Ao abrir um CNPJ e virar Microempreendedor Individual (MEI), adquirimos uma série de benefícios para o negócio, incluindo a facilidade de acessar empréstimos, abrir uma conta PJ, conseguir capital de giro e ter uma maquininha de cartão, entre diversas soluções disponíveis para as empresas do MEI.

Acontece que essas vantagens vem junto de algumas responsabilidades, como o pagamento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e a Declaração Anual do MEI (DASN).

Na correria do dia a dia, é natural esquecer alguns prazos e pagamentos, especialmente pela falta de familiaridade com temas como contabilidade, administração e gestão financeira.

Esse artigo é para quem já precisou, ou está em dúvida se realmente precisa, de serviços de contabilidade para seu CNPJ MEI. O objetivo aqui é te ajudar no que realmente importa: seu foco total na qualidade dos produtos e serviços.

Guia DAS

O Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) é essencial para quem possui CNPJ MEI. Ele unifica os impostos municipais, estaduais e federais, como Cofins, PIS, CPP, ICMS, ISS, entre outros

Manter a guia DAS em dia é um dos principais compromissos e ajuda o MEI evitar as multas por atraso. Para quem possui DAS em atraso, é possível solicitar o parcelamento do valor acumulado, garantindo o pagamento dos débitos de forma mais flexível.

É possível fazer o parcelamento no limite máximo de 60 parcelas e valor mínimo de R$ 50 por parcela.

Em alguns casos, quando o atraso é maior que 12 meses, a Receita Federal pode incluir o CNPJ na lista de Dívida Ativa da União. Explicamos tudo isso aqui: Dívida Ativa MEI: onde consultar e como resolver. 

Se ficou em dúvida se tem DAS atrasadas, use o Diagnóstico do MEI: é gratuito e você descobre em instantes a situação do CNPJ MEI.

%form_horizontal%

Regularização da Declaração do MEI (DASN)

A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN-SIMEI) é obrigatória e requer atenção do Microempreendedor Individual.

O atraso na entrega resulta em multas e pode impactar a capacidade do MEI de obter crédito, por exemplo. Assim como a Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física, a DASN é uma das razões que mais levam o MEI a buscar suporte e serviços de contabilidade.

Se você abriu seu CNPJ antes de janeiro de 2023, a declaração é obrigatória.

Aqui na MaisMei, a gente ajuda milhares de MEIs todos os anos com o envio da DASN.

Se precisar de uma mãozinha, é só solicitar o serviço nessa página aqui, viu?

Alteração de dados do MEI

Para quem tem empreendedorismo correndo nas veias, expandir produtos e serviços é mais que natural.

Oportunidade é para ser aproveitada e, no caso do MEI, pode ser necessário alterar dados cadastrais para se manter enquadrado no modelo.

A alteração do CNPJ MEI é teoricamente simples de fazer, mas é sempre bom pesquisar e garantir que está tudo de acordo com as leis e regras municipais. Em caso de dúvida, converse com um especialista para garantir o começo da nova empreitada com o pé direito.

Baixa do CNPJ

Encerrar um negócio é uma decisão que pode dar trabalho, principalmente, se o fim é por razões súbitas e inesperadas.

Aqui na MaisMei a gente ajuda o MEI a encarar isso de frente, porque a gente sabe como é importante o suporte em todas as etapas da jornada empreendedora.

Fazendo o encerramento da empresa corretamente, dando baixa no CNPJ MEI, fica muito mais fácil olhar para frente e continuar olhando para o empreendedorismo com bons olhos.

Com apoio, dedicação e orientação, a gestão do CNPJ MEI fica muito mais tranquila e eficiente. Inclusive, quando chegar a hora de dar adeus ao regime tributário que é a porta de entrada para milhões de brasileiros.

Se precisar de ajuda, já sabe: a gente tá aqui para te ajudar a fazer mais.