O Selo RA1000 é um reconhecimento oferecido às empresas com as melhores avaliações de atendimento no Reclame AQUI. O  site é uma das principais fontes de pesquisa sobre a reputação e a credibilidade de produtos e serviços.

Nós entramos no Reclame AQUI há dois anos e, desde agosto de 2022, estamos entre as  empresas brasileiras com o selo RA1000. A recompensa nos surpreendeu, ainda mais porque ela chegou após uma ação urgente para responder a uma tentativa de golpe denunciada por alguns clientes e também Microempreendedores Individuais (MEIs) que não utilizavam a nossa plataforma.

Decidimos compartilhar essa história aqui para que outros empreendedores, principalmente os MEIs, percebam a importância de ações que podem parecer óbvias, mas que mudaram o status do atendimento da nossa marca (e de muitas outras, também).

Agora, chega de papo: descubram como nossa avaliação foi do ‘Regular’ ao ‘Ótimo’ em algumas semanas e nos colocou no padrão de excelência exigido para o Selo RA1000.

Antes de tudo, o que é o Reclame AQUI?

O Reclame AQUI é a maior plataforma de solução de conflitos da América Latina. Há mais de 20 anos no mercado, a empresa já mediou milhões de situações entre consumidores e empresas. Além disso, mensalmente, milhões de pessoas visitam o site para avaliar a reputação de empresas e marcas.

A intenção é oferecer mais segurança aos consumidores e credibilidade às empresas. Por falar nisso, a virada de chave nas nossas avaliações foi uma ação em que ajudamos empreendedores expostos a um golpe.

Como alcançamos o Selo RA1000

Normalmente, nossas segundas-feiras são de alinhamentos de projetos e cronogramas. Tranquilas, em sua maioria. Mas, em agosto de 2022, um fluxo incomum de reclamações movimentou a manhã e os chats dos times da MaisMei.

Recebemos dezenas de queixas em nossa página no Reclame AQUI, o que mobilizou instantaneamente nosso Atendimento e Marketing para entender o que tinha acontecido. Nossos especialistas, contadores e advogados descobriram que se tratava de um golpe.

Explicamos tudo aqui, mas, resumindo, os criminosos enviam mensagens para Microempreendedores Individuais (MEIs) cobrando o pagamento de uma taxa relacionada ao seu CNPJ. A partir da descoberta, criamos um plano de ação para esclarecer e proteger as pessoas.

O foco era evitar que as pessoas pagassem o boleto enviado, então, publicamos avisos nas redes sociais, blog, aplicativo. Nossos consultores também receberam alinhamentos e, em poucas horas, milhares de pessoas eram alertadas. A imprensa, inclusive os principais veículos do país, como o G1, também quiseram saber sobre a Taxa Associativa, afinal, a cada dia surgiam novos casos e exemplos de abordagens.

O susto foi grande, mas naquele momento algo ficou ainda mais claro: nosso atendimento vai muito além de responder a dúvidas, inclusive a mesma, várias vezes ao dia. Na verdade, é uma construção diária somada com muita dedicação para atender às necessidades das pessoas que buscam ajuda.

8 dicas para construir um atendimento padrão RA1000

Sabemos que atender bem o público, e ainda mais os nossos clientes, é sempre o melhor investimento. Os aprendizados da experiência que contamos aqui provam isso.

Listamos essas 8 dicas 'acima da média' para quem deseja oferecer um atendimento com padrão RA1000. 

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  1. Empatia: aqui na MaisMei nos colocamos no lugar do cliente. Queremos saber as necessidades e sentimentos das pessoas. Isso cria um vínculo emocional que facilita muito a resolução de problemas.

  2. Agilidade nas respostas: respondemos aos clientes o mais rápido possível, mostrando que valorizamos o tempo deles.

  3. Comunicação fácil e didática: treinamos muito e contamos com ajuda de profissionais para comunicar de forma clara, simples e resolutiva. Comunicação é o segredo quando o assunto são conexões duradouras.

  4. Foco em soluções: nosso time é treinado para olhar as situações como oportunidades de evolução e aprendizado. Até aqui, é o melhor caminho para lidar com reclamações e problemas.

  5. Conhecimento do cliente: refletimos muito sobre as características e contextos individuais de nossos clientes. A personalização, mesmo que sutil, faz com que as pessoas se sintam especiais e acolhidas.

  6. Amplificação da nossa voz: além das redes sociais, oferecemos outros canais de comunicação específicos para clientes e público em geral. Nossas informações estão acessíveis onde for mais conveniente para para as pessoas, independente do grupo que ela faz parte.

  7. Antecipação de necessidades: temos uma lista de ações específicas para situações que podem surgir no contexto de nosso negócio, assim como do MEI. Além disso, investimos continuamente para melhorar os nossos serviços.

  8. Avaliação de resultados: acompanhamos a evolução da avaliação do nosso atendimento, como o tempo médio de resposta e o índice de resolução. Isso nos ajuda a identificar melhorias, mudar processos e até usar novas tecnologias para fazer a experiência do público ainda melhor.

Além disso tudo, pedimos sugestões e ouvimos nossos clientes regularmente. As pessoas valorizam empresas que as escutam e, normalmente, retribuem isso com fidelidade e indicações.

Referência quando o assunto é MEI

Além de conteúdos como este, que ajuda os Microempreendedores Individuais a oferecerem o melhor aos seus clientes, nós desenvolvemos uma plataforma com diversas soluções para aqueles brasileiros que querem ir além.

Quer conhecer mais do nosso trabalho? Baixem nosso app! É gratuito e está disponível para iOS e Android.