Um planejamento anual, estratégico e mensurável, é o melhor ponto de partida para o microempreendedor conquistar suas metas em 2023.

O cenário econômico ainda vai apresentar muitos desafios, mas, diferentemente dos anos anteriores, graças à diminuição gradativa da pandemia, podemos notar sinais de melhora e respirar levemente mais otimistas.

Para ajudar os MEIs nessa condução, sem dúvidas, a organização financeira e operacional devem ser prioridades. Não haverá caminho fácil, mas, munidos de bons planos, os MEIs conseguirão conduzir seus negócios.

Para apoiar você nessa etapa, o MaisMei preparou um guia com dicas de como criar um planejamento anual. Acredite nesses passos e comece o ano com o pé direito!

O planejamento anual de 2023

A princípio, elaborar um planejamento para o ano inteiro pode soar complicado ou, até mesmo, amedrontador. Mas não há motivo para temer, porque, quando o planejamento é dividido em ciclos e objetivos menores, você vai perceber que o monstro é bem menos feio que aparenta.

Um jogador de futebol, para atingir o seu potencial máximo, passa por várias fases anteriores. São treinos técnicos e táticos, preparação física, boa alimentação, entre outras etapas. 

Com o planejamento anual acontece algo similar, pois ele é construído por etapas que, ao final, formam uma estrutura fragmentada e, ao mesmo tempo, sólida. 

Qual a importância do planejamento anual?

Antes de tudo, é preciso fazer o balanço do ano anterior. Essa é uma forma de compreender o que funcionou, quais foram as metas atingidas e quais processos deram mais frutos. O primeiro passo para construir o planejamento para o próximo ciclo é lançar um olhar para trás.

Assim, a estruturação já começa por saber de onde veio e também terá à mão ferramentas para ajudá-lo a estabelecer o novo ponto de partida, principalmente para guiá-lo rumo aos próximos objetivos.

Ou seja, o planejamento anual vai nortear quais ações serão necessárias e como elas serão tomadas ao longo dos próximos doze meses. Ele é importante para quem busca foco, agir com consciência e consistência e para evitar estabelecer metas inalcançáveis.

Dicas para incrementar o seu planejamento

Gerir o próprio negócio é desafiador, mas o desafio não precisa se tornar dor de cabeça. No final de ano você percebe que, de certa forma, tudo deu certo. É uma sensação indescritível de prazer percorre nosso corpo.

Se você é MEI e deseja obter essa satisfação, separamos cinco importantes dicas para auxiliar no seu planejamento anual.

Planejamento estratégico

Não pense que esse tópico é voltado para grandes empresas. Toda organização vai se beneficiar ao possuir uma boa estratégia, não importando o seu tamanho nem o segmento de atuação.

Aqui, é necessário estender as estratégias para todas as pessoas envolvidas diretamente no seu negócio, para que todas elas caminhem no mesmo passo. Assim, você pode agir de acordo com seus interesses e objetivos, focado na assertividade e de modo organizado.

O planejamento estratégico é um braço do planejamento anual, talvez o mais vital, caso o MEI busque expandir seu espaço e crescer no mercado.

Gestão financeira

A desorganização financeira, em muitos casos por falta de experiência ou especialização, pode fazer um bom negócio ruir. Como MEI, a gestão financeira deve estar sempre em pauta, porque ela vai fortalecer o seu negócio e possibilitar o crescimento dele.

Antes de tudo, é preciso ressaltar a regra 01: misturar as finanças pessoais com as empresariais não é vantajoso. Na verdade, isso pode acarretar problemas para ambos os lados. Então, mantenha as coisas separadas.

Outros pontos que devem ser do interesse de qualquer MEI:

  • Acompanhar suas receitas e despesas;
  • Ter conhecimento sobre o fluxo de caixa;
  • Ter o capital de giro;
  • Ter uma reserva financeira para imprevistos.

Além disso, use e abuse do uso de planilhas para facilitar sua vida. O mesmo é válido para a tecnologia, afinal, existem muitos programas e aplicativos voltados para otimizar sua gestão financeira.

Responsabilidades fiscais

O MEI tem suas vantagens e benefícios, mas também existem certas responsabilidades das quais não pode fugir e o melhor a fazer é jamais deixá-las para depois. O acúmulo de dívidas resulta no cancelamento do CNPJ e pode até complicar a vida pessoal do microempreendedor.

Portanto, esteja sempre em dia. Busque auxílio e conhecimento para cumprir as obrigações, caso isso seja complexo demais para você. O importante é usar o tempo ao seu favor e evitar criar uma bola de neve que passará por cima do seu negócio.

Essas são as principais responsabilidades fiscais dos MEIs:

  1. Pagamento da guia DAS-MEI;
  2. Emissão e controle das notas fiscais (em vendas para pessoa física);
  3. Relatório mensal das receitas;
  4. Declaração DASN-SIMEI.

Precificação não é achismo

Para competir fortemente no mercado é preciso ter um preço justo em seus produtos e serviços — justo para quem compra, mas para você que vende também. Analisar o cenário, os concorrentes e os custos fazem parte da precificação. Compor o preço certo é uma questão de estudo, não apenas uma decisão tomada aleatoriamente.

Os custos, despesas e lucros devem entrar na equação para equilibrar o preço de um produto ou serviço. Apesar de ser um tema com muitas variáveis para se levar em consideração, a compreensão dos elementos básicos aqui citados ajudarão a estabelecer os valores justos para que o seu negócio sobreviva e cresça.

Use o método S.M.A.R.T para criar metas

Você sabe o que são as metas SMART? Em tradução livre do inglês, smart quer dizer inteligente. Esse método usado para alcançar objetivos de modo mais rápido e eficiente é definido por cinco pilares:

S. Específica (specific): trace metas certeiras que conversem com seus objetivos e trabalhe com deadlines possíveis. 
M. Mensurável (measurable): saiba medir seu progresso e acompanhe as evoluções de perto.
A. Atingível (achievable): realize um trabalho que seja grandioso dentro de suas possibilidades, torne-o completamente realizável com o que você tem em mãos.
R. Realista (realistic): conheça suas habilidades e saiba quais ferramentas estão prontas para o uso. Não trabalhe com expectativas ou apenas desejos.
T. Temporal (timely): use o tempo ao seu favor, pois estabelecer deadlines ajuda no foco e concentração durante a obtenção das metas.  

Marketing digital 

Uma quantidade enorme de MEIs oferecem produtos e serviços através da internet. Uma vez que o mundo digital é o seu palco de trabalho, torna-se vital ter ao menos um conhecimento básico sobre como o marketing é desempenhado dentro dele.

Ter uma loja no Instagram, por exemplo, requer um pouco mais de dedicação que apenas postar fotos e não ter um meio de acompanhar as métricas para saber como foi o desempenho da postagem.

Ao construir sua marca no âmbito digital, você tem o poder de angariar apreciadores e clientes, gerar autoridade e crescer seu negócio por sua própria conta. No entanto, para evitar esforço que não será recompensado, é preciso compreender minimamente como elaborar estratégias que tenham efeitos positivos. Isso só vai acontecer com especialização ou contratando um especialista para ajudar.

Se quiser mais dicas, baixe gratuitamente o eBook "Da identidade visual da sua marca à gestão financeira do seu MEI". 

Busque ajuda

Nós sabemos que, muitas vezes, o MEI parece lutar sozinho, mas tudo muda quando você enxerga sua atividade como um negócio e busca ajuda de outros profissionais. Isso serve para qualquer objetivo, dúvida ou problema. 

O MaisMei oferece uma série de serviços com objetivo de auxiliar os microempreendedores, prezando sempre pela qualidade e segurança dos seus clientes. Você pode nos chamar para abrir um MEI, declarar suas DASN, alterar seus dados ou dar baixa no seu CNPJ. 
 
Se precisar de qualquer um desses serviços, acesse o app disponível nas versões Android e iOS, e consulte a área de serviços. Nossos especialistas estarão disponíveis para apoiar você e seu negócio. 

Essas foram as nossas dicas para você incrementar o seu planejamento anual para 2023. Começar o ano com um direcionamento claro é o primeiro passo para preparar seu negócio para render muitos frutos. Desejamos sucesso e, se precisar, conte conosco.