Para quem é (ou está planejando) ser um microempreendedor, é importante estar sempre antenado para aperfeiçoar seus conhecimentos e acompanhar as novidades do mercado, afinal, a ideia é continuar se aprimorando para encarar a concorrência e oferecer o que há de melhor para os seus consumidores, não é mesmo? A boa notícia é que, cada vez mais, podemos encontrar cursos e materiais disponíveis em vários sites e instituições que disponibilizam conteúdo on-line de excelente qualidade para quem deseja adquirir mais know-how sobre o mundo dos negócios.

Por isso, separamos uma lista de 6 cursos que todo microempreendedor deve fazer para se atualizar ainda mais! Anote as nossas dicas e aproveite porque esses cursos são totalmente gratuitos!! Entenda o objetivo de cada uma e selecione os que mais você precisa!

Sei Empreender

O curso Sei Empreender é para ajudar empreendedores a descobrirem o seu potencial empreendedor e conseguirem tomar as decisões administrativas do próprio negócio. Ele vai ajudar microempreendedores individuais que querem melhorar o desempenho de gestão da sua empresa focando no controle das ações empreendedoras, nas dificuldades administrativas e na valorização do sucesso.

Principais conteúdos:

  • Princípios do empreendedorismo e perfil do empresário de sucesso;
  • Subsídios para compreender a diferença entre assumir o controle do seu negócio e ser controlado por ele;
  • Planejamento de ações qualificar o processo de tomada de decisões do negócio.

Sei Controlar meu Dinheiro

Esse curso oferece conhecimentos sobre a gestão financeira dos pequenos negócios. Ele trás orientações importantes para elaborar o controle diário de entrada e saída do caixa da empresa, conscientizando o empreendedor sobre a diferença entre as receitas da empresa e o seu dinheiro pessoal — procedimento, aliás, que embora prejudicial à saúde do negócio, é bem comum. A ideia é tratar os temas básicos para gestão e fortalecimento dos negócios.

Principais conteúdos:

  • Conceitos básicos de administração e gerenciamento do caixa da empresa;
  • A importância de efetuar o controle diário de entradas e saídas e a identificar a diferença entre o dinheiro da empresa e o dinheiro pessoal.

Sei Planejar

O planejamento ajuda o empreendedor a organizar o negócio para que ele se adapte melhor às demandas do mercado. No Curso Sei Planejar o empreendedor recebe orientações para a oferta e criação de serviços (ou produtos) de maior qualidade para o consumidor. O objetivo é montar um planejamento para permitir a sustentabilidade do negócio, passar conhecimentos para a prosperidade do empreendimento e oferecer ferramentas para planejar seu negócio de forma mais articulada.

Principais conteúdos:

  • Planejamento para a sustentabilidade do pequeno negócio;
  • Ferramentas para planejar seu negócio de forma ordenada e articulada;
  • Conhecimentos para garantir sustentabilidade e prosperidade dos negócios.

Sei Comprar

O Sei Comprar mostra ao empreendedor que o fundamento de bons resultados e vendas dependem muito do modo como as compras de insumos são realizadas. Além disso, o curso aborda a competitividade e aumento dos lucros quando o assunto é pequeno negócio. Nele você também aprende estratégias para comprar melhor, obter preços e prazos que correspondam às expectativas dos clientes. Ele foi elaborado justamente para microempreendedores que sentem uma certa carência em assuntos relacionados ao processo de compra e querem obter resultados mais favoráveis nos negócios.

Principais conteúdos:

  • Estratégias para comprar bem, adquirir insumos com a qualidade adequada e obter preços e prazos de pagamentos favoráveis às necessidades de seus clientes;
  • Competitividade e aumento da lucratividade dos pequenos negócios.

Sei Vender

A ideia desse curso é preparar os microempreendedores para conseguirem incrementar serviços e produtos, assim como conquistar mais clientes para ampliação do negócio. Ele também trata de pontos específicos do processo como reposição e adaptação dos negócios às exigências do mercado, manejo de ferramentas de marketing, planejamento e gerenciamento das vendas, entre outros. É uma ótima opção para que busca aprofundar seus conhecimentos em processo de vendas.

Principais conteúdos:

  • Reposicionamento e adaptação do negócio às exigências do mercado;
  • Planejamento e o gerenciamento das vendas;
  • Manejo de ferramentas de marketing, que vão ajudar o microempreendedor a compreender as necessidades de seus clientes e o funcionamento do mercado.

Sei Clicar

Como o próprio nome sugere, esse curso tem como objetivo destacar a importância do uso da internet para o aumento da lucratividade e comercialização em escala do seu negócio. Para isso, o empreendedor vai aprender a identificar as ferramentas fundamentais que a internet disponibiliza, para a expansão do seu negócio, assim como escolher as mais apropriadas para alcançar o maior número de pessoas.

Principais conteúdos:

  • Como vender na internet;
  • Quais são as ferramentas disponíveis na internet;
  • Criação de contas em redes sociais.

Dica bônus: Tudo sobre MEI – Programa Avançar

Incluímos esse curso extra na lista porque ele explica tudo o que você precisa saber para dar um passo muito importante: abrir um CNPJ e formalizar o seu negócio. Sair da informalidade traz vantagens, como ter direito a benefícios (salário-maternidade, aposentadoria e auxílio-doença); ter acesso a serviços bancários diferenciados; poder emitir nota fiscal e, assim, vender produtos ou prestar serviço para empresas. 

Principais conteúdos:

  • Episódio 1: O que é MEI – Explica, de forma simples e didática, o que é MEI e quem pode se enquadrar nessa categoria.
  • Episódio 2: Virei MEI, e agora? – Apresenta as obrigações que precisam ser cumpridas por quem se formaliza como MEI. Também resolve dúvidas relacionadas a emissão de nota fiscal e contratação de empregado.
  • Episódio 3: Aprendendo a dividir – Destaca a importância de separar as despesas pessoais das contas da empresa e detalha como abrir uma conta pessoa jurídica, apresenta os conceitos do fluxo de caixa e explica como definir um pró-labore (seu “salário” como empreendedor).
  • Episódio 4: Sujou meu MEI, e agora? – Conteúdo dá dicas valiosas de como agir diante de imprevistos e dificuldades financeiras, explicando o que fazer para limpar seu nome e o da empresa MEI.

 Acesse o curso agora mesmo!

Agora que você tem uma lista de cursos super bacana para microempreendedores individuais, aproveite para ficar ainda mais afiado para o mercado! E se você, por acaso, conhece outras opções bacanas que possam ajudar... conte pra gente!