Cuidar da saúde é uma preocupação cada vez mais evidente de todos nós. E um plano de saúde facilita nesse cuidado, principalmente em um cenário de pandemia. A boa notícia é que para quem tem seu CNPJ como MEI, há planos de saúde empresariais que atendem às necessidades dos microempreendedores, ou até mesmo planos feitos especificamente para essa categoria. 

O plano de saúde MEI é uma novidade que chega com muitas facilidades para assegurar o cuidado com a saúde. Com tanta oferta e empresas no mercado, o importante é contratar um que possa realmente suprir as necessidades individuais do dono do negócio.

E é por isso que preparamos esse artigo: para sanar as principais dúvidas em relação ao tema e ajudar na escolha desse produto tão indispensável nos dias de hoje. Continue a leitura e avalie quais são as suas necessidades com um seguro desse tipo.

Vamos lá?

Como escolher o melhor plano de saúde MEI?

Plano De Saude MEI

Bom, o melhor plano vai ser aquele que realmente vai suprir a sua necessidade com a contratação. Os melhores planos costumam oferecer vantagens realmente especiais, mas para fazer a escolha certa é necessário avaliar os prós e contras de cada oferta no mercado.

Algumas seguradoras oferecem benefícios que vão além dos serviços hospitalares, conheça alguns dos benefícios que são possíveis de adquirir:

  • Planos com tratamento preventivo e não somente depois da doença;
  • Time de saúde, composto por médico, enfermeiro e coordenador de saúde;
  • Atendimento presencial e virtual;
  • Quartos coletivos ou individuais;
  • Parceria com redes de academias e saúde mental;
  • Atendimento conveniado em pronto atendimentos de hospitais renomados;
  • Cobertura consultas, exames, partos, internações, cirurgias e tudo que estiver no rol da ANS (Agência Nacional de Saúde);
  • Seguro viagem;
  • Convênio com redes hospitalares, clínicas e laboratórios; e
  • Sem coparticipação, ou seja, você não paga nada a mais a cada serviço utilizado.

É difícil que alguma coisa da lista acima não seja realmente uma necessidade, não é mesmo? Agora que você já sabe o que algumas das melhores seguradoras oferecem, é importante se atentar a mais alguns pontos, o que pode interferir diretamente no valor do plano e, mais do que isso, na qualidade do serviço prestado.

Veja só:

Taxa de coparticipação 

Num primeiro momento, planos com mensalidades reduzidas podem parecer mais atrativos, mas você deve entender o que esse valor oferece. Assim como existem planos que não cobram taxa de coparticipação, existem os planos que cobram.

Isso quer dizer que você pode pagar uma mensalidade menor, mas terá que cobrir uma parte dos gastos. As taxas costumam variar entre 20% a 50% e isso pode acabar sendo um valor bem alto e inesperado. Atente-se para a taxa e teto de coparticipação, assim você conseguirá avaliar qual o melhor plano para a sua realidade.

Número de vidas

Nos casos de plano de saúde para MEI, a maior parte dos planos exige que o contrato seja feito para, no mínimo, duas pessoas, podendo incluir mais pessoas, seja com vínculo familiar ou empregatício. Isso acontece porque é permitido ao empreendedor a contratação de um funcionário, o qual pode usufruir do benefício.

Por outro lado, se o MEI não possuir funcionários, será preciso contratar com um familiar ou dependente. Lembrando que alguns planos são mais flexíveis e permitem a contratação a partir de 1 vida, enquanto outros exigem o mínimo de 3 participantes. É importante analisar esta questão também.

Documentos

Vale lembrar que para o momento da contratação, é necessário separar alguns documentos, tais como: 

  • Cópia do RG;
  • Cópia do CPF; 
  • Comprovante de residência;
  • Cartão do CNPJ (emitido pela Receita Federal); e 
  • Certificado de Condição do Microempreendedor Individual. 

Você pode visualizar seu Cartão do CNPJ e Certificado de Condição do Microempreendedor Individual através do app ou web app MaisMei. Além dos documentos já citados, é possível que a operadora do plano de saúde escolhida por você solicite informações adicionais.

Quanto tempo de MEI para fazer plano de saúde?

Por determinação da Agência Nacional de Saúde, o tempo mínimo para adquirir um plano de saúde com um CNPJ MEI é de 6 meses. Entretanto, a maior parte dos planos oferecem produtos para empresas com CNPJ ativo há pelo menos um ano. Ou seja, quem tem entre 6 e 11 meses de MEI consegue encontrar opções de planos, mas é necessário pesquisar bem. 

Posso deduzir plano de saúde MEI do IRPF?

A resposta, nesse caso, é não. Se você contratou o plano de saúde pelo CNPJ e faz o pagamento do contrato por meio da pessoa jurídica, você não pode deduzir esta despesa como gasto com saúde no Imposto de Renda de Pessoa Física.

Afinal de contas, a abertura do CNPJ acontece por várias razões, sendo uma das principais a formalização da sua empresa e a profissionalização do seu negócio, o que inclui separar as contas pessoais das da empresa.

Quais as vantagens de contratar um plano de saúde MEI?

Bom, além de estar assegurado para qualquer eventualidade — e, como vimos acima, poder fazer tratamentos preventivos com os melhores do mercado —, quem contrata plano de saúde pelo MEI tem algumas vantagens a mais, como descontos de até 50% em comparação ao plano individual familiar.

A redução de custos é o que mais chama a atenção dos donos de seus negócios. Ainda assim, uma outra vantagem é poder oferecer um bom plano de saúde no momento de contratar um colaborador. Quem não vai querer trabalhar e estar assegurado ao mesmo tempo? Oferecer esse benefício ao colaborador que já foi contratado é também uma forma de reter esse talento em sua empresa.

E se você se interessou com tantas vantagens e quer cotar um plano de saúde MEI que tenha cobertura para toda aquela lista de vantagens estabelecidas nesse artigo, entre em contato com quem é especialista no assunto.

Se você mora no Município de São Paulo, sem compromisso, você pode conhecer o plano Sami Sol. A Sami é uma empresa parceira do MaisMei e você pode conhecer ainda mais a fundo todas as vantagens, benefícios e deixar você, seus dependentes e colaboradores assegurados. Afinal de contas, quem é MEI depende exclusivamente de si próprio, não é mesmo?