O Dia dos Namorados está entre as melhores datas sazonais para pequenas empresas encantarem o cliente no pós-venda.  

A busca por presentes personalizados e artesanais dá uma grande vantagem para as microempresas, pois é nessas datas que os clientes encontram o atendimento personalizado e prestativo.

Aproveitar essas épocas que muitos clientes novos chegam aumentará suas vendas recorrentes, mas, para isso acontecer, é preciso criar um processo até eles se tornarem clientes fiéis. 

Aprenda fazer o pós-vendas para encantar e engajar seus clientes com este artigo. Aliás, tem modelos de mensagens para você usar nesse Dia dos Namorados já!

Pós-venda impacta no faturamento

Cerca de 72% de MEIs quer aumentar suas vendas, segundo uma pesquisa feita com 6 mil microempreendedores, realizada pela MaisMei, no primeiro semestre de 2023.

Quantas dessas empresas se preocupam com seu cliente após a confirmação de compra? Você, por exemplo, faz alguma ação de pós-venda?

A maioria das empresas não faz, principalmente por ver a meta final como a “venda”, e não a relação com o cliente. A experiência do cliente é construída, principalmente, após ele finalizar o pagamento.

Por isso, além de um atendimento personalizado e resolutivo, é importante você crie um processo de pós-venda focado na fidelização. 

Comece com algo simples, como uma mensagem enviada para o cliente após ele sair da loja ou receber a compra. Pode ir mais além? Monte um programa de fidelidade, crie promoções exclusivas, cashbacks.

O pós-venda bem feito acontece quando a pessoa que mantém contato com sua marca se sente valorizada nos diversos momentos da compra, especialmente quando falamos das compras futuras.

Mensagens personalizadas para clientes 

O simples bem feito gera um impacto excelente quando falamos de pós-venda. No Dia dos Namorados, por exemplo, se você quer aproveitar a previsão alta de vendas neste ano, escute com atenção o cliente que está comprando ou encomendando um produto seu. 

Faça perguntas para entender o que é importante para a pessoa, qual a história do casal e a expectativa da reação de quem receberá o presente. 

Demonstrar interesse, por si só, é ótimo, mas alguns detalhes dessa conversa ajudarão você a criar a mensagem de pós-venda certa para o cliente se sentir especial. Separamos alguns exemplos!

6 mensagens para enviar no pós-vendas no Dia dos namorados 

Boas mensagens geram conexão, então, quanto mais contextual você for, mais chance dos clientes serem impactados. Para o Dia dos Namorados, por exemplo, você pode usar esses modelos:

  1. "Oi, [use o primeiro nome do cliente ou um apelido]! A gente tá curioso pra saber: a sua namorada gostou do presente? A gente ficou curioso para saber como ela reagiu! Se precisar de algo mais que a gente possa fazer pra deixar esse momento ainda mais especial, nos avisa!"

  2. "[use o primeiro nome do cliente ou um apelido], passando para saber como foi a surpresa para o seu namorado. Deu tudo certo? A gente tá torcendo para que seja incrível! Adoramos te receber e esperamos te ver mais vezes, tá? Se quiser, vamos adorar receber feedbacks para melhorar ainda mais nossos produtos e atendimento!"

  3. "Esperamos que o presente tenha encantado a sua namorada, [use o primeiro nome do cliente ou um apelido]! Deu tudo certo com a compra e a entrega? Conta com a gente, tá? A gente vai fazer o possível para te manter 100% satisfeito!"

  4. "Oi, [use o primeiro nome do cliente ou um apelido], só pra garantir: conseguiu achar tudo que precisava pra namorada? Se tiver alguma coisa que a gente possa fazer para agradar ainda mais a gata, manda aqui e a gente faz o possível para a surpresa desse ano ficar ainda mais inesquecível para ela!"

  5. "[use o primeiro nome do cliente ou um apelido], esperamos que o presente tenha deixado a [use o primeiro nome ou um apelido da companheira(o) do cliente] apaixonada! Se precisar de algo, para ela e outras ocasiões, fala com a gente que vai ser um prazer te ajudar, ainda mais agora que ouvimos sua história!"

  6. "[use o primeiro nome do cliente ou um apelido], sua namorada gostou do presente? Obrigado por escolher a nossa loja, viu? Esperamos que a [nome ou apelido da namorada] tenha ficado super feliz. Mesmo na última hora, pode contar sempre com a gente. É só chamar por aqui!"

 

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Estratégias de pós-venda para aumentar vendas

A mensagem de agradecimento, como as frases para o Dia dos Namorados aqui de cima, são um passo em direção a fidelização de clientes. Para aumentar o interesse e valor do produto que você entrega, expanda o cuidado com a experiência para todos os pontos de contato possíveis.

Embalagens personalizadas

A embalagem tem um valor emocional é tão importante quanto o próprio produto. Sem perceber, é isso que faz muitas pessoas optarem por pequenos negócios, já que a personalização é um grande diferencial. Em datas como o Dia dos Namorados, você sai ganhando, lembre-se disso e invista na apresentação e escolha dos materiais.

Pesquisas de satisfação

Depois do agradecimento, a primeira mensagem de pós-venda, envie uma mensagem com uma pesquisa de satisfação do seu atendimento e produto. Estimule a resposta e escolha as sugestões que estejam ao seu alcance na hora de investir em melhorias.

Programa de fidelidade

Estimular compras futuras também passa por oferecer benefícios que vão além de descontos. Eles podem ser ótimos para conquistar novos clientes, mas quem já comprou com você merece ter benefícios exclusivos para comprar mais e, no melhor cenário, gerar indicações para sua empresa.

Atendimento ao cliente para MEI

O atendimento ao cliente é o principal diferencial do MEI. Se puder, use alguma sugestão deste artigo no Dia dos Namorados, mesmo que seja apenas uma mensagem simples pelo WhatsApp.

Se os seus clientes usam e-mail, mensagens segmentadas por lá também darão um resultado surpreendente.

Lembre-se: acima de tudo, você precisa descobrir os interesses e intenções das pessoas, principalmente seus clientes, para oferecer seus produtos no momento certo e que realmente façam sentido.

Manter-se próximo é essencial, mas lembre-se que a criatividade é um dos superpoderes mais comuns entre os empreendedores. Aplique suas ideias criativas no pós-vendas e, tenha certeza, isso vai se converter em resultado.