O planejamento e o processo de execução de estratégias são alguns dos principais desafios de qualquer empresa, independente do seu tamanho. Se não superadas, no entanto, estas dificuldades podem acabar se tornando um verdadeiro pesadelo para a organização, trazendo transtornos para o bom funcionamento e desenvolvimento do negócio e afastando ainda mais a empresa do sucesso em um cenário cada vez mais competitivo.

Para ajudar os empreendedores a manterem o planejamento estratégico de suas empresas em dia e gerar resultados positivos foram surgindo, ao longo do tempo, uma série de metodologias. Uma das mais conhecidas é a metodologia OKR – abreviação de Objectives and Key Results, que impulsionou o crescimento do Google no passado e que hoje é utilizado por milhares de empresas ao redor do mundo.

Nunca ouviu falar sobre a metodologia OKR? Então acompanhe o artigo de hoje e saiba como implementar este método simples e muito eficiente, que pode lhe ajudar a alcançar uma gestão estratégica empresarial muito mais eficiente e atingir objetivos no ambiente corporativo com muito mais facilidade e rapidez!

Acompanhe!

A história do OKR

A metodologia OKR surgiu da necessidade das empresas de seguir um método mais enxuto e dinâmico de gestão estratégica, que destacasse os objetivos e metas da empresa e auxiliasse, de fato, no gerenciamento da equipe e do negócio como um todo. Os OKRs foram criados pelo ex-CEO da Intel, Andrews S. Grove, na década de 1990.

Em 1999 a metodologia se tornou mais conhecida em todo o mundo, após John Doerr – investidor do Google, apresentar a nova metodologia aos funcionários da empresa. Naquela época, o Google tinha apenas 40 funcionários.

O método foi colocado em prática na companhia e ofereceu todo o suporte necessário para que a empresa – hoje uma das maiores companhias do mundo – expandisse e chegasse a mais de 60 mil funcionários e colaboradores ao redor do planeta. Atualmente, além do Google, utilizam o método OKR grandes companhias mundiais, como Spotify, Twitter, Walmart, ING Bank, LinkedIn, entre outras.

A metodologia OKR

Os principais componentes dos OKRs são os objetivos e os resultados-chave de uma corporação (O  = objetivos e KR = resultados-chave). Isso quer dizer que a metodologia tem como base a definição de uma direção específica que a empresa pretende seguir para alcançar determinado objetivo e a criação de metas para que este objetivo, dentro do ambiente corporativo, seja alcançado com sucesso.

Os objetivos e os caminhos que devem ser trilhados para a conquista destes resultados finais devem ser claros e concisos, enquanto os resultados-chave devem ser utilizados como ferramenta de gestão e comunicação para alinhar o esforço de toda a equipe em torno desta meta que foi estipulada.

Imagine, por exemplo que o objetivo de uma determinada empresa seja aumentar o seu engajamento de um serviço digital. O objetivo desta ação seria trazer mais clientes para esta plataforma, que precisariam gostar da experiência proporcionada.

O objetivo, portanto, seria agradar o cliente, enquanto os resultados-chave (key results) poderiam ser, por exemplo, a redução do número de cancelamentos daquele determinado serviço, melhorar a média semanal de visitas por usuário, aumentar o tráfego orgânico, entre outros. Os resultados-chave, portanto, são os resultados que a empresa pretende alcançar a partir de um determinado objetivo principal.

Enquanto o objetivo (O) define o que se espera em um determinado momento, os resultados-chave (KR) definem, com clareza e riqueza de detalhes, o que se pretende alcançar por meio do objetivo principal traçado. A ideia é manter todo o planejamento estratégico mais ágil, simples, transparente e acessível a todos os colaboradores.

A metodologia OKR, em suma, tem como meta permitir uma gestão empresarial mais eficiente, e um ambiente corporativo no qual qualquer funcionário e colaborador tenha pleno conhecimento das principais prioridades da empresa e da importância do seu papel para que a organização atinja os objetivos traçados.

Diferenciais do OKR

Um dos principais diferenciais da metodologia OKR é a liberdade de aplicação do modelo. Não existem regras fixas ou pré-definidas para implementação deste método das empresas.

Há total liberdade para implementar o método de acordo com cada organização, adaptando a metodologia à realidade da empresa. Isso é possível devido à clareza e simplicidade da metodologia, que busca gerar um alto engajamento do time em um ambiente no qual todos saibam para onde devem seguir e quais objetivos precisam alcançar.

Esta flexibilidade facilita possíveis mudanças de curso – caso erros sejam cometidos ao longo do caminho, já que todos os resultados são analisados periodicamente – como a cada trimestre, por exemplo. Além disso, o fato de as OKRs priorizarem a transparência entre funcionários e diretores da empresa facilita a comunicação e permite que todos os passos da organização para a conquista dos objetivos definidos sejam discutidos e realinhados, caso seja necessário.

Desta forma, qualquer empresa – seja ela de pequeno, médio ou grande porte – pode implementar a metodologia OKR a qualquer tempo e desfrutar de todas as vantagens e benefícios que ela oferece não somente à gestão estratégica da empresa, mas também aos envolvidos – como diretores, funcionários e colaboradores.

Mais resultados com os OKRs

Nesta metodologia – diferente da maioria das metodologias de gestão aplicadas em organizações pelo mundo, são priorizados os resultados, e não o esforço para execução das tarefas. A justificativa é simples: para alcançar resultados importantes é preciso apostar na dedicação e nos esforços da equipe; somente a dedicação e os esforços de todos, no entanto, não serão suficientes para que os objetivos da companhia sejam atingidos.

Em regras gerais, os OKRs ponderam que os resultados são alcançados por meio do engajamento de todos e que, quanto maior o esforço em planejar e executar as estratégias previamente definidas, maiores as chances de impacto e geração de resultados – que é o que, de fato, realmente importa para o negócio.

Para que a implementação da metodologia funcione, no entanto, é preciso que haja um controle do caminho que está sendo seguido e uma análise e acompanhamento periódicos das metas estabelecidas. Desta forma, caso haja problemas ao longo do caminho, eles podem ser rapidamente solucionados para que a e empresa – e toda a equipe – retome o caminho escolhido, conforme planejamento anterior.

É importante também ter em mente que um número muito grande de OKRs definidos pode gerar confusões e dificuldades dentro da empresa. Por isso, é preciso não exagerar na quantidade de OKRs definidos de uma única vez.

Crie apenas alguns poucos objetivos tangíveis e viáveis e mantenha sua equipe concentrada nestas metas estabelecidas. Após a conclusão deste primeiro processo, com o alcance dos objetivos, dê mais um passo e crie novos OKRs para serem atingidos dentro do ambiente empresarial.

Conclusão

Se você procura uma metodologia simples, ágil e eficiente para auxiliar na gestão estratégica do seu negócio, o OKR pode ser o método ideal para sua empresa. Ao utilizar esta metodologia você permitirá que toda sua equipe tenha uma visão clara dos objetivos da empresa, principais resultados a serem alcançados e dos caminhos que devem ser seguidos para que estas metas sejam alcançadas.

Trata-se de uma abordagem simples, capaz de criar um alinhamento entre toda a equipe e gerar engajamento em torno de metas mensuráveis, que são conquistadas com maior facilidade ao longo do tempo. Implemente a metodologia OKR no seu negócio. Você poderá se surpreender com os resultados que serão alcançados e nas mudanças positivas que poderão ocorrer na sua empresa!