Conheça as principais vantagens de se formalizar como MEI e saiba como este regime pode ajudar a impulsionar seu negócio.

Você quer formalizar sua empresa e expandir seu mercado, mas não tem certeza por onde começar? Ou está planejando em abrir uma MEI e enfim tirar aquela sua ideia do papel? Então está no lugar certo. Neste texto iremos abordar as vantagens de se formalizar como MEI e como este regime pode beneficiar seu novo negócio.

Principais Vantagens de se formalizar como MEI

Existem diversas vantagens de se formalizar como MEI, muitas delas estão relacionadas a emissão de nota fiscal, oficializar seu negócio e a possibilidade de crescimento de maneira rápida e fácil. Conheça agora as 11 principais vantagens.

1) Cobertura Previdenciária

No momento em que abrir sua MEI, você passará a ter acesso a diversos benefícios previdenciários, garantindo mais segurança e estabilidade para toda sua família. Os principais benefícios são:

• Aposentadoria para o empreendedor quando atingir a idade prevista por lei • Auxílio doença • Auxílio gravidez • Pensão por morte para os dependentes do empreendedor • Auxílio reclusão

2) Sem taxas de registro

Diferente de outros modelos de regime, uma das grandes vantagens de se formalizar como MEI e a não existência de taxa de registro e cadastramento. O único valor cobrado é o imposto mensal a partir do mês seguinte do cadastramento de sua MEI.

3) Menos Burocracia

O Regime MEI é o menos burocrático para empresas, sendo assim você poderá fazer a maioria dos procedimentos como emissão de nota fiscal, fechamento de imposto de renda anual e pagamento de tributos sem necessitar de um escritório de contabilidade. Reduzindo assim custos e a burocracia geral no processo.

Em algumas cidades é necessário utilizar o Certificado Digital, para emitir Notas Fiscais. Ele também pode trazer vários benefícios para sua empresa, saiba mais em nosso artigo “Certificado Digital para MEI”

4) Acesso a serviços bancários

Alguns serviços bancários são disponibilizados apenas para empresas, portanto você terá acesso à linhas de crédito especializadas e serviços exclusivos para empresas. Alguns bancos ainda oferecem linhas focadas para sua MEI, com taxas de juros reduzidas e menor burocracia.

5) Menos tributo

Ao contrário da microempresa, o MEI conta com uma carga de tributos bastante reduzida. A imposto mensal para manter sua empresa funcionando é em média de R$ 50,00, sendo assim as vantagens para formalização de seu negócio contam com um custo bastante reduzido.

6) Controles muito simplificados

Outra das vantagens de se formalizar como MEI é a questão do controle. É possível controlar seu caixa mensal através da conferência de Notas Fiscais emitidas, por exemplo. Desta maneira você poderá verificar seus recebíveis e faturamento de maneira fácil, o que será vantajoso no momento de investir em novos recursos ou calcular o valor que sua empresa precisa faturar mensalmente para apresentar lucro.

O MEI ainda conta com uma grande facilidade no momento de emissão de Nota Fiscal, podendo ser feita através do próprio site de sua prefeitura, sem necessitar da contratação de programas específicos e de forma bastante rápida e fácil.

7) Emissão de Alvará pela Internet

Mais uma das vantagens de se formalizar como MEI é a facilidade para começar a operar. No momento do cadastramento você vai gerar um alvará de funcionamento provisório para atividades de baixo risco. Ele é concedido de forma gratuita pela internet no momento do cadastramento de sua MEI.

No entanto, você deve se informar na prefeitura de sua cidade como obter o alvará definitivo, sendo que cada prefeitura terá suas próprias exigências de documentação e procedimentos para serem seguidos. A emissão do alvará definitivo pode levar até 90 dias em alguns casos, sendo assim é recomendado iniciar o processo o mais rápido possível.

8) Possibilidade de venda para órgãos governamentais

Para efetuar vendas para órgãos públicos é necessária a emissão de Nota Fiscal, sendo assim a empresa precisa estar formalizada para atender os órgãos governamentais. Também será possível participar de determinadas licitações e até prestar serviços terceirizados para órgão públicos depois de estar com sua empresa devidamente cadastrada.

9) Segurança Jurídica

Com a Nota Fiscal emitida, sua empresa poderá fazer a cobrança de maneira mais fácil e rápida, contando inclusive com cobertura jurídica caso necessário. Além disso, será possível emitir boletos através de bancos e utilizar outros serviços de cobrança.

A Nota Fiscal também demonstra credibilidade para seus clientes, certificando que seu negócio é sério e que está operando de acordo com as normas da legislação brasileira.

10) Possibilidade de contratação

Uma das vantagens de se formalizar como MEI mais impactantes para seu negócios é a possibilidade de contratar formalmente um funcionário, possibilitando assim o crescimento de sua empresa e gerando novos empregos.

É importante ressaltar que como MEI só é permitida a contratação de uma pessoa, se o empresário precisar de uma quantidade maior de mão de obra terá que mudar seu regime para o de Microempresa, podendo assim contratar até 19 funcionários e aumentando também seu limite anual de faturamento.

11) Crescer e abrir uma pequena empresa

O limite de faturamento para MEI é de R$ 81 mil, caso o empresário fature mais do que isso, decida contratar um número maior de funcionários ou ainda optar por abrir sociedade de sua empresa, ele então deverá mudar seu regime para Microempresa.

Para desenquadrar sua empresa do regime de MEI, acesso o site do Simples Nacional e utilize seu certificado digital para efetuar a solicitação.

O regime da Microempresa conta com uma taxa de tributos maior, mas possibilitará que seu negócio fature mais e cresça no mercado. O importante aqui é que você faça o planejamento adequado e conheça detalhadamente quais serão os novos custos que sua empresa terá de pagar para a mudança de enquadramento, além de observar qual impacto estes custos terão em seu faturamento mensal.

Estas foram algumas das principais vantagens de se formalizar como MEI, acesse agora nosso “Checklist – Guia completo para o cadastramento MEI” e saiba como cadastrar sua empresa neste regime e quais os principais benefícios em formalizar o seu negócio.