Sabe aquele dia cheio de coisas para fazer? Aquele durante o qual você não tem outra saída senão produzir loucamente?

É esse o dia que o bloqueio criativo vai chegar sorrateiramente e se instaurar na sua mente. Você sabe, é quase sempre assim.

E aí, o que fazer? Sentar e chorar não é uma opção. Então vamos às dicas!

Saiba os motivos que levam ao bloqueio criativo e evite-os

A maneira mais fácil de evitar a tão temida tela em branco do bloqueio criativo é conhecer os motivos que levam a ele e (tentar) evitá-los. Parece que estamos simplificando demais as coisas? Saiba que não estamos! É o que diz a sabedoria popular, precisamos cortar o mal pela raiz. E, para isso, precisamos saber onde está a raiz.

Autocobrança

Mais do que a cobrança externa, que vem do mercado, do chefe, do cronograma de entregas, muitas vezes a que nós mesmo impomos é a mais pesada. Para que se comparar com aquela pessoa da sua área que é super boa? Você realmente precisa fazer a entrega neste prazo? A qualidade que você está se cobrando é possível de alcançar no tempo que tem?

Quando estiver sentindo o peso do bloqueio criativo, pense nessas questões. Talvez, repensando a cobrança que coloca sobre si mesmo, você se sinta mais leve e dê mais espaço para a sua mente funcionar.

Medo de falhar

Talvez você não tenha consciência disso, mas 00. O medo de falhar, então, pode ter um grande poder sobre a sua cabeça. Por isso, quando começar a pensar que você pode não conseguir alcançar o resultado que quer com o que está produzindo, já mude a estratégia e se proponha a tentar. Afinal de contas, se você não tentar, nunca vai saber como poderia ter sido.

Muitas vezes quando percebemos que estamos travados, acabamos decidindo forçar as coisas. Você pensa “eu não levanto da cadeira até terminar o que estou fazendo”. Entretanto, essa postura pode ser justamente a causa do seu bloqueio criativo.Então, se perceber que não está conseguindo mesmo fazer o que precisa, dê um tempo para a sua cabeça. Levante, beba uma água, se alongue, faça uma meditação, enfim, se ocupe de outras coisas. Pode ser que o insight venha justamente nesses momentos e sabe por quê? Porque uma mente descansada é uma mente produtiva.

E aí, acha que agora consegue combater o bloqueio criativo? Se tiver outras dicas, deixe nos comentários, assim a sua experiência pode também ajudar os outros leitores que chegarem aqui.