O Dia Nacional da Mulher Empresária é mais uma data para reconhecer a importância das mulheres no ramo empresarial e no empreendedorismo, em geral.

Nos últimos anos, o número de empreendedoras que abriram novos negócios ou assumiram a liderança empresarial cresceu expressivamente.

Hoje, 51% dos novos negócios é liderado por mulheres e, até 2022, mais de 45% dos Microempreendedores Individuais (MEI) eram mulheres, segundo o IBGE. 

Neste artigo, além de explicar a diferença entre empresária e empreendedora, dividimos algumas características do empreendedorismo feminino.  

Empresária ou empreendedora?

Vamos lá: todo MEI vai já ouviu a piada do CEO de MEI.

As brincadeiras podem confundir, mas os termos 'empresária' e 'empreendedora' representam estágios profissionais e contextos distintos. Qual faz mais sentido para o seu futuro profissional?

Vamos explorar isso agora!

Mulheres empresárias: quem são e o que fazem?

Sabe aquela mulher que é pau-para-toda-obra? A empresária é isso: uma profissional que assume riscos e contorna as situações mais difíceis dentro de uma empresa.

Suas atribuições vão de manter a administração de um negócio, a tomada de decisões e definição de estratégias complexas e a decisão de metas e objetivos.

Quanto mais habilidades possuam - seja em marketing, planejamento estratégico, recursos humanos, vendas, compras e mais - mais chances aproveitam em suas carreiras.

%form_horizontal%

Mulheres empreendedoras: quem são e o que fazem?

O Brasil também é rico em histórias de mulheres que iniciam negócios do zero, as empreendedoras. Elas identificam oportunidades e criam algo único, criativo, criado pelas próprias mãos, na maioria das vezes.

As empreendedoras que abrem um MEI são reconhecidas pela proatividade e uma forte conexão do que entregam com sua essência. O resultado é a entrega de produtos ou serviços da mais alta qualidade aos clientes.

O empreendedorismo feminino é repleto dessas histórias.

Leia também: 7 dicas para mulheres que desejam iniciar um negócio

Negócios liderados por mulheres

Ana Fontes é fundadora da Rede Mulher Empreendedora e autora do livro Negócios: Um Assunto de Mulheres.

Ela utiliza pesquisas e dados reais para mostrar, entre outras coisas, como empresas fundadas por mulheres podem ser mais sustentáveis e responsáveis.

A autora dá exemplos da presença feminina em ramos como alimentação, moda e beleza, destaques entre os microempreendimentos individuais liderados por mulheres, além de exemplos de empresárias e empreendedoras reconhecidas em setores essenciais da economia, como saúde, educação e tecnologia.

As empresas fundadas por mulheres geram mais empregos e pagam melhores salários, conforme a autora do livro.

Nós te ajudamos, empreendedora

Empreender passa por esforço e dedicação, mas a jornada da mulher empreendedora é mais produtiva e organizada com a nossa ajuda.

A MaisMei existe para impulsionar o potencial do seu negócio! Baixe o app gratuitamente no seu smartphone (iOS , Android) ou acesse a versão web.

A MaisMei tem o que a empreendedora MEI precisa para fazer mais!