Você já ouviu falar do marketing de conteúdo? Uma estratégia cada dia mais utilizada pelas empresas de todo o mundo, o marketing de conteúdo é uma ferramenta imprescindível para quem deseja alavancar seu negócio e fidelizar seus clientes sem gastar muito dinheiro.

Simples, fácil e acessível, esta ferramenta pode ajudar você a manter-se sempre em contato com sua clientela e a promover uma série de ações que podem ser decisivas para o sucesso do seu empreendimento. Quer saber mais sobre o marketing de conteúdo e descobrir por que vale a pena implementá-lo em sua empresa? Então continue a leitura do artigo de hoje!

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma ferramenta de marketing que se difere das ações tradicionais de promoção de uma empresa ou produto. Ao invés de fomentar anúncios invasivos e comerciais em plataformas convencionais – como rádio, televisão e até mesmo a internet, o marketing de conteúdo propõe o aumento da visibilidade da marca ou um produto por meio do contato com os clientes.

Para isso, são utilizados canais específicos de interação com o público alvo, como sites, blogs corporativos, redes sociais e outros canais de mídia diversos, para os quais a empresa produz conteúdos de alta relevância para seu público – aumentando sua visibilidade e aproximando-se dos seus clientes, estreitando o relacionamento da marca com o público.

Por que implementar o marketing de conteúdo?

Além de agregar valor ao cliente da empresa e permitir uma interação muito mais simples e efetiva entre o consumidor e a companhia, o marketing de conteúdo – quando bem feito, amplia as chances de outros leitores tornarem-se, no futuro, clientes dos serviços ou produtos oferecidos pela marca.

Isso quer dizer que, quando bem aplicado, o marketing de conteúdo permite às empresas aumentar sua presença e relevância no cenário online e alavancar seu negócio consideravelmente gastando muito menos se comparado aos métodos tradicionais de marketing e publicidade.

Para que esta ferramenta seja efetiva, entretanto, é preciso que o gestor atente-se à relevância do conteúdo que será divulgado e às metodologias utilizadas para a produção deste conteúdo – como as técnicas de SEO, que ajudam a otimizar o posicionamento de um determinado site ou blog nos mecanismos de busca – como o Google, e aumentam o tráfego orgânico do blog ou site.

Como implementar o marketing de conteúdo na empresa?

Implementar o marketing de conteúdo no dia a dia do seu negócio pode ser uma tarefa muito mais simples do que você imagina. Para isso, é preciso, em primeiro lugar, definir quais ferramentas serão utilizadas para a produção do marketing de conteúdo.

Em geral, as empresas costumam utilizar blogs, redes sociais e e-mails como forma de se aproximar dos seus clientes e dos clientes em potencial. A partir desta definição, é o momento de criar conteúdos de qualidade para alimentar estas plataformas digitais e agregar valor ao usuário.

Confira a seguir algumas das principais características e vantagens de se utilizar as redes sociais, blog corporativo e e-mail para manter sua empresa mais próxima ao seu público-alvo:

Redes sociais

As redes sociais – como o Facebook, Twitter, Instagram e o LinkedIn – são ferramentas essenciais para quem deseja manter um bom contato com sua clientela. No Facebook, por exemplo, é possível criar uma fanpage e postar frequentemente conteúdos relevantes para seus seguidores, além de oferecer promoções exclusivas, que tendem a gerar negócios e agregar valor à sua marca.

É por meio destas mesmas redes sociais que as empresas podem manter um relacionamento com o cliente, recebendo feedbacks e até mesmo críticas, buscando sanar dúvidas e deixar seu cliente satisfeito com o atendimento prestado.

Blog

O blog é o ambiente no qual todo o processo de produção de conteúdo pode ser concentrado. Isso porque qualquer empresa pode criar um blog corporativo e inserir, neste espaço, uma série de conteúdos de qualidade que serão fundamentais para desenvolver estratégias de marketing de conteúdo mais efetivas.

Utilizando técnicas de SEO e oferecendo um conteúdo de qualidade, bem escrito e com informações relevantes, a empresa consegue alavancar o posicionamento dos seus conteúdos nos mecanismos de busca e aumentar o tráfego orgânico do blog – expandindo sua marca e captando leads que podem gerar conversões no futuro.

Além disso, o blog também permite que a empresa capte recursos financeiros por meio de artigos patrocinados, inserção de banners e fomentação de parcerias com outras empresas – dos mais diversos segmentos.

Todo conteúdo produzido e publicado no blog pode ser distribuído nas redes sociais, aumentando o alcance destes conteúdos aos usuários da internet e elevando as chances de gerar novos negócios ao longo do tempo.

E-mail

Apesar do aumento da incidência das redes sociais e dos blogs em nosso dia a dia, o e-mail segue mantendo-se como uma das principais ferramentas de interação e contato entre empresa e consumidor. Por conta disso, este canal não deve ser esquecido quando o assunto é marketing de conteúdo.

Por e-mail, você consegue enviar newsletters aos seus clientes e oferecer, além de conteúdo de qualidade, promoções e exclusividades diversas – impulsionando suas vendas e mantendo seu cliente sempre próximo da sua marca.

Conclusão

O marketing de conteúdo é, portanto, uma das principais ferramentas de marketing da atualidade, que pode ser utilizada por empresas de qualquer tamanho sem exigir grandes investimentos. Se bem construído, o marketing de conteúdo pode aproximar seu público-alvo da sua marca e fomentar novos negócios ao longo do tempo.

Por isso, se você ainda não implementou o marketing de conteúdo na sua empresa, este pode ser o momento ideal para criar uma página nas redes sociais, um blog ou até mesmo dar início ao disparo de e-mail marketing aos seus clientes. Lembre-se que quanto mais sua empresa se manter próxima do seu cliente – gerando valor a ele, maiores são as chances de conquistá-lo e fidelizá-lo.

E você, já utiliza esta estratégia no dia a dia da sua empresa? Deixe seu comentário e compartilhe conosco suas impressões sobre o marketing de conteúdo!