Um Microempreendedor Individual (MEI) normalmente trabalha sozinho ou no máximo tem um funcionário, ou um sócio. Sendo assim, ele precisa realizar tarefas de diferentes áreas da sua empresa, como responder clientes, entrar em contato com fornecedores e fazer a gestão financeira. Dessa forma, contar com aplicativos para MEI, que auxiliam a otimizar essas tarefas, é a melhor alternativa.

Há aplicativos para todas as áreas de uma empresa. Assim, o MEI pode se organizar melhor apenas por meio do seu celular. A seguir, você irá conferir aplicativos para MEI que o ajudarão na gestão da sua empresa.

1. Meu Caixa

Fazer a gestão do caixa e dos clientes é essencial para manter o financeiro em dia. O Meu Caixa é um aplicativo que possibilita exatamente isso, controlar as vendas e o cadastro dos clientes. 

Assim, por meio dele o MEI tem acesso ao histórico de vendas. Ele é um app simples e intuitivo e é bem útil para pequenos negócios

2. Code Money

O Code Money é um aplicativo de solução financeira. Com ele o MEI pode realizar pagamentos, fazer cobranças, transferir dinheiro e até pagar à distância. Sendo assim, ele pode pagar e receber pelo Code Money.

Então, mesmo que já tenha uma máquina de cartão, o MEI pode oferecer essa nova forma de pagamento. Aliás, as carteiras digitais já estão ganhando mais espaço entre os cartões e o dinheiro físico. E como para utilizá-la é necessário apenas um smartphone, ela se torna uma boa opção para quem é MEI e não tem como investir muito com máquina de cartão.

3. Google Drive

O Google Drive é um serviço de armazenamento de arquivos. Assim, sempre que receber um documento online, como notas fiscais, em vez de imprimir tudo e guardar no seu escritório, você pode criar pastas no Google Drive e armazenar os arquivos lá.

Além disso, digamos que você irá fazer a apresentação de um novo produto para um cliente. Dessa forma, você criar sua apresentação por meio da ferramenta disponível no Google Drive. 

A criação de planilhas é outra ferramenta muito importante do Google Drive. Assim, em vez de criar planilhas no Word, com o risco de dar uma pane no computador e perder tudo, você pode desenvolver elas pelo aplicativo do celular e tê-las sempre à sua disposição, desde que tenha internet.

4. Trello

O Trello é um aplicativo de gerenciamento das suas tarefas. Por meio dele, você pode inserir quais tarefas precisa cumprir, anexar arquivos e definir uma data de entrega. Assim, sempre que estiver próximo da tarefa vencer, o próprio aplicativo envia uma notificação para o seu smartphone.

Além disso, se você trabalha com mais pessoas em sua empresa MEI, pode adicioná-las nos projetos que tiver em seu Trello. Essas pessoas têm acesso aos cards daquele projeto. Isso faz com que todos estejam alinhados com o que precisa ser feito para dar continuidade ao negócio.

Por exemplo, você pode criar um projeto para um novo produto que está lançando e definir quais tarefas precisam ser feitas antes do lançamento. Além disso, pode delegar as tarefas às pessoas da equipe.

Agora que você conhece diferentes aplicativos para MEI que o ajudarão na gestão do seu negócio, é só começar a testá-los. A maioria dos apps que citamos são gratuitos e estão disponíveis tanto para sistemas Android como para iOS.