Há pouco tempo, ouvíamos pessoas falando sobre o declínio das estratégias de email marketing. Hoje, no entanto, está crescendo o número de empresas, dos mais diversos portes, que abraçam essa estratégia e estão colhendo excelentes resultados, inclusive fazendo email marketing gratuito.

O email marketing se tornou uma alternativa diferenciada e muito importante para o crescimento da empresa, e aqueles empresários capazes de trabalhar corretamente estão colhendo frutos incríveis.

Para quem quer otimizar resultados, melhorar o relacionamento com os consumidores e trabalhar uma comunicação diferenciada, sem dúvidas é a melhor opção.

Quer descobrir as melhores estratégias e como investir em uma rotina de envio de email marketing de forma gratuita? Continue a leitura!

O que é email marketing?

O email marketing nada mais é do que uma estratégia de envio de e-mails. Essa estratégia pode trabalhar diversos tipos de comunicação.

Hoje, no mercado, os tipos de email marketing disparados mais comuns são:

  • newsletters;
  • emails institucionais;
  • emails promocionais;
  • emails transacionais;
  • pesquisas de satisfação;
  • automação de marketing.

A estratégia de email marketing possui um diferencial interessante: por possuir um baixo custo de execução, é comumente usada por empresas dos mais diversos portes, e pode também trabalhar todos os segmentos.

Muitas vezes, empresas usam a estratégia para criar relacionamento não só com os consumidores, como também com os colaboradores e fornecedores da empresa, garantindo uma relação agradável e diferenciada com essas pessoas tão importantes no processo de produção e crescimento do negócio.

Quais são os benefícios dessa estratégia?

O uso de email marketing nas estratégias da empresa pode trazer grandes benefícios para as empresas.

Houve um tempo em que as pessoas acreditavam que o email marketing havia perdido seu potencial. A verdade é que, se trabalhado corretamente, é possível alcançar resultados diferenciados e incríveis com a sua empresa, aumentando a sua rentabilidade e conquistando novas oportunidades de negócio.

Dentre os benefícios mais marcantes do uso do email marketing nas estratégias de comunicação, estão:

  • redução de custos, visto que é uma estratégia que exige um baixo investimento;
  • melhora do relacionamento com os consumidores;
  • redução das objeções de compra e educação do mercado através das estratégias de automação de marketing;
  • possibilidade de segmentação da base para realização de campanhas diferenciadas;
  • aumento da rentabilidade do negócio graças ao relacionamento criado através dessas plataformas;
  • comunicação mais simples, rápida e prática com seus consumidores.

Email marketing gratuito: quais são as melhores ferramentas?

Como dito anteriormente, o email marketing é uma estratégia bem inclusiva: ela pode ser trabalhada em todos os segmentos e por empresas de todos os portes, desde um microempreendedor individual, para se relacionar com seus clientes, até uma multinacional com diversas filiais.

A diferença entre os contextos é, justamente, qual ferramenta utilizar e qual verba direcionar para essa tarefa.

Mas não se preocupe: se você quer investir em email marketing, mas não tem verba suficiente para aderir à essa estratégia, existem várias empresas disponíveis no mercado que possibilitam o envio de email marketing gratuito.

O desafio agora é descobrir, dentre tantas opções, quais se adequam às necessidades da sua empresa.

Vamos conhecer algumas opções?

1. Mailchimp

O Mailchimp é uma ferramenta que está ganhando cada vez mais adeptos, por possuir uma excelente funcionalidade, boas taxas de entrega e está evoluindo cada vez mais, oferecendo ações diferenciadas para seus clientes.

O Mailchimp possui diferentes opções: uma versão gratuita e versão paga, variando de acordo com a quantidade de disparos que você precisa realizar.

Na versão gratuita, é possível ter até dois mil contatos cadastrados, permitindo o disparo mensal de 12.000 emails.

2. Mad Mimi

A Mad Mimi é uma das opções preferidas para quem tem poucos contatos e quer fazer disparos simples e práticos.

A ferramenta possui uma versão gratuita que permite apenas 100 contatos cadastrados, mas se você possui uma base de dados menor, essa pode ser uma opção interessante.

A Mad Mimi possui mais recursos além do simples disparo de emails, como programação desses envios, relatórios, segmentação da lista de contatos e muito mais.

3. Enviou

A Enviou é uma plataforma criada com foco em e-commerces.

Por ser focado, possui um modelo de cobrança diferente: o pagamento acontece por comissão de vendas (5% CPA). 

Dessa forma, o cliente só irá pagar caso o email disparado dê resultados.

4. Nitro News

O Nitro News é um software todo em português, criado no Brasil, e permite o envio de até 5.000 emails mensalmente para até 1.000 contatos.

A única condição para usar essa ferramenta, no entanto, é que o e-mail cadastrado tenha um domínio próprio.

Além do disparo, também é possível segmentar, criar respostas automáticas, agendamentos e muito mais.

5. Sendinblue

O Sendinblue é uma ferramenta comumente utilizada por grandes empresas.

A sua assinatura permite que até 9.000 emails sejam enviados gratuitamente todos os meses, sem um limite de contatos.

6. Benchmark Email

O Benchmark Email está ganhando funcionalidades muito interessantes.

Na versão gratuita, é possível fazer o disparo de até 14.000 emails para dois mil contatos mensalmente.

Com o plano gratuito, é possível usar templates personalizáveis, criar formulários, enquetes, segmentar a base de dados e muito mais.

7. Mailjet

O Mailjet é uma ferramenta que possui duas opções dentro do plano gratuito:

  • o envio de 6.000 emails por mês
  • o envio de 200 emails diariamente para uma quantidade ilimitada de contatos

Já no plano pago, o valor mínimo é de $8.69, e não possui um limite de envio diário, permitindo até 30.000 emails enviados mensalmente.

8. Zoho Campaigns

O Zoho Campaigns possui duas opções de planos: versão gratuita e versão paga.

Na versão gratuita, são permitidos 12.000 emails mensalmente para até 200 contatos.

Já na versão paga, a mensalidade começa em $3, sem limite de envio para até 500 contatos.

9. E-Goi

O E-Goi é um outro programa que está ganhando cada vez mais adeptos.

Disponível em português, sua versão gratuita permite o envio de cinco mil disparos mensalmente para até 500 contatos cadastrados na sua lista.

Essa ferramenta ainda permite o envio de campanhas via SMS, push de navegação, push de voz e por telefone!

10. Wix ShoutOut

O Wix ShoutOut possui versões em inglês e português.

Na sua versão gratuita, é possível realizar o envio de até três campanhas diferentes para 5.000 contatos mensalmente.

11. Thunderbird

O Thunderbird, aplicativo da Fundação Mozilla, permite a gestão de diversas contas de e-mail, ao passo que também executa o envio massivo das mensagens gratuitamente.

Essa ferramenta precisa ser baixada e configurada no seu computador, e é compatível com qualquer sistema operacional.

Ele não determina, por sua vez, um limite de mensagens ou destinatários. A única dificuldade pode ser na configuração do programa, que é quando muitas pessoas buscam por tutorias online.

12. Campayn

O Campayn é uma ferramenta que também possui duas possibilidades: plano gratuito e plano pago.

Para o plano gratuito, é possível fazer o disparo de 12.500 emails mensalmente, para até 500 contatos cadastrados na conta.

Já no plano pago, o valor começa a partir de $19, com 15 mil envios mensais para 3.000 contatos.

Como vimos até aqui, é possível realizar o envio de email marketing gratuito. O segredo para conseguir conquistar todos os benefícios dessa estratégia é realmente entender o que precisa ser feito, focando na segmentação, linguagem correta e todos aqueles detalhes que potencializam as conversões.

Assim, para que você consiga fazer email marketing gratuito e construir a sua estratégia, recomendamos aprender com os melhores! Conheça o curso de email marketing da Universidade Rock Content.