um marketplace ou  na sua própria loja online. 

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