O título e o conceito que são escolhidos para representar uma empresa desempenham um papel central no nível de receptibilidade do público. Assim, a importância do design deve ser considerada como fator de sucesso para qualquer negócio.

O conjunto de formas que compõe o design de uma identidade visual, por exemplo, causa diversas sensações quando é visto pela primeira vez e, com o passar do tempo e as experiências vivenciadas, emoções e memórias específicas se tornam vinculadas àqueles formatos e cores.

No segmento da saúde, não é diferente: o design deve ser utilizado para transmitir credibilidade e profissionalismo e é um fator que pesa na procura e escolha por serviços médicos, especialmente quando se trata de pequenas clínicas.

Entenda como o design se aplica às pequenas e médias empresas e o poder de influência simbólico que um título e conceito bem desenvolvidos representam. Vamos lá!

De que maneira o design transmite profissionalismo e cria a consciência de marca?

Cada pequeno detalhe que é utilizado para representar a identidade de uma empresa contribui para transmitir a mensagem desejada.

Assim, uma linha discreta, as cores priorizadas, as formas geométricas e o número de elementos servem para representar os valores e ideais que um profissional ou organização deseja demonstrar para o mercado e para a sociedade.

Por isso, um designer profissional levará em conta conceitos de psicologia e neurociência para prever o comportamento do consumidor e criar um conceito e uma identidade que se alinhe com o que ele necessita e busca.

A partir do momento em que conceito, títulos e designs são definidos e passam a ser difundidos no mercado, a identidade visual passa a ser um símbolo reconhecível e representativo de determinada empresa.

Quanto mais bem-sucedidas forem as estratégias para a construção de uma imagem consistente, séria e profissional, maior será a consciência de marca. No segmento da saúde, esse reconhecimento é essencial para transmitir valores como seriedade e excelência.

Como o design pode ser usado para evidenciar os diferenciais do negócio?

O design que representará uma empresa no segmento da saúde leva em consideração perfil do profissional ou da clínica, serviços oferecidos, missão, visão e valores, bem como os diferenciais frente aos concorrentes.

Além disso, há outros conceitos que podem ser explorados para transmitir ideais: a trajetória, a tradição ou a busca por inovação. A identidade visual conta uma história e evidencia os diferenciais pelos quais a empresa deseja ser reconhecida.

O exemplo da Cleveland Clinic

O logo da Clínica de Cleveland, por exemplo, transmite pioneirismo médico e excelência como instituição de saúde de primeira linha.

O símbolo é composto por um quadrado menor central da cor branca que sobrepõe parcialmente dois quadrados azuis posicionados na parte superior e dois quadrados verdes estabelecidos na parte inferior.

O elemento central é utilizado para evidenciar o lema “pacientes em primeiro lugar”. Já os outros quatro quadrados que aparecem no “background” do logo são os quatro pilares da missão da instituição: atendimento ao paciente clínico e hospitalar, educação e pesquisa. Além disso, também homenageia os quatro fundadores da clínica.

Além do verde ser tradicionalmente associado às ciências médicas, nesse contexto, faz referência à Fundação Clínica de Cleveland. O azul está ligado às cores majoritárias do sistema de saúde e transmite segurança, seriedade e possibilidades ilimitadas.

Qual é o peso e a importância do design para aumentar a carteira de clientes?

Se o design utilizado para representar uma empresa no segmento da saúde transmite todas as ideias mencionadas acima, o conceito e a identidade visual da organização geram uma expectativa para clientes que procuram por seus serviços. Em outras palavras, os conceitos, títulos e designs são uma promessa feita pela empresa.

Entretanto, as percepções e sensações provocadas por um design são inconscientes. Assim, as cores e formas de uma identidade visual, especialmente quando vistas pela primeira vez, criam rapidamente um conjunto de impressões que pesam na escolha por um serviço médico.

Por isso, conceitos bem desenvolvidos e um design profissional chamam a atenção de potenciais consumidores e contribuem para aumentar a carteira de clientes de um profissional da saúde.

As pequenas e médias empresas desse setor podem utilizar esses recursos para ganhar espaço e se consolidaram no mercado.

Ademais, a importância do design se evidencia na medida em que serve como base para a construção de uma imagem consistente e sólida que será reconhecida facilmente pelo público em geral.