Dívida é uma das coisas mais estressantes que alguém pode ter. Muitas vezes, é o motivo de muitas noites sem dormir. Para os brasileiros, tem sido uma realidade dura que só aumentou em 2022.

Dados divulgados em dezembro deste ano mostram que o endividamento atingiu 78,9% das famílias do país. A boa notícia, porém, é que existem formas de negociar seus débitos com os credores e torná-los mais administráveis.

Neste artigo, vamos explorar algumas das melhores formas de negociar suas dívidas da maneira mais simples possível.

1 - Entenda o valor real do débito

Antes de mais nada, é essencial que você saiba o quanto exatamente está devendo. O valor total da sua dívida é a soma de todos os seus saldos. Se você tiver um saldo de cartão de crédito e um empréstimo de carro, por exemplo, o valor total de sua dívida será o valor combinado de ambos, incluindo as taxas de juros e encargos.

Depois, entre em contato com os credores através de canais oficiais e solicite uma renegociação das dívidas.

2 - Priore as dívidas de valor mais alto

É importante ter em mente que é preciso escalar prioridades na hora de pagar suas dívidas. E você deve começar pelas maiores.

As dívidas de maior peso são geralmente aquelas com os maiores juros. Quanto mais tempo você passa em débito, mais os juros correm e essa dívida se acumula. Por isso, use o levantamento feito na dica anterior e ordene cada débito começando pelas maiores taxas.

3 - Conheça aplicativos ou feirões para limpar o nome

Existem diversos sites ou aplicativos que te ajudam a negociar dívidas. Além dos próprios aplicativos de instituições financeiras, como o Santander e o Banco do Brasil, há ainda o Serasa Consumidor e os sites QuiteJá, Acordo Certo e Serasa Limpa, todas plataformas dedicadas a ajudar as pessoas a encontrarem, negociarem e quitarem seus débitos.

Os feirões para limpar o nome também são oportunidades que não devem ser desperdiçadas. Nele, diversas empresas gigantes estão presentes e oferecendo descontos de mais de 90%. A Serasa oferece várias alternativas para você negociar suas dívidas nesses eventos, com a possibilidade de você fazer isso pessoalmente ou até mesmo sem sair de casa.

4 - Compare todas as condições de renegociação

Na hora de negociar suas dívidas, procure entender quais exatamente são as condições que a credora está propondo. É preciso ter um olhar atento, em especial para as taxas de juros e não aceitar qualquer proposta.

Cabe você avaliar também se está dentro das suas condições financeiras pagar às dívidas à vista com um bom desconto ou a prazo com taxas de juro justas.

5 - Consiga uma renda extra

Esta é uma dica mais prática e envolve você pensar em possibilidades de ter um dinheiro extra para quitar suas dívidas o mais rápido possível.

Avalie fazer uma atividade complementar, vendendo algum produto ou realizando algum serviço em que você é bom. Vender objetos em desuso ou até mesmo aqueles que podem ser adquiridos em outro momento (como bicicleta, videogames, roupas) também podem servir para o pagamento de dívidas.

Tenha acesso a diversos cursos gratuitos e com certificado para alavancar o seu negócio com o Programa Avançar. Ouça podcasts, assista vídeos exclusivos e encontre as melhores oportunidades para sua empresa.

A MaisMei é parceira do banco Santander e do Programa Avançar, um projeto gratuito que visa apoiar você, empreendedor e microempreendedor, na gestão do seu negócio, dando capacitação e ferramentas práticas que melhoram o dia a dia do seu empreendimento.