Todo empreendedor – independente de qual setor atue – sabe que o cliente é o grande protagonista de qualquer negócio. Por mais que uma empresa se esforce para se destacar no mercado, todo este empenho pode acabar sendo desperdiçado sem um consumidor satisfeito e disposto a adquirir produtos e serviços oferecidos pela companhia.

E é justamente pelo fato de o consumidor ter um papel tão importante para o presente e o futuro de uma empresa que o administrador deve sempre permanecer atento às necessidades e aos desejos de seus clientes, buscando sempre oferecer a eles os melhores produtos e serviços possíveis, cativando e fidelizando aquele que possibilita o crescimento do negócio ao longo do tempo.

Mas como identificar um cliente insatisfeito? Qual a melhor maneira de reconquistar seu cliente e mantê-lo sempre satisfeito, para o bem do seu negócio? No artigo de hoje listamos 5 dicas que ajudarão você a fidelizar seu cliente e satisfazê-lo no dia a dia.

Acompanhe!

Cliente insatisfeito: um grande problema

Um cliente insatisfeito nunca é bom para os negócios. Quando existe algum consumidor que não está feliz com o serviço, produto ou atendimento prestado pela empresa, na maioria das vezes, há uma clara indicação de que algo não está funcionando corretamente no âmbito empresarial.

Infelizmente, muitas empresas simplesmente ignoram o consumidor pouco satisfeito, e acabam vendo uma série de problemas se acumularem ao longo do tempo – afetando, com o passar dos meses, muitos outros clientes.

Por isso, é imprescindível que a empresa dê ouvidos aos seus clientes insatisfeitos e ouçam suas eventuais reclamações. Ignorá-lo poderá atrapalhar – e muito – seu negócio e o futuro da sua empresa.

Identificando o cliente insatisfeito

Apesar de ser um problema, ter um cliente insatisfeito também pode ser encarado como uma oportunidade de aprender com os erros e aprimorar as qualidades e pontos positivos da companhia. Sendo assim, quanto mais cedo o cliente insatisfeito for identificado, mais rápido a empresa poderá tomar providências para corrigir falhas e fidelizar seu cliente.

Identificar um cliente insatisfeito não é tarefa tão difícil quanto se pode imaginar. Atualmente existe uma série de opções de comunicação entre empresa e cliente – o que permite uma interação muito mais rápida, facilitando a correção de possíveis falhas com muito mais agilidade.

É possível identificar os clientes insatisfeitos por meio dos próprios funcionários da empresa, que costumam receber críticas e comentários negativos de clientes no dia a dia. Atualmente canais de comunicação como redes sociais, e-mail e sites também podem auxiliar a companhia a conhecer os consumidores menos satisfeitos e encontrar saídas para atender às necessidades dos seus clientes.

Procure investir nestes canais de comunicação que permitem ao seu cliente lhe contatar, sempre que possível, para fazer uma reclamação ou solicitação. Crie e mantenha sempre atualizadas suas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, etc) e monitore periodicamente seu e-mail e site, já que muitos dos contatos entre você e seus clientes podem ter início a partir destes canais de contato.

Satisfação: bom para o cliente, melhor para o negócio

Para manter o consumidor sempre satisfeito e reconquistar aqueles clientes insatisfeitos é preciso que a empresa se atente a todos os detalhes no que se refere ao seu relacionamento com os consumidores e que esteja disposta a se reformular em caso de necessidade.

Confira a seguir cinco dicas que podem ajudar você a satisfazer seu cliente e manter sua empresa nos trilhos do crescimento:

1 – Revise processos e identifique erros

Procure revisar constantemente os processos de todos os departamentos da sua empresa em busca de erros e inconsistências que podem resultar na insatisfação dos seus clientes. Neste momento, ouvir o feedback dos consumidores é fundamental.

Ouça o que seu cliente tem a dizer, aprenda a receber críticas e elogios e faça deles um combustível para alimentar o crescimento da sua empresa, reiterando o que funciona e ajustando o que pode estar lhe trazendo problemas e lhe custando clientes.

2 – Proporcione uma boa experiência de compra

Um cliente satisfeito surge sempre a partir de uma boa experiência de compra, seja de um produto ou de um serviço. Por isso, procure sempre oferecer uma boa experiência ao seu cliente, a fim de fidelizá-lo e conquistá-lo.

Lembre-se que, mais que fidelizar um cliente, cada experiência de compra positiva tem potencial para resultar em novos clientes para seu negócio. Afinal de contas, quando o consumidor se satisfaz com um serviço ou produto, é comum que ele indique a empresa para familiares e amigos – criando uma rede positiva de clientes e contatos para qualquer negócio.

3 – Não se esqueça do pós-venda

Muitos empresários se esquecem desta etapa tão importante do relacionamento com o cliente: o pós-venda. De nada adianta proporcionar uma boa experiência de compra para o cliente e pecar no pós-venda.

Por isso, esteja sempre atento ao serviço oferecido pelo departamento de pós-venda. Certifique-se de que os profissionais responsáveis estão prestando um bom atendimento após a compra e verifique periodicamente com seu cliente se ele está satisfeito com o atendimento da sua empresa neste setor de pós-venda.

4 – Conheça seu cliente

Procure conhecer seu cliente sempre que possível, a fim de identificar suas necessidades, prioridades, desejos e gostos. Desta forma você conseguirá proporcionar a ele a melhor experiência possível e oferecer os produtos e/ou serviços que estejam em linha com suas necessidades e interesses.

As empresas que não procuram conhecer o consumidor têm grandes chances de falhar na fidelização do consumidor e podem, inclusive, estar fadadas ao fracasso no médio ou longo prazo por não compreenderem seus próprios clientes.

5 – Mantenha um bom relacionamento

Pode parecer uma dica óbvia, mas saiba que muitos empreendedores acreditam que o relacionamento com o cliente termina a partir do momento em que ele compra um determinado produto ou serviço. Isto não é verdade!

O relacionamento duradouro com o consumidor é fundamental para qualquer companhia, já que é esta relação que ajuda a aproximar o cliente da empresa, aumentando as chances de obter clientes cada vez mais satisfeitos e refutando, para cada vez mais longe, as chances de ter clientes insatisfeitos com seu negócio.

Sendo assim, aposte em um bom relacionamento com seu cliente. Envie, quando possível, e-mails com promoções e descontos direcionados a consumidores fiéis, mantenha-os informados das novidades envolvendo a oferta de produtos e serviços e procure tratar os consumidores sempre de maneira cordial e positiva.

Alguns cuidados simples podem fazer toda a diferença e resultar em uma cadeia de consumidores cada vez mais interessada nos seus produtos ou serviços e muito mais satisfeita com sua empresa!

E você, costuma prestar atenção nos seus clientes e identificar quais consumidores estão satisfeitos ou insatisfeitos com seu negócio? Deixe seu comentário!