No universo de Microempreendedor Individual, o empreendedorismo feminino ocupa um espaço importante. Ao todo, elas representam 46% dos MEIs ativos, segundo um levantamento feito pelo Sebrae no final do ano passado. São milhões de mulheres que percebem oportunidades e resolvem empreender, ou formalizam uma atividade que já desempenham.

O empreendedorismo feminino também corresponde ao movimento que envolve negócios desenvolvidos e comandados por mulheres, incluindo empresas que possuam lideranças femininas e também mulheres comandando cargos mais altos nas hierarquias dos seus departamentos.

Seja para vender um produto, fundar uma organização, abrir um salão de beleza, oferecer serviços digitais, desenvolver peças de roupas ou abrir um restaurante. As opções são infinitas, e muitas delas estão categorizadas dentro do MEI.

Por isso, para celebrar o mês das mulheres, nós preparamos este artigo com 7 dicas para mulheres que desejam abrir um negócio.

Escolha uma área que você se identifique 

Escolher uma área na qual você tenha uma grande afinidade, ou habilidade, é um diferencial e tanto na hora de empreender. Se possível, tenha paixão pela atividade, já que você estará 100% comprometida a isto. Assim, as chances de você se manter motivada e persistir em seu negócio aumentam muito, visto que é normal surgirem desafios que você imagina.

É profundamente importante desenvolver sua inteligência emocional durante essa caminhada, pois isso ajuda você a identificar e passar mais rápido pela chamada Síndrome do Impostor. Segundo pesquisa da Universidade Dominicana da Califórnia, as mulheres são mais afetadas por essa síndrome, que as fazem se sentirem uma fraude mesmo quando alcançam reconhecimento e sucesso profissional.

Portanto, não subestime qualquer indício de fragilidade mental que você sinta, procure por ajuda psicológica e compartilhe seu momento, planos e desafios que está encontrando.

Aprenda a administrar o seu tempo 

Este é um dos grandes desafios do empreendedorismo feminino.

Cada mulher possui um histórico e vivência diferente. Existem aquelas que já trabalham em um emprego e querem empreender em outra área; aquelas que estão estudando e pensando no passo seguinte; as que são mães e precisam equilibrar a maternidade com a vida profissional; aquelas que estão dando o primeiro passo de independência ou também as que tentam conciliar todos estes pontos ao mesmo tempo.

E não tem problema: na verdade, não existe certo ou errado e nem fórmula correta. O importante é você ter conhecimento da sua trajetória e contexto e encontrar o apoio necessário e as ferramentas certas para lidar com ela.

Ter uma agenda que te auxilie a administrar o seu tempo, e assim manter coerência e constância nas atividades é uma das sugestões mais úteis nesse ponto.

Dica especial: você não precisa dar conta de tudo sozinha. Nem na sua empresa, nem na sua vida pessoal.

Construa uma rede de apoio 

Puxando o gancho do tópico anterior, contar com pessoas que possam ajudar durante a jornada do empreendedorismo faz toda diferença. Seja seu ou sua companheiro(a); pais, filhos e demais membros da família; amigos e colegas de trabalho, psicóloga, etc.

Delegar tarefas do seu trabalho atual ou pegar mais leve nos seus demais afazeres, incluindo as tarefas domésticas, é uma ótima alternativa, assim como dividir funções da maternidade. Muitas mulheres acabam tendo jornada dupla ou até tripla, o que acaba se tornando extremamente pesado para elas.

Invista na sua capacitação 

Conhecimento é poder.

É extremamente importante que você se mantenha atualizada na sua área de atuação fazendo cursos, pós-graduações ou mesmo lendo notícias. Também te aconselhamos a realizar cursos sobre gestão de negócios e liderança, pois quanto maior for sua qualificação, maiores são as chances do seu negócio dar certo. Esses ambientes são ótimos para troca de experiências também.

Além disso, aprender sobre educação financeira é essencial para pessoas que desejam empreender. Esse tipo de estudo é muito importante para que as mulheres consigam gerenciar a rotina financeira de suas empresas.

Faça um planejamento estratégico 

Ter um planejamento estratégico é essencial para qualquer tipo de empreendedor, dos mais iniciantes aos mais experientes e para as empresas de pequeno a grande porte.

Adaptar o seu negócio conforme as mudanças culturais e econômicas do mercado vão acontecendo é desgastante e, em certo ponto, pode ser até insustentável.

Antecipe as ações e projete metas e resultados esperados. Um plano de negócios ajuda os empreendedores a administrar todo o processo de decisões que a empresa vai precisar.

Comece usando uma  Análise SWOT, que faz o mapeamento dos pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças que o seu negócio tem.

Busque por recursos

A maioria das empreendedoras não inicia com dinheiro sobrando. 

Se você já tem: perfeito. Caso ainda não tenha, estude quais bancos e instituições financeiras oferecem as melhores condições de financiamento. Depois disso, apresente o seu plano de negócios para eles.

Outra alternativa é contar com fintechs, que têm ajudado muitos empreendedores a alavancarem os seus pequenos negócios. É possível que o crédito que você solicitou demore um pouco para chegar.

Não desanime: comece com o que você tem e vá fazendo o necessário para que a sua jornada como empreendedora não fique estagnada.

Tenha referências e faça networking 

Ter referências durante o início da jornada é muito importante para você saber quais caminhos trilhar, assim como desviar de erros comuns.

Ouvir mulheres que fizeram um negócio dar certo, superaram desafios parecidos com os seus, e que diariamente fazem a diferença no mundo vai te ajudar a ficar mais forte. Em nosso blog, contamos a história da Kályta, que é empreendedora e atual head de Contabilidade na MaisMei.

Confira essa história inspiradora de superação, empreendedorismo e paixão pelo trabalho aqui: Diagnóstico, superação e empreendedorismo.

Além de inspiração, um apoio que faz toda diferença é possuir uma boa rede de contatos, o famoso networking. Isso vai te ajudar a se manter atualizada, ter boas ideias mais rápido, fazer parcerias e acessar informações estratégicas sobre liderança e empreendedorismo.

A colaboração e as conexões que você fizer durante sua jornada como empreendedora certamente renderão muitos frutos.

A MaisMei é apoiadora do empreendedorismo feminino

A MaisMei presta apoio ao MEI facilitando o acesso à informação, oferecendo serviços e compartilhando dicas e conhecimento. Parece pouco, mas percebemos quanto isso incentiva mulheres ao empreendedorismo e a serem donas dos seus próprios negócios.

Se você já está empreendendo ou pretende iniciar em um futuro próximo, nós te damos a dica: abra um CNPJ MEI. Formalizar-se como Microempreendedor Individual é o primeiro passo de quem está começando, justamente por ser o regime mais simplificado. Além disso, com um CNPJ você pode emitir notas fiscais e ter acesso aos outros benefícios que o MEI possui.

Se preferir, a MaisMei cuida disso para você: abrindo o seu MEI agora mesmo.

Esperamos que depois desse texto, caso ainda esteja em dúvida, você se torne uma parte do empreendedorismo feminino. Ver mais mulheres à frente de negócios nos inspira, assim como será inspiração das gerações futuras.

Estamos juntos com você, principalmente se a missão for lembrar que você já possui o necessário para conquistar os seus sonhos.