Começar o próprio negócio é o grande sonho de muitos brasileiros. Ter a própria empresa, poder tomar as decisões, ser o próprio chefe e fazer seus próprios horários figuram no topo da lista de atrativos de quem busca essa meta.

Acontece que o sonho de empreender pode virar um pesadelo se você não ficar atento a algumas dicas fundamentais sobre o assunto. Especialistas do segmento confirmam os dados da última pesquisa realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): de cada dez empresas, seis fecham até o quinto ano de atividade.

E quais seriam os principais motivos desse problema? Na maioria dos casos, as falhas ocorrem por falta de planejamento e equívocos financeiros. O fato é que com um pouco mais de conhecimento é possível colocar em prática algumas lições importantes para evitar que sua empresa entre nessa estatística. Separamos algumas dicas que certamente irão te ajudar:

1- Desenvolva um plano de negócios

Um plano de negócios é um documento que vai mapear alguns pontos do seu ramo de atividade e do perfil da sua empresa. Dessa forma, é possível entender quais são os pontos críticos, qual o seu patamar empresarial diante da concorrência e principalmente, se sua ideia é viável e pode trazer lucros.

Existem algumas maneiras de criar um bom plano de negócios para sua empresa. Uma das mais ágeis e sugeridas no momento é o Quadro de Modelo de Negócios (Business Model Canvas).

O Business Model Canvas  foi criado por Alex Osterwalder e Yves Pigneur, e trata-se de um modelo que permite visualizar um plano de negócios completo em uma única página. Um dos maiores atrativos da ferramenta é a facilidade em implementar mudanças e deixar todos da equipe cientes dos ajustes.

Entretanto, você pode escolher o modelo de plano de negócios que mais se adequa ao seu perfil empreendedor. O importante é criar o documento com todas as informações necessárias e mantê-lo sempre à vista.

2- Faça pesquisa de mercado

Outro ponto indispensável para quem quer começar o próprio negócio é fazer uma pesquisa de mercado. Conhecer quem é seu público-alvo, quem são seus clientes ideias, quais são as empresas concorrentes e quanto as pessoas estão dispostas a pagar pelo seu produto ou serviço.

Essas informações são muito úteis na hora de criar sua proposta de valor e mostrar seus diferenciais competitivos. Ela é fundamental também para você enxergar os pontos em que precisa melhorar.

É bastante comum ver empreendedores pecando nesse quesito e “supondo” ou invés de fazer uma pesquisa real e um bom mapeamento do mercado.

3 – Busque apoio jurídico para as questões legais

Independentemente de qual categoria empresarial você vai começar é recomendável que procure a ajuda de um especialista para entender todo tipo de burocracia e legislação que pode ser aplicada à sua condição de empreendedor.

MEI, EIRELI, seja qual for o enquadramento pretendido, peça a ajuda de um advogado e um contador. Eles serão parceiros importantes na hora de abrir a empresa, legalizar e colocar a estrutura para funcionar dentro da lei.

4 – Planeje e organize as finanças empresariais

Levando-se em conta a importância do controle financeiro para a saúde do seu negócio é fundamental que você como empreendedor, ou o responsável financeiro, entendam dos conceitos básicos da administração financeira empresarial. Criar orçamentos, gerenciar o fluxo de caixa e traçar metas de faturamento são tarefas importantes de serem planejadas, executadas e acompanhadas.

Lidar com planilhas e números pode parecer algo desafiador e complexo para muita gente, mas é possível contar com ajuda para isso. O Programa Avançar, por exemplo, disponibiliza uma série de conteúdos relacionados à gestão financeira de um pequeno negócio. Além disso, oferece cursos on-line de curta duração, práticos e com linguagem direta e simples. Tudo de graça. Confira alguns destaques e capacite-se agora mesmo:

Fluxo de caixa – o curso apresenta os principais conceitos para você entender o que é um fluxo de caixa, para que ele serve e como criar um para sua empresa. 

Educação financeira – com este curso, você vai descobrir como estruturar o planejamento financeiro de sua empresa e estabelecer metas e objetivos para o seu negócio, além de controlar e acompanhar o fluxo de caixa.

Formas de pagamento – oferecer diferentes formas de pagamento para seus clientes é sinônimo de aumento de vendas. Esse curso explica tudo o que você precisa saber para escolher e aplicar os meios de pagamento em seu negócio.

Investimentos – saber planejar os investimentos da sua empresa é fundamental para que ela sobreviva ao longo dos anos. Esse curso traz um passo a passo descomplicado de como entrar no mundo dos investimentos.

5 – Escolha com cuidado sua equipe, parceiros e fornecedores

É comum que as empresas comecem pequenas, com o próprio dono absorvendo todas as tarefas. Mas também é comum que elas cresçam e que logo se faça necessário integrar pessoas ao time.

Na hora de selecionar os seus recursos humanos, tenha cautela! É importantíssimo saber deixar o lado emocional de lado para fazer um bom julgamento das habilidades e competências profissionais dos candidatos. Busque por profissionais pró-ativos, engajados que façam de tudo um pouco, se necessário.

A atenção e cautela também são importantes quando o assunto é fornecedor e parceiro. Não é porque você está começando que precisa se “contentar” com um fornecedor ruim e descompromissado.

Uma boa alternativa é pesquisar e procurar recomendações de colegas do mesmo segmento que o seu. Assim, fica mais difícil se equivocar.

6 – Estabeleça uma rotina de trabalho

No início das operações é comum o empreendedor desenvolver diversas tarefas simultaneamente. Muitas empresas entram em operação funcionando no “apaga incêndio”. O empreendedor pensa assim: o que farei hoje? Prospecção de clientes? Financeiro? Compras?

Esse é um caso típico de empresas onde o empreendedor é o “faz tudo”. E é isso que torna humanamente impossível obter êxito sem traçar um plano de ação e estabelecer uma rotina diária de ações. Claro que ela poderá variar, o ponto aqui é mostrar o quanto é fundamental saber o que deve ser feito em cada dia da semana e que horas.

Trace sua rotina de trabalho com base em tarefas que são recorrentes, essas podem e devem ir para sua agenda, por exemplo. Depois liste aquelas que são importantes, porém, eventuais. E claro, oriente seus colaboradores a fazerem o mesmo.

Observe ao longo da sua jornada empresarial se a rotina funciona ou se precisa de ajustes. E então faça-os. Entretanto, não deixe de dar atenção especial a este passo.

7 – O bem-feito é melhor que o perfeito

Parece uma dica contraditória, mas em um mundo onde as coisas acontecem na velocidade de um piscar de olhos é preciso ser ágil.

É claro que você precisa ficar de olho na qualidade do seu serviço ou produto e no relacionamento com os clientes, por exemplo. Mas não espere que ele seja “o melhor do mundo” para começar. Abra sua empresa e aperfeiçoe os processos usando, inclusive, feedbacks dos clientes. Esse é o melhor jeito de crescer.

Agora você já tem essas super dicas na mão! Esses são os pontos fundamentais para quem quer começar o próprio negócio: é só seguir e aperfeiçoar.

Ainda com dúvidas ou com receio de começar? Então compartilhe com a gente nos comentários. Queremos ajudar a deslanchar sua empresa!