Ter um conteúdo em destaque em sites de busca pode ser um diferencial para a sua empresa. Isso porque boa parte dos usuários se concentram nos primeiros resultados que aparecem quando fazem pesquisas nessas ferramentas. A boa notícia é que existem formas de fazer a otimização de blog para que ele esteja de acordo com as exigências dos buscadores, ou seja, ocupando sempre as primeiras posições.

Sendo assim, conheça dicas relevantes para otimizar o seu blog e dar a ele o protagonismo necessário em sites como o Google, o Yahoo e o Bing.

1. Ofereça conteúdo de qualidade

Na prática, é isso o que os sites de pesquisa mais valorizam. Toda a estrutura criada em função dos chamados algoritmos é, na realidade, uma forma de automatizar a busca pela qualidade na rede. Assim, quando o seu foco passa a ser a oferta de algo único, esclarecedor e relevante para o usuário, a tendência é que isso se destaque diante do que aparece na internet e coloque a sua página no topo das pesquisas.

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, o que nada mais é do que uma série de técnicas criadas em função das exigências dos mecanismos de busca. Ainda que SEO seja importante, fato é que sem a oferta de conteúdo de qualidade, mesmo as técnicas mais avançadas terão um efeito irrelevante nos seus resultados. Por isso, a dica aqui é começar se concentrando na qualidade do seu conteúdo.

2. Trabalhe com palavras-chave

Um bom conteúdo pode ser otimizado com o uso adequado de palavras-chave. Funciona assim: os sites de busca trabalham com algoritmos que “varrem” a internet em busca de elementos que influenciam no ranqueamento das páginas.

Quando falamos em SEO estamos nos referindo justamente ao conjunto de técnicas criadas para "agradar" esses algoritmos. Entre elas está o trabalho com a palavra-chave, um termo que será escolhido por você para sintetizar o que há de mais importante no seu conteúdo. Esse termo precisa ser destacado no texto, aparecendo no título e em alguns subtítulos, por exemplo.

Ao reconhecer a sua palavra-chave e associá-la a um conteúdo relevante, os algoritmos avaliam positivamente o seu texto e melhoram o seu ranqueamento.

3. Pense na harmonia

Seu conteúdo precisa ser atraente. Por isso, evite excessos. Parágrafos longos demais e sem interrupções desanimam o leitor. O ideal é que você concentre suas ideias em tópicos, usando no máximo 300 palavras dentro de cada um deles. Assim o leitor poderá encontrar com mais facilidade a informação que precisa, principalmente se você fizer bom uso dos subtítulos.

O ideal é que eles resumam a ideia central que será trabalhada no tópico. Os algoritmos dos sites de pesquisa avaliam isso também. Além disso, um subtítulo bem pensado pode ser atraente para o seu conteúdo e funcionar como um elemento a mais para manter seu visitante interessado no que você publica.

4. Cuidado com os dispositivos móveis

Grande parte das pessoas já substituiu os computadores pelos smartphones no dia a dia. Não à toa, em 2015, o Google anunciou que a responsividade seria um dos elementos a serem considerados no seu ranqueamento. Isso quer dizer que a capacidade de adaptação para os mais diferentes dispositivos, como tablets e smartphones passou a ter um peso maior na análise dos algoritmos.

Do ponto de vista prático, o que você precisa saber em relação a isso é que o seu blog deve ser otimizado para dispositivos móveis, funcionando adequadamente. Para tanto, existem plugins e templates que podem ser usados em plataformas como o WordPress e o Blogger. Caso você trabalhe com um desenvolvedor, oriente esse profissional a respeito dessa necessidade.

5. Crie uma metadescrição para a otimização de blog

Sabe aquele texto que aparece logo abaixo do endereço do site no mecanismo de busca? Então. Ele pode e deve ser otimizado. Faça uma descrição sobre aquilo que será encontrado na página, facilitando a assimilação do usuário e tornando a experiência dele mais simplificada.

Crie sua metadescrição de acordo com o que sua página trata e use a palavra-chave, sempre guiando o leitor para o próximo passo, que é clicar no link e visitar o seu conteúdo.

6. Trabalhe com imagens otimizadas

Uma boa maneira de tornar a leitura mais agradável é inserir imagens ao longo do texto. Conte uma boa história e ilustre isso com critérios.

O ideal é exemplificar o seu conteúdo. Isso pode ser feito quando você trabalha com imagens relevantes e que contem com os chamados textos alternativos, que são indicadores para os sites de busca.

Na prática, os textos alternativos, ou Alt Text, funcionam como uma descrição da imagem para os algoritmos saberem do que se trata. Pense que as pessoas também fazem pesquisas por imagens e por isso, otimizar as suas pensando nos buscadores também costuma render alguns pontinhos na busca pelo topo do ranqueamento.

7. Facilite a leitura dos seus URLs

URL significa Uniform Resource Locator, o que, na prática, representa o que aparece na barra de endereços do seu navegador quando acessa qualquer página. O que os mecanismos de buscas querem em relação a isso é muito simples: que o usuário consiga saber qual é o conteúdo da página antes mesmo de ele ser inteiramente carregado, bastando olhar para a URL.

Para que isso aconteça é preciso que a URL seja curta, clara e informativa. Endereços recheados de números e símbolos incompreensíveis não são muito valorizados pelos algoritmos, contribuindo para deixar a sua página bem abaixo nos mecanismos de busca.

Sendo assim, procure trabalhar página por página, usando palavras-chave e subcategorias. Isso mostra que você cria seu conteúdo com critérios, o que é sempre positivo em termos de SEO.

Enfim, perceba que, ao colocar essas dicas em prática, você naturalmente otimiza o seu conteúdo, ainda que não seja um especialista em SEO. O segredo está na oferta de um material de qualidade, bom o bastante para mostrar aos algoritmos e aos leitores que você, de fato, tem o que oferecer a eles.

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