Descubra os melhores livros de empreendedorismo e se capacite ainda mais

Empreendedorismo hoje é um assunto em voga. Inclusive, já são centenas - para não dizer milhares - de livros de empreendedorismo e é praticamente impossível ler todos.

Um bom profissional, independentemente do ramo de atuação, deve entender do assunto. Afinal, quando se fala de empreendedorismo, muitos confundem o significado da palavra. 

Um empresário, por exemplo, deve ter um perfil empreendedor. Porém, hoje já é exigido de diversos profissionais a capacidade de se reinventar, de acompanhar as tendências do mercado, de inovar e de ser propositivo. Talvez, seja essa a melhor definição de perfil empreendedor.

Pensando em tudo isso, nós, do 12min, filtramos os livros de empreendedorismo que acreditamos serem os melhores. Já demos o primeiro passo para que você se capacite ainda mais e esteja preparado para acompanhar o mercado, não importando qual é o seu objetivo final. Agora, só depende de você! Vamos lá! 

Administração de Alta Performance - Andy Grove

Nessa obra, o ex-CEO da Intel deixa claro que o foco de um bom gestor deve ser em resultados. Andy Grove desenvolveu esse livro para diretores, gerentes e todos aqueles que lidam com muitas pessoas em sua rotina, tendo que equilibrar os interesses de todos. Um bom empreendedor deve ter clareza de como a organização funciona e precisa saber levar seu time a acompanhar suas ideias, produzindo algo de valor.

A Arte de Fazer Acontecer - David Allen

Esse livro pode não tratar exatamente de empreendedorismo, mas propõe um método incrível para alavancar sua produtividade. E quem não quer ser mais produtivo? Leitura essencial para qualquer empreendedor, que tem ideias a mil e precisa organizar melhor sua rotina.

A Startup Enxuta - Eric Ries

Se seu objetivo com o empreendedorismo é entender melhor sobre o mundo das startups (quem sabe até começar uma!), esse livro é para você. Eric Ries é um dos maiores pensadores desse meio e escreveu essa obra com o intuito de ajudar empresas a alavancarem seus negócios através de um modelo de experimentação rápida e constante.  Está entre os melhores livros de empreendedorismo!

Roube como um Artista - Austin Kleon

O verdadeiro empreendedor preocupa-se com sua criatividade. Afinal, para se posicionar e se manter firme no mercado, é necessário inovar e se reinventar constantemente. Austin Kleon aborda temas como a originalidade e também a importância de buscar referências naquilo já existe como processo para criar algo novo. Bastante interessante!

Empresas Feitas para Vencer - Jim Collins

Esse best-seller se baseia nos resultados de uma pesquisa conduzida em diversas empresas que saíram da mediocridade para o sucesso. Jim Collins apresenta as características comuns entre tais empresas, o que garantiu a elas uma perpetuidade em patamar de excelência. O livro também traz uma série de entrevistas imperdíveis com os executivos de sucesso.

Inspired - Marty Cagan

Marty Cagan é uma pessoa extremamente influente quando se trata de gestão de produtos, já tendo trabalhado no Ebay, na AOL e ajudado centenas de empresas no Vale do Silício. Nessa obra, ele compartilha seus conhecimentos sobre como entregar produtos de alta qualidade e que as pessoas amam. Você, como empreendedor, não pode perder essa leitura!

Marketing 4.0 - Philip Kotler

Nossa próxima sugestão dentre os livros de empreendedorismo é o Marketing 4.0. Qualquer empreendedor hoje deve entender que o consumidor mudou, devido à nova era do mundo digital, gerando uma nova dinâmica no mercado. Philip Kotler é referência em marketing no mundo todo. Você não vai se decepcionar com essa leitura!

Rework - David Heinemeier Hansson & Jason Fried

Se você está pensando em montar um negócio, esse livro de empreendedorismo também é imperdível. Jason Fried, fundador da Basecamp, desafia os conhecimentos convencionais sobre como começar uma empresa. Os autores acreditam que você precisa de menos do que imagina para realizar seu sonho de empreender. Então, aprenda a colocar as mãos na massa através de uma abordagem simples com esse livro!

Oportunidades Disfarçadas - Carlos Domingos

Durante a sua jornada como empreendedor, você vai encontrar obstáculos e, provavelmente, vai tropeçar em alguns deles. Nessa excelente obra brasileira, o autor acredita que tais inconvenientes podem nos cegar, impedindo de enxergar ótimas oportunidades. Segundo Carlos Domingos, há uma série de oportunidades disfarçadas em momentos de crise, em momentos de concorrência acirrada e até em momentos de fracasso. Interessante, não?

As Armas da Persuasão - Robert Cialdini

Essa obra normalmente é referência para quem trabalha com marketing e vendas, mas ousamos dizer que deveria ser referência para diversos outros profissionais, como um dos livros sobre empreendedorismo. Qualquer um que precisa influenciar e convencer os outros de suas ideias, precisa ler esse livro. Robert Cialdini é PhD em psicologia e estudou evidências em seus paciente durante 35 anos antes de escrever essa obra.

Steve Jobs - Walter Isaacson

Para finalizar essa lista de livros de empreendedorismo com chave de ouro, não poderia faltar uma bibliografia de um grande empreendedor. Walter Isaacson entrevistou Steve mais de 40 vezes, além de mais de 100 outras pessoas próximas a ele. Jobs foi um gênio que sabia que o século XXI se basearia em unir a tecnologia à criatividade. O livro passa pela sua carreira, paixão e até pela revolução de grandes indústrias como da computação, do cinema, da música e dos celulares.

Os melhores livros de empreendedorismo

E aí, o que achou da lista? Agora você já está com a faca e o queijo na mão. É claro que existem ainda dezenas de outros livros muito bons sobre o assunto, mas tentamos escolher os melhores entre aqueles diversos que nossa equipe já leu e aprovou.

Inclusive, caso se interesse por conhecer melhor o nosso trabalho, o 12min é um app de desenvolvimento pessoal, que possui centenas de resumos de livros de não-ficção. Até mesmo os títulos de empreendedorismo que listamos aqui estão todos  no nosso app!

Boa leitura!

Se tiver alguma outra sugestão legal de livro ou case sobre o assunto, deixe aqui nos comentários para enriquecer nossa lista!