Hoje em dia, a maioria dos clientes começa a busca por um negócio na internet. Tá aí se perguntando “como colocar minha empresa no Google Maps?” Isso é ótimo, pois se a sua empresa não está nessa ferramenta, você está deixando de ser encontrado por muita gente. 

E o melhor: cadastrar a sua empresa lá é rápido, fácil e gratuito! E não pense que é só para quem tem loja física, qualquer tipo de negócio pode aparecer no mapa.

Neste artigo, vamos te mostrar como colocar sua empresa no Google Maps de forma simples e como esse passo pode fortalecer sua presença online e atrair mais clientes para o seu negócio.

Por que colocar minha empresa no Google Maps é essencial?

Ter a sua empresa no Google Maps não é só questão de aparecer, é sobre ser encontrado por quem está exatamente buscando o que você oferece. 

Sabe aquela pessoa que digita “restaurante italiano perto de mim” ou “loja de roupas em [sua cidade]”? Se você não está no mapa, você está basicamente invisível para o mundo.

Estar no Google Maps significa ter uma vitrine aberta 24/7 para milhares de pessoas que estão a um clique de distância do seu negócio. 

E o melhor: é totalmente grátis! E ainda é uma das formas mais eficientes de aumentar a visibilidade localmente, atraindo clientes do seu bairro ou cidade.

De acordo com o Google, mais de 1 bilhão de pessoas usam o Google Maps para encontrar empresas e fazer escolhas informadas sobre onde gastar seu dinheiro. Ou seja, seu negócio tem tudo para ser encontrado e se destacar.

E não é só questão de aparecer, é sobre ser a escolha certa. Quando sua empresa está no Maps, ela ganha confiança aos olhos do cliente. 

Ter avaliações, fotos, horário de funcionamento e até rotas facilita a decisão do consumidor. Em um mar de opções, quem tem presença digital forte sai na frente sem nem precisar correr.

Quem pode colocar a empresa no Google Maps?

A resposta curta: qualquer empresa pode aparecer por lá. Não importa se você tem uma loja física ou se o seu serviço é online. 

O Google Maps não é exclusivo para quem tem loja de esquina; qualquer tipo de empresa, desde profissionais autônomos até grandes corporações, pode aproveitar a visibilidade.

Se você oferece qualquer tipo de produto ou serviço, seja um restaurante, um escritório de advocacia, ou até mesmo um salão de beleza, seu local pode ser mapeado, desde que você cadastre o seu perfil corretamente. 

E se o seu negócio for mais focado em serviços que atendem em domicílio, como um encanador ou um consultor, ainda assim pode aparecer no Google Maps, com a vantagem de mostrar sua área de atendimento.

O que é o Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio)?

O Perfil da Empresa é a ferramenta oficial que o Google oferece para negócios se cadastrarem e se posicionarem. 

Antes conhecido como “Google Meu Negócio”, esse serviço pode ser sua porta de entrada para ser encontrado na pesquisa local. Ah! E já falamos sobre esse tema aqui no blog da MaisMei. Depois dá uma olhadinha!

Ao criar um perfil, você pode adicionar informações vitais sobre sua empresa: nome, endereço, horário de funcionamento, fotos, site e até mesmo responder a avaliações. 

Além disso, ele te ajuda a interagir diretamente com os clientes, o que é uma ótima forma de aumentar a confiança e fidelidade. 

O Google ainda oferece a opção de adicionar posts, que são atualizações visíveis para quem te encontra, assim como promoções e novidades.

Passo a passo para cadastrar sua empresa no Google Maps

Não tem segredo, e o processo é rapidinho. Vamos te guiar passo a passo para você não perder nenhum detalhe!

1. Acesse o Google Meu Negócio (Perfil da Empresa no Google)

Primeiro, você precisa acessar o site do Google Meu Negócio, onde vai começar a criação do seu perfil.

2. Crie sua conta ou faça login

Se você já tem uma conta no Google (como o Gmail), basta fazer login. Se não, crie uma conta e siga os passos.

3. Preencha as informações da sua empresa

Aqui você vai colocar o nome da empresa, endereço (ou área de atuação, caso atenda em domicílio), telefone, categoria (seu tipo de serviço ou produto) e site. 

O Google também pede para você marcar se a sua empresa tem ou não um local físico onde os clientes podem visitar.

4. Verifique sua empresa

Esse passo é importante para garantir que você é o verdadeiro dono do seu negócio. O Google envia um código de verificação para o endereço cadastrado (ou por telefone, dependendo da sua localização).

5. Personalize o perfil

Adicione fotos e outros detalhes, como o horário de funcionamento e as formas de contato. Isso ajuda a atrair mais atenção para o seu negócio.

6. Publique e mantenha atualizado

Quando seu perfil estiver pronto e verificado, ele aparecerá no Google Maps e na pesquisa. Mantenha-o atualizado com promoções, fotos e respostas a avaliações de clientes.

Como deixar minha empresa no Google Maps mais atraente?

  • Fotos de qualidade: postar imagens nítidas e atraentes do seu negócio faz toda a diferença! Mostre seus produtos, equipe e o ambiente.
  • Respostas às avaliações: interagir com seus clientes, principalmente nas avaliações, mostra que você se importa e valoriza a opinião deles.
  • Informações completas e atualizadas: mantenha todos os dados da sua empresa sempre atualizados, como horários de funcionamento, endereço e telefone. Não adianta nada cadastrar e depois deixar a ficha desatualizada.
  • Adicionar posts: utilize o recurso de postagens do Google Meu Negócio para informar promoções ou novidades de forma dinâmica e atrativa.

Vale a pena mesmo o Google Maps? Tem Retorno?

Se você ainda está na dúvida se vale a pena ou não colocar sua empresa no Google Maps, a resposta é: sim, e muito!

A visibilidade local que o Google Maps oferece pode ser um divisor de águas para pequenos negócios, especialmente os que ainda não têm uma presença consolidada na internet. 

Os benefícios são imensos. Ao aparecer no Google Maps, você entra no radar de quem está buscando ativamente pelos seus produtos ou serviços na sua região. Além disso, a credibilidade que o Google confere ao seu negócio ao aparecer no mapa não tem preço.

Tá esperando o quê pra colocar sua empresa no Google Maps?

E se você quer ficar por dentro de todas as novidades sobre como melhorar a presença online do seu negócio, corre lá para o blog da MaisMei, onde tem um conteúdo recheado de dicas e truques para quem quer dar aquele up no MEI!