Muitos empreendedores encontram dificuldades para organizar a vida financeira dos seus empreendimentos. Isso costuma acontecer à medida que o negócio vai ganhando corpo e as operações vão ficando mais complexas. Além disso, o número de clientes aumenta, a rotina vai ficando mais pesada e o fluxo de caixa pode sair um pouco do controle. Mas uma coisa é indiscutível: se você preza pela saúde do seu negócio você não deve (jamais!) abrir mão da organização, principalmente a financeira.

Nessa hora, um gerenciador financeiro é extremamente útil, não só na vida pessoal, para deixar as contas em ordem, mas também para estruturar e cuidar bem da sua empresa. E é justamente esse o assunto do artigo de hoje, Gestão financeira do Mei: os benefícios de adotar um gerenciador para o controle das finanças.  Acompanhe o texto e tire todas as suas dúvidas!

Quais são as utilidades de adotar um organizador financeiro para o seu Mei?

Ao utilizar um software que ajude na gestão financeira do dia a dia do seu negócio, você pode obter diversas vantagens — tanto internas quanto diante da concorrência. Vamos ver, a partir de agora, algumas das utilidades do Controlle, um software que gerencia e organiza as finanças do seu Mei de um jeito intuitivo e prático!

Podemos começar destacando pelo controle do fluxo de caixa. Pode ser que você já utilize planilhas eletrônicas para te ajudar nesses casos e elas até apresentam certo controle, mas não possuem nenhuma possibilidade de validação dos dados que são inseridos. Sem falar de que você pode precisar de o triplo de atenção com tantas colunas e páginas diferentes. Muitas vezes, esses documentos se tornam apenas mais um arquivo de inserção de dados do que um controle financeiro efetivo.

Outro benefício importante diz respeito às contas bancárias, que também são preocupações constantes, e podem ser gerenciadas por um software, fazendo com que você saiba exatamente quanto possui de dinheiro disponível.  Além disso, facilita a identificação da necessidade de capital de giro ou sobras, o que pode trazer ótimas situações de custo de oportunidade e diversificação dos investimentos.

Os dados de fornecedores e clientes também podem ser facilmente gerenciados, garantindo maior controle e personalização no momento do contato com eles. Com a utilização de um organizador financeiro, os detalhes dos seus contatos sempre estarão facilmente acessíveis. Isso acaba por melhorar o relacionamento com seus fornecedores e clientes, aumentando as chances de ótimas negociações futuras, devido a um bom relacionamento entre vocês.

Quais informações podem ser obtidas com o organizador financeiro?

Com o aplicativo do Controlle você vai ter em mãos todas as informações que farão diferença na gestão do seu Mei. Você poderá obter informações detalhadas sobre o fluxo de caixa, a necessidade de capital de giro, eventuais sobras de recursos financeiros, possibilidades de problemas e dívidas, a potencialização de aumento de ganhos por meio de investimentos paralelos à atividade operacional, dados de clientes e fornecedores, os quais poderão te ajudar a mapear o seu relacionamento com eles, dentre outras funcionalidades.

Mesmo sem um conhecimento avançado de informática vou conseguir usar essa fermenta?

O Controlle foi desenvolvido para atender as necessidades de qualquer empreendedor de uma maneira fácil e intuitiva, descomplicando a gestão financeira do seu negócio.

Então, mesmo que você não seja um expert da tecnologia, você vai poder fazer uso da ferramenta tranquilamente. Os dados e os gráficos gerados facilitam o entendimento, pois apresentam as informações financeiras em uma interface muito mais amigável e compreensível.

Você ainda vai receber ajuda com a configuração de alertas via e-mail, como datas de contas a pagar, o que evitará gastos desnecessários com multas e juros.

Ajuda para cuidar das finanças

O Controlle permite que sejam cadastrados vários usuários com níveis distintos de acesso ao sistema, sendo que você escolhe e determina o que cada usuário pode fazer dentro da conta. Dessa maneira você poderá auditar as operações registradas por cada um dos usuários, garantindo que apenas fiquem inseridos no sistema os dados que você validar.

Que tal fazer um teste?

De nada adianta saber das vantagens se você não fizer um teste para realmente verificar todos os benefícios que um gerenciador financeiro pode trazer para a sua vida e para o seu negócio.

Com um bom controle financeiro você vai ajudar sua empresa a crescer com saúde e de uma maneira bem equilibrada! Faça um teste e comprove!