A desaceleração da economia nacional é um cenário que não contribui muito para tornar o mercado atrativo aos empreendedores. Existem incertezas quanto à política econômica e a conjuntura não fomenta grandes avanços para novas iniciativas e empreendimentos.

Mas isso não significa que não há oportunidades boas a serem exploradas, apenas que devemos ter cautela, em momentos como esse, para sermos mas assertivos e fugirmos de erros que, com um bom planejamento, podem ser evitados.

Ter clareza sobre os objetivos da empresa, manter controle sobre as finanças e ficar atento a caminhos alternativos para evitar possíveis problemas são, mais do que antes, atitudes que podem diferenciar o empreendedor diante da concorrência.

Para se destacar, não basta apenas saber o que deve ser feito. Mas é importante também ter em mente o que pode e deve ser evitado. Por isso, listamos nesse artigo 3 coisas que você não deve fazer ao abrir um Mei:

1 - Omitir lucros para se enquadrar no MEI

Como você já deve saber, o regimento determina que um MEI pode faturar anualmente R$ 81 mil, e esse valor deve seguir de orientação para o seu planejamento. Se o empreendedor for pego pela Receita Federal tentando esconder seu excedente, ele sofrerá sansões relacionadas a sonegação e os retroativos serão tributados. Caso a previsão de faturamento for maior do limite do MEI, o ideal é você estar outras modalidades de abertura de empresa e tributação.

Fique atento e não se engane! Utilizar-se do MEI para sonegação tendo em vista seu sistema bastante simplificado é um grande erro. O fisco possui diversas técnicas para fiscalizar suas operações financeiras.

2 – Querer abraçar o mundo

É normal a ansiedade de abrir o próprio negócio e querer fazer diferença no mercado onde atuamos. E para não extrapolar essa empolgação é importante que sua meta inicial esteja claramente estabelecida, porque assim você terá mais segurança e confiança para posicionar o seu negócio diante do mercado. Seus objetivos devem ser específicos e você vai precisar ter foco.

Dúvidas como “qual público pretendo atingir?” ou “qual o meu objetivo ao abrir meu MEI?” devem ter respostas claras e objetivas para determinar o rumo dos negócios.

É preciso ter bem claro qual a proposta da sua empresa e que tipo de solução você tem, concretamente, para resolver o problema do seu cliente. Mesmo que futuramente você pretenda elaborar outros tipos de produtos, seja para o mesmo mercado ou para um mercado diferente, não é necessário lidar com isso na fase inicial do negócio. É melhor poupar tempo e esforço para focar no que é prioritário do que querer abraçar o mundo e perceber que além de ser impossível, isso pode acabar prejudicando o seu negócio.

Portanto, controle a euforia, por mais que seja difícil... e lembre-se: você pode chegar aonde quiser dando um passo de cada vez!

3 – Ignorar a importância do controle sobre as finanças da empresa

Terceiro, mas não menos importante, claro, tem a ver com finanças! É comum que a empolgação de abrir um negócio se sobreponha sobre a seriedade que determinados processos normalmente exigem. E o controle sobre as finanças é um deles.

O ideal é que o empreendedor já conheça as ferramentas disponíveis que vão auxiliá-lo a lidar com a movimentação financeira do seu MEI. Gerir bem as finanças é um passo indispensável para o equilíbrio do negócio, e é um caminho difícil e arriscado seguir adiante ignorando esse tipo de controle.

Esse é talvez, um dos erros mais comuns entre empreendedores, que muitas vezes, inclusive, acabam misturando seu dinheiro pessoal com o dinheiro do seu MEI. Por isso, você não pode descuidar dessa parte que é justamente a que vai garantir a saúde da sua empresa. Vale lembrar que hoje, existem ferramentas adequadas justamente para esse fim. É indispensável que se conheçam bons softwares de gerenciamento financeiro.

Uma ferramenta adequada fará toda a diferença para o seu Mei, pois através dela você vai poder criar e enviar propostas, emitir relatórios, acompanhar o fluxo de caixa da empresa, emitir boletos, analisar seus resultados com maior segurança e muitas outras funcionalidades indispensáveis para uma boa gestão financeira do negócio. É o tipo de recurso que torna o controle das finanças uma tarefa mais dinâmica, mais prática e mais fácil de executar.

Então, agora que listamos 3 coisas que você não deve fazer ao abrir um MEI é importante que você faça uma análise e veja se está indo pelo caminho certo para garantir o sucesso do seu negócio.

Gostou de conhecer essas dicas? Quer compartilhar alguma outra que ache indispensável para quem vai abrir um MEI? Comente e participe!