Se tempo realmente é ouro, a produtividade é um dos tesouros modernos mais valorizados e procurados pelas empresas. Por isso, se dedicar a ela, ou seja, aprender formas de aumentar a produtividade, é um conhecimento que qualquer profissional, empreendedor ou não, precisa ter.

Então, se você ainda não é o senhor do tempo e deseja controlar melhor a sua rotina, veja as quatro dicas que reunimos e que são úteis em diversas situações.

1. Comece o dia com o pé direito

Essa não é uma dica literal, mas significa que as primeiras horas do dia são determinantes para pessoas produtivas.

Como a principal recomendação é manter o stress longe, você pode buscar uma atividade que lhe dê prazer. Pode meditar, fazer alguma atividade recreativa, ler um livro ou simplesmente conversar sobre assuntos leves com a família ou amigos.

Você também pode praticar atividades físicas. Estudos mostram que se exercitar de manhã diminui a pressão arterial, melhora a qualidade do sono e, consequentemente, contribui com a produtividade ao longo do dia — além de fazer bem para o corpo e para a mente.

2. Tenha um bichinho fofo por perto

Não é besteira! Um estudo realizado pela Universidade de Hiroshima, no Japão, comprova que a imagem de bichinhos fofos pode aumentar a produtividade.

Sendo assim, providencie um porta-retrato com a foto do seu animal de estimação, troque o plano de fundo do seu celular, siga contas em redes sociais que postem vídeos ou fotos de filhotes e dedique um tempinho do seu dia para se encantar com eles.

O estudo diz que esses bichinhos despertam o cuidado e a atenção das pessoas. Então, por que não tentar?

3. Escolha bem os seus alimentos

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma boa alimentação pode aumentar a produtividade em cerca de 20%. Portanto, selecionar bem os tipos de alimentos que serão ingeridos ao longo do dia é um passo importante para quem deseja produzir mais.

Gordura e fritura, por exemplo, nem pense! Quanto ao doce, ele até é permitido, pois proporciona energia ao corpo. Mas, como tudo na vida, o exagero deve ser evitado. Do contrário, pode até provocar mais cansaço.

4. Tempo de descanso: defina o seu!

Se você acha que trabalhar oito horas ininterruptamente é uma forma de aumentar a produtividade, está enganado. O descanso é essencial não só para manter o equilíbrio na sua rotina, mas também para que você possa recuperar as energias, a atenção e o foco.

Há quem indique uma pausa de 20 minutos a cada uma hora e meia, conforme orientação do autor americano Tony Schwartz. Mas há também a famosa Técnica Pomodoro, que recomenda o trabalho sem interrupções por 25 minutos, intercalado por um descanso de mais 5 minutos. A cada quatro períodos desses, chamados de “pomodoros”, a pausa aumenta para meia hora.

Em todos os casos, podem acontecer ajustes no tempo. Portanto, o ideal é fazer o teste e descobrir o que funciona melhor para você.

Gostou das dicas? É muito importante praticá-las para aumentar a sua produtividade!