Em um mundo que enfrenta mudanças rápidas, lançamentos constantes e descobre tecnologias cada vez mais avançadas, entender o que é cultura de inovação passa a ser essencial. Do contrário, é fácil cair no esquecimento, ser ultrapassado e perder a vez.
Para ganhar essa “dança das cadeiras”, compreenda o significado do termo, veja como ele tem sido usado por empresas e profissionais que buscam se destacar e comece a esquecer o seu lado tradicionalista.
Afinal, o que é cultura de inovação?
A inovação é muito abrangente e pode estar relacionada ao avanço tecnológico de uma máquina, mas também à atualização dos processos internos de uma empresa. Com isso, pode se dizer que a cultura de inovação não implica somente em usar ou vender produtos modernos. Na verdade, ela significa um ambiente 100% favorável ao novo.
Na prática, essa cultura varia de acordo com os objetivos profissionais e empresariais, mas, de modo geral, ela inclui:
- incentivo a pesquisas;
- estímulo a boas ideias;
- tempo para criar;
- abertura para sugestões e melhorias;
- métrica focada em valores;
- possibilidade de mudanças rápidas;
- quebra de obstáculos conservadores.
Todos esses fatores são essenciais para quem não deseja se acomodar ou enferrujar com o tempo. Na cultura de inovação, até times que estão ganhando são alterados, pois a mudança estratégica e bem executada é sempre bem-vinda.
Quer fazer parte dessa cultura?
Agora que você já sabe o que é cultura de inovação, conheça três atitudes que podem te ajudar a implantá-la.
1. Não pare! Busque conhecimentos
Sim, inovação requer sempre mais conhecimento. Portanto, essa é a sua vez de ser japonês, isto é: se quer fazer parte da cultura de inovação, é hora de ler mais notícias e livros, fazer cursos, participar de palestras e procurar tudo aquilo que traz conhecimento sobre a sua área. Muitos insights podem surgir assim!
2. Veja os erros como aprendizado
Quem investe na cultura de inovação vive entre erros e acertos. Por isso, para desenvolvê-la bem, é importantíssimo jogar o medo de errar para escanteio e aprender a enfrentar os riscos que virão, sempre com coragem de fracassar. Logo você vai notar que isso não é tão ruim quanto parece.
3. Procure a criatividade
Pensar fora da caixa é uma das melhores formas de criar um ambiente inovador. Afinal, atualmente a criatividade vale mais que faculdade. Além disso, ser criativo pode representar grandes oportunidades, tanto para o profissional quanto para a empresa.