Estima-se que existam em torno de R$ 8 bilhões de valores a receber do Banco Central parados em bancos e instituições financeiras de todo o Brasil. Esse dinheiro é pertencente a pessoas que, por algum motivo, não o sacaram de suas respectivas contas.

Diante dessa situação, o BC desenvolveu uma ferramenta para ajudar a população na consulta de possíveis valores pendentes. Para tal, é preciso acessar o site do Sistema Valores a Receber (SVR), que está em funcionamento desde o último dia 14.

Confira abaixo se você tem direito ao dinheiro, bem como o que precisa ser feito para que ele seja sacado.

Quem tem direito aos valores a receber do Banco Central?

O SVR é um sistema onde pessoas físicas e jurídicas podem consultar se têm algum dinheiro pendente em alguma instituição financeira do país. Para conferir se você tem algum tipo de valor a receber, basta acessar valoresareceber.bcb.gov.br e preencher os campos com os dados solicitados.

O programa será dividido em diferentes etapas e, nesta primeira, até R$ 3,9 bilhões poderão ser resgatados, desde que atendam algum destes itens:

  • Dinheiro de contas correntes ou poupanças encerradas e que não foi sacado;
  • Cobranças indevidas de tarifas ou de obrigações de crédito com termo de compromisso assinado com o BC;
  • Cotas de capital e rateio de sobra líquida de dinheiro de associados de cooperativas de créditos e grupos de consórcio que já não existem mais.

Como saber se tenho valores a receber no Banco Central?

Ao acessar o site do SVR, você precisará informar seu CPF e data de nascimento, caso seja pessoa física, ou o CNPJ e data de abertura da empresa, em caso de pessoa jurídica.

Após isso, o sistema irá mostrar se você tem valores a receber e, se positivo, uma data será informada para que você solicite o resgate. Todas as datas são agendadas conforme o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa.

Caso você perca a data do seu agendamento e resgate, existirá um período de repescagem um dia após o fim do prazo. É importante salientar que um dos pré-requisitos para que você possa sacar o dinheiro é ter cadastro no sistema gov.br.

Como resgatar valores a receber do Banco Central?

Depois de agendar o resgate dos seus valores a receber, o dinheiro será depositado em até 12 dias úteis na conta correspondente à chave PIX que você informou.

Esteja atento a qualquer tipo de fraude, pois a consulta e o resgate só serão realizados por meio da plataforma que foi desenvolvida pelo órgão.

Se você faz parte da classe dos microempreendedores individuais, certifique-se de fazer a consulta com o seu CPF e também com o CNPJ. Além do mais, fique sempre de olho no blog do MaisMei, pois sempre trazemos informações relevantes e atuais para quem é MEI.