Quando decidi entrar no mundo do desenvolvimento pessoal, buscava me transformar para deixar um legado para meu filho. Ao longo do caminho, encontrei autoconhecimento, realização profissional e, principalmente, uma missão de vida. Sempre acreditei no poder da palavra e da escrita, na inspiração e transpiração para alcançarmos resultados. 

Ter uma meta é o primeiro passo para empreender. Por isso, decidi utilizar alguns dos pilares da alta performance como clareza, produtividade, energia, consistência e evolução permanente para darmos início a nossa transformação. O objetivo deste texto é não deixar que você abandone seus sonhos e comece hoje a ser o autor da sua própria história.

Separei cinco dicas para você dar os primeiros passos nessa jornada. Para mudar, é preciso começar. Por isso, ouça sua intuição, tenha uma intenção positiva, organize suas ideias e se coloque em movimento.

Respire fundo e vamos juntos! 

Dicas para ser mais confiante e realizar seus sonhos:

Dica 1. Acredite em você

Desenvolva uma mentalidade confiante com afirmações positivas. Coloque a realização dessa meta no tempo presente. Ex: “Eu empreendo...”, “Eu realizo...”, “Eu acredito...”

Dica 2. Tenha uma meta clara e bem definida

Quem não sabe onde quer chegar qualquer caminho serve. Por isso, se você não quer que a vida escolha por você, então defina você o caminho que quer seguir. Para isso, detalhe sua meta, seja específico. Uma meta clara e consistente não se perde na primeira dificuldade.‍

Dica 3. Coloque seu foco e energia na solução

Tenha clareza de onde quer chegar e veja as oportunidades que o caminho pode te proporcionar. Seja flexível para encontrar soluções nos desafios que vão surgir. Não gaste tempo e energia com aquilo que não depende de você. Use sua criatividade para encontrar motivação de seguir em frente. Não paralise com a primeira rejeição, ela pode ser uma oportunidade de evoluir.

4. Comprometa-se com você

Seja fiel a sua palavra e escreva os benefícios e recompensas pessoais e profissionais que aquela realização vai te trazer.  Escreva pelo menos dez recursos que vão te ajudar a não desistir. Tenha essa lista ao seu lado e a acione ao primeiro sinal de desmotivação. Não precisa ser nada inovador, mas precisa te encher de energia e amor.

Ex: Ir à praia, fazer trilha, tomar um café com bolo (essas são alguns dos meus recursos)

5.  Esteja preparado para o sucesso

Você já parou para pensar em quem vai se tornar quando realizar sua meta? Quando pensa em você nesse dia, qual seu sentimento? Como você está? Quem está ao seu lado?

Pensar nessas respostas vai te ajudar a não desistir.

Bom, agora que você decidiu ser o autor da sua própria história, respire fundo e coloque-se em movimento. Dê o primeiro passo, faça testes pequenos, esteja aberto para receber respostas, encontre vários caminhos, organize-se e siga em frente.

Não deixe que o medo te paralise. Lembre-se que não escolher também é uma forma de escolha e ficar parado é um preço alto que você não está mais disposto a pagar.

Depende de você ver um mundo de prosperidade, criar oportunidades, fazer aquilo que ama e ser sua melhor versão.

Coloque no papel sua meta e anote todos os insights que essa leitura te proporcionar. Escrever já é um passo para começar a acreditar que é possível. No final, comprometa-se com você e comece a mostrar ao mundo que você é único. Planeje seu futuro começando agora e você vai ver que em breve uma ideia se torna um projeto real e alcançável.