Já parou para pensar qual é a atividade que você mais faz no seu dia a dia? E qual é a atividade que você mais desempenhará em toda a sua vida?

A resposta é, que se você não for como o João Dória que alega que dormir 3 horas por dia, provavelmente dormir é o que você mais fará em toda sua vida.

Caso vivamos até uns 100 anos, o que pela tendência será facilmente alcançado em um futuro próximo, teremos passado 30 anos de nossa vida apenas dormindo!

É incrível que pesquisamos e consumimos informação sobre assuntos diversos como livros que nos ensinam a como ser produtivos, vídeos de como cozinhar melhor, cursos sobre leitura dinâmica e por aí vai, mas pouco vemos sobre como dormir mais e melhor.

Tá, mas dormir é realmente importante? Isso não é perda de tempo?

Até hoje não sabemos ao certo de o porquê dormimos, mas está mais do que consolidado a importância disso para a nossa vida. Costumo dizer que o sono é o regulador geral da nossa saúde e muito mais.

Dormir bem é uma ótima maneira de:

  • Controlar o apetite;

  • Evitar hipertensão;

  • Aliviar dores de cabeça e musculares;

  • Ganhar massa magra;

  • Melhorar o sistema imunológico;

  • Aprender;

  • Produzir mais;

  • Aumentar a criatividade;

Gostaria de dar ênfase a essas três últimas vantagens:

Aprender Dormindo

Durante o sono acontece a consolidação das memórias, onde as memórias de curto prazo passam a ser de longo prazo. Desse modo, uma boa noite de sono é essencial para você realmente aprender.

O que normalmente estudantes fazem é o contrário ao privar-se do sono para estudar mais. Fazendo isso nunca aprendem, apenas decoram.

Se você está em um processo de aprendizagem (e todos nós estamos em certo grau) você decora durante o dia, mas só aprende mesmo a noite.

Produzindo mais, dormindo mais

Pensamos que precisamos dormir menos para produzir mais, não podíamos estar mais errados. O inverso é a verdade.

Temos que dormir mais para produzir mais.

O que é produtividade?

Produtividade é a capacidade de ser eficiente e ser eficiente é fazer mais com menos. Associamos de maneira errada que dormir é perda de tempo, mas ser produtivo está intimamente ligado a uma boa noite de sono.

Quando você não dorme bem passa o dia cansado e não consegue se concentrar. Precisamos ter em mente que um bom dia produtivo não começa quando acordamos, mas sim quando vamos dormir. Só bem descansado é que você pode dar o seu melhor.

Dê o seu melhor para dormir bem e com tempo adequado que isso será refletido no seu dia.

Criatividade e o Sono

Já aconteceu alguma vez de você ir dormir e acordar com a solução de algum problema que você está enfrentando? Comigo já, principalmente na minha época de estudante de pré-vestibular.

Como já disse anteriormente, o sono é o responsável pela consolidação de suas memórias. Avaliar como esse processo de consolidação ocorre pode nos ajudar a entender porque acordamos com soluções de alguns problemas.

Acontece que na fase de sono profundo e principalmente REM (Rapid Eye Movement), o nosso cérebro revisita as memórias como se estivéssemos revivendo os principais acontecimentos do nosso dia durante o sono.

Não coincidentemente é aqui que sonhamos, isso nos ajuda a associar memórias e essa habilidade de associação pode nos ajudar a solucionar algum problema que estamos martelando.

E o que é associar conhecimentos para a solução de um problema, senão a definição de criatividade?

Rapaz, realmente, dormir não é perda de tempo mesmo. Mas e como faço para melhorar o meu sono?

Se você realmente estiver pensando assim, significa que atingi o objetivo deste artigo: o de que era te “despertar” da importância de dormir bem. A partir de agora, cabe a você correr atrás de dormir melhor, mas, pra não te deixar desamparado, vou te dar 2 dicas simples.

Meça o seu sono

O que não pode ser medido não pode ser melhorado. Atualmente existem aplicativos para celular que conseguem medir e avaliar o seu sono, recomendo o SLEEPBETTER e o SLEEPCYCLE.

A partir da medição do sono você pode ir testando estratégias para melhorá-lo.

Faça exercício físico

Nada que eu tenha testado deu resultados mais práticos, rápidos e qualitativos, quanto fazer uma atividade física. Nos dias em que eu me exercito, durmo mais fácil e com qualidade bem melhor.