Se você é MEI e tem um pequeno negócio, sabe que estar presente nas redes sociais não é mais um luxo, mas uma necessidade. E o Instagram? Esse é obrigatório! Se você ainda não tem, é hora de correr atrás. Esta rede social é uma das maiores vitrines do mercado e é uma plataforma que pode te ajudar a vender, engajar e se conectar com seu público de forma simples e direta. Então bora aprender como criar um perfil no Instagram para sua empresa e vender mais.
Por que não dá pra fugir do Instagram?
O Instagram não é só uma rede social para fotos de comida ou viagem. Ele já se consolidou como uma plataforma essencial para negócios.
Se liga só: a última atualização diz que existem mais de 141 milhões de usuários ativos no Brasil e pode ter certeza que seu cliente está por lá.
Se você ainda não aproveitou, está perdendo a chance de mostrar seu produto, atrair novos seguidores e gerar vendas diretamente do app.
É muito simples: se você tem uma loja de roupas, seus seguidores podem visualizar os produtos, interagir, e até comprar tudo na hora, sem sair do Instagram Empresas.
E sem contar as ferramentas de vendas que a plataforma oferece. Se você ainda não entrou nesse jogo, é hora de agir e entrar para o time dos empreendedores digitais.
Tem diferença entre perfil pessoal e para Empresa?
Não dá para usar perfil pessoal para fazer o seu negócio bombar (não mesmo!). Ele é ótimo para interagir com amigos, mas quando o papo é vendas e engajamento, o perfil comercial é o caminho.
Com ele, você tem acesso a várias ferramentas de marketing que não existem no perfil pessoal, como Instagram Shopping, botões de ação (como WhatsApp e e-mail), e análises de desempenho (Insights), que ajudam a entender o que seu público gosta e como melhorar suas postagens.
Se você tem uma loja de acessórios, por exemplo, criar um perfil comercial vai facilitar a comunicação com os clientes e tornar sua marca mais profissional e acessível. E, no final das contas, isso é o que vai fazer você vender mais!
Criando ou convertendo seu perfil: como fazer isso na prática
Agora vamos para a parte prática. Não tem segredo, é só colocar a mão na massa!
Opção 1: criando seu perfil no Instagram para empresas do zero
Se você não tem perfil no Instagram ainda, bora começar! É bem fácil: baixe o app, crie sua conta e quando chegar na hora de escolher o tipo de conta, basta escolher a conta comercial. Pronto, seu perfil já está pronto para começar a atrair clientes.
Dica: Na hora de escolher seu nome de usuário, pense em algo simples e fácil de lembrar. Se sua loja é "Loja do João", seu usuário pode ser @loja_do_joao, assim fica fácil de achar. Nada de nome complicado porque assim ninguém vai lembrar.
Opção 2: já tenho um perfil e quero convertê-lo em empresa
Agora, se você já tem um perfil pessoal, não precisa criar um novo. A boa notícia é que você pode converter seu perfil para comercial sem perder conteúdo e seguidores!
Vá nas configurações, encontre a opção "Mudar para conta profissional" e pronto! Seu perfil estará agora otimizado para negócios.
O legal dessa mudança é que você continua com todos os posts e seguidores, mas ganha acesso a métricas, ferramentas de vendas e tudo o que o perfil comercial tem a oferecer.
Por que vincular seu perfil a uma página do Facebook?
Agora, uma coisa muito importante: linkar sua conta do Instagram a uma Página do Facebook. Pode parecer simples, mas essa etapa é essencial.
Por quê? Porque muitos dos recursos completos do Instagram (como Instagram Shopping e anúncios pagos) só funcionam quando seu perfil está vinculado a uma página do Facebook. Então, se você ainda não tem uma página no Face, é hora de criar uma também.
Essa integração entre as duas plataformas vai potencializar suas ações de marketing, além de permitir que você gerencie tudo de forma centralizada.
Passo a passo para otimizar seu perfil de Empresa no Instagram
Agora que o perfil está no ar, vamos falar da parte estratégica. Não adianta só criar o perfil e achar que vai dar certo. O segredo é otimizar cada parte dele para atrair e converter seguidores em clientes.
Foto de perfil: imagem legível e em alta resolução (por favor!)
A foto de perfil é a primeira coisa que seu cliente vai ver. Então, capriche! Use o logo da sua empresa em alta resolução. Se não tem logo, coloque uma imagem que represente sua marca, como uma foto do produto ou da loja, mas sempre com boa qualidade.
Também dá pra usar algumas ferramentas de marketing para criar sua logo do zero (e de maneira gratuita). E o melhor é que você não precisa ser design pra fazer isso!
Nome de Usuário (@seu_negocio) vs. Nome de Exibição
Escolher o nome de usuário certo é essencial. Ele deve ser simples, fácil de lembrar e, preferencialmente, incluir o nome da sua marca. Já o nome de exibição é um lugar para você ser um pouco mais estratégico. Se sua loja chama "Loja X", use algo como "Loja X | Roupas infantil". Isso deixa seu perfil mais fácil de ser encontrado e ainda dá um toque profissional.
A bio: o que fazer com os 150 caracteres
Aqui é onde você vai vender sua marca com poucas palavras. A bio é o cartão de visitas do seu perfil, igual a um cartão impresso que você entrega na vida real, e você tem apenas 150 caracteres para explicar o que sua marca faz e o que oferece.
Seja direto e atraente. Se você é MEI e trabalha com venda de roupas, pode ser algo tipo assim: "Moda feminina com estilo e conforto. Frete grátis para todo Brasil.".
E, claro, não se esqueça de adicionar um link importante. Pode ser o link da sua loja ou até o WhatsApp Business.
Link na bio: como usar os agregadores e o WhatsApp Business
O link na bio é fundamental para direcionar os clientes. Se você tem um site, adicione o link, pode ser a página inicial ou até mesmo direcionar o cliente para uma área específica da sua página.
Se o foco é vender no WhatsApp, pode colocar o link direto para o WhatsApp Business. E se tiver várias opções para compartilhar, use ferramentas como Linktree, que permitem juntar todos os links em um único lugar.
Botões de ação: como configurar o e-mail, telefone, endereço físico
Você sabia que o Instagram oferece botões de ação que tornam o contato com seus clientes mais fácil? Pois é, meu amigo! Com esses botões, você pode adicionar o WhatsApp, e-mail e endereço físico para facilitar a comunicação. Isso dá um toque profissional e prático para quem visita seu perfil.
Escolhendo a categoria de negócio correta
Escolher a categoria de negócio certa no Instagram ajuda a categorizar seu perfil e deixa claro para o seu público do que se trata sua empresa. Se você tem uma loja de roupas, por exemplo, escolha a categoria Varejo de Moda. Isso facilita a busca e deixa seu perfil mais organizado.
Análise inicial: conhecendo seus recursos
Com o perfil otimizado, é hora de explorar o que o Instagram oferece para te ajudar a melhorar ainda mais. É tipo como conhecer melhor seu cliente. A ferramenta Instagram Insights vai te dar um panorama do desempenho do seu conteúdo.
O que são impressões, alcance e engajamento?
A gente sabe que esse momento de termo técnico pode confundir, mas não se preocupe, pois a gente te explica de forma simples:
Impressões mostram quantas vezes seu conteúdo foi visto, alcance revela quantas pessoas únicas visualizaram e engajamento indica quantas interações seu post teve (curtidas, comentários, compartilhamentos).
Esses dados são essenciais para saber o que está funcionando e o que precisa ser ajustado. Com essas informações em mãos, você consegue adaptar seu negócio pra estratégias que realmente funcionam e assim fidelizar mais clientes e garantir melhores resultados.
Configurações de segurança básicas: autenticação de dois fatores
Por último, mas não menos importante: a segurança. Se você chegou até aqui, já sabe criar um perfil no Instagram para Empresas, mas de nada adianta ter um perfil bonito se ele não está seguro, não é mesmo?
Ativar a autenticação de dois fatores vai garantir que sua conta esteja mais segura. Um pequeno passo que vai fazer toda a diferença e garantir que somente as pessoas autorizadas acessem seu perfil.
Bora criar um perfil no Instagram para empresas?
Agora que você já tem o perfil pronto e otimizado, é hora de colocar em ação. Comece a criar conteúdo de qualidade e a interagir com seus seguidores. Lembre-se de que o Instagram é uma plataforma visual: então capriche nas fotos, vídeos e nas postagens.
E para manter o ritmo sem surtar, a dica é usar um bom cronograma de postagens. Isso vai ajudar a organizar as publicações e manter a constância, sem sobrecarregar.
Com seu perfil no Instagram bem configurado, otimizado e seguro, você estará pronto para engajar com seus clientes e aumentar suas vendas. E lembre-se, o Instagram é uma das ferramentas mais poderosas para qualquer empreendedor, só precisa ser bem utilizada. Se você quer seguir aprendendo, dá uma olhada no nosso guia para criar posts no Instagram.